InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoArquitetura e Urbanismo: saiba as diferenças de atuação em cada área

Arquitetura e Urbanismo: saiba as diferenças de atuação em cada área

Se você pensa em fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo, provavelmente já se pegou pensando qual a diferença entre os dois. Antes de tudo, o curso forma profissionais habilitados para planejar e organizar ambientes internos, externos e edificações. A ideia é sempre pensar em critérios como conforto, estética, funcionalidade e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O arquiteto e urbanista que trabalha com foco na Arquitetura é o profissional responsável por avaliar e determinar quais materiais, técnicas e metodologias serão utilizadas na construção, obra ou reforma. Dessa forma, fatores como iluminação, ventilação, disposição dos objetos no ambiente e muitos outros fatores serão determinantes para ajudar na avaliação de possíveis impactos ambientais.

Já aquele que pretende trabalhar voltado para o urbanismo vai atuar no âmbito externo. Nesse sentido, o profissional executa planejamento, organização e revitalização de espaços públicos, como cidades e bairros.

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo? 

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de cinco anos e é oferecido no nível de bacharelado. Na graduação, o estudante constrói uma visão híbrida e vasta sobre a profissão. Uma vez que vai estudar temas das ciências humanas e das ciências exatas.

São abordados temas como história da arte, história da Arquitetura e do Urbanismo, representação gráfica, construção, informática, resistência dos materiais, planejamento urbano, conforto ambiental, projeto de edificações, paisagismo e arquitetura de interiores.

Além das disciplinas oferecidas, é preciso ampliar seus conhecimentos através da arte e cultura. Frequentar teatros, cinemas, museus, ler e estar atento ao que acontece ao redor do mundo é muito importante para ajudar a criar seu espaço criativo.

Esse profissional será capaz de realizar estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra, serviços técnicos, parecer sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos.

Quem é o profissional que trabalha como arquiteto? 

Em linhas gerais, o arquiteto projeta, coordena a construção e organiza espaços como casas, prédios, edificações, entre outros, além de determinar os materiais que serão utilizados. Isso tudo considerando o objetivo do uso do imóvel, a ventilação, a disposição dos objetos, a manutenção, a acústica e os impactos ambientais da construção.

O profissional pode atuar em paralelo com o engenheiro, acompanhando a construção e gerenciando os custos e a mão-de-obra.

Da mesma forma, quando se pensa em espaços internos, pode se especializar em arquitetura de interiores para planejar reformas, determinar a disposição dos móveis, objetos decorativos, revestimentos, acabamentos e as cores nas paredes. Pode também responder pela transformação espacial, cuidado das instalações elétricas e hidrossanitárias.

Quem é o profissional que trabalha como urbanista?

Quando se pensa em paisagismo e urbanismo, falamos de planejamento e organização do crescimento de cidades e bairros. O objetivo é propor usos mais racionais para os espaços públicos. Os profissionais atuam em grandes regiões, se relacionando diretamente com o desenvolvimento de bairros ou cidades.

Em síntese, Urbanismo é uma ciência humana, multidisciplinar, relacionada ao estudo, regulação, controle e planejamento de cidades. Sua essência é o estudo das relações entre o espaço e a sociedade que nele vive.

Essa é uma área de conhecimento fundamental para o bem-estar da sociedade, visto que é responsável pelo planejamento e organização das cidades. Atualmente, com o grande crescimento populacional, criar soluções de urbanismo é cada vez mais importante.

No urbanismo, o foco não é apenas o local a ser estudado, mas principalmente as pessoas e o coletivo.

Exemplos de projetos de Arquitetura e Urbanismo

No mundo inteiro, vários projetos voltados para a Arquitetura e Urbanismo ficaram famosos por sua grandiosidade, luxo ou eficiência. Separamos alguns para você entender melhor, na prática.

Obras de arquitetura famosas

  • Villa Savoye, Poissy (França): o arquiteto Le Corbusier projetou, em parceria com Pierre Jeanneret, um exemplo importante do estilo internacional. Eles colocaram em prática a teoria dos “cinco pontos da arquitetura moderna”, que influenciou o trabalho de artistas de várias gerações e regiões do mundo.
  • Ópera de Sydney, Sydney (Austrália): o edifício é composto de três conchas interligadas que servem de cobertura para as salas de espetáculos, além de outras instalações. Jorn Utzon foi o responsável pelo projeto.
  • No Brasil, temos exemplos como Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) projetado por Santiago Calatrava; Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói) projetado por Oscar Niemeyer; e Ópera de Arame (Curitiba), projetado por Domingos Bongestabs.

Cidades planejadas 

Cidades planejadas são aquelas que tiveram um planejamento prévio para sua construção, com crescimento controlado, em locais escolhidos, ruas bem dimensionadas e áreas públicas bem configuradas.

Por exemplo, Brasília, projetada por Lúcio Costa em 1960, foi concebida sobre um plano urbanístico titulado como “Plano Piloto”. Esse plano determinava suas formas, funcionalidades e outras tantas particularidades.

Sob o mesmo ponto de vista, no mundo podemos citar Washington (EUA), Valletta (Malta), Abuja (Nigéria) e Dubai (Emirados Árabes), entre outros.

Urbanização das favelas 

O urbanismo teve e tem papel fundamental na urbanização das favelas. O programa visa implantar infraestrutura urbana, serviços, equipamentos públicos e políticas sociais em comunidades. A principal meta é oferecer mais qualidade de vida e integrar a favela à cidade.

Regularização da profissão do arquiteto e urbanista 

A profissão é regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Segundo definição oficial, “o CAU é a autarquia federal que possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo. Também é obrigação do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional. Bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”.

Em paralelo, os trabalhos são acompanhados por um documento chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) onde constam os dados do projeto e/ou obra e as devidas atribuições do contratado.

Em 2013, o CAU, em cumprimento ao determinado pelo Artigo 3º da Lei 12.378/2010, definiu quais atribuições são privativas da profissão e não podem ser realizadas por outros profissionais.  A resolução entrou em vigor em julho do mesmo ano.

O documento está baseado em duas fontes principais: a Lei 12.378/2010. Que regulamenta o exercício da profissão, e as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Como resultado, divide as atividades privativas de arquitetos e urbanistas em seis grandes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura de Interiores; Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico; Arquitetura Paisagística; Planejamento Urbano e Regional; e Conforto Ambiental.

Áreas de atuação do arquiteto e urbanista 

Após essa resolução, ficou estabelecida atribuições exclusivas do profissional. Dessa forma, após a conclusão da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, você pode trabalhar em diversas áreas, como, por exemplo:

  • coordenação de equipes de planejamento urbano ou de regularização fundiária;
  • projeto urbanístico e de parcelamento do solo mediante loteamento;
  • projeto arquitetônico de edificação ou de reforma;
  • projeto de arquitetura paisagística;
    projeto de sistema viário urbano;
  • projeto de arquitetura de interiores;
  • projeto de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano;
  • direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico.

Gostou desse texto? Esperamos ter ajudado você a entender melhor as diferenças e escolher o caminho que mais atenda às suas expectativas.

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/arquitetura-e-urbanismo-ou-engenharia-civil/

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/arquitetura-e-urbanismo-x-arquitetura-de-interiores-saiba-todas-as-diferencas/

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/faculdade-de-arquitetura-e-urbanismo-8-livros-essenciais-para-o-estudante/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.