A graduação em Arquitetura e Urbanismo é uma das mais procuradas nos vestibulares de todo o país. O curso abrange disciplinas com foco nas ciências exatas e humanas, capacitando o profissional com um olhar amplo e completo sobre o assunto. O estudante que optar por essa carreira deve saber que o curso é oferecido no nível de bacharelado, e tem média de duração de cinco anos.
A média salarial do Arquiteto e Urbanista pode variar bastante em todo o país, influenciada por fatores como localização geográfica, área de atuação, competências e tempo de mercado. De acordo com levantamento feito pelo Site Nacional de Empregos (Sine), o salário médio de um profissional capacitado no Brasil fica entre R$ 2.755 e R$ 11.368.
Se você tem interesse na área, continue lendo esse artigo para saber mais sobre a carreira e alguns campos de atuação do profissional de Arquitetura e Urbanismo.
O que você verá neste artigo:
Competência do arquiteto e urbanista
Em 2013, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) definiu as atribuições exclusivas da profissão. Dentre alguns exemplos podemos citar:
- projeto de arquitetura de interiores
- projeto arquitetônico de edificação ou de reforma
- projeto urbanístico e de parcelamento do solo mediante loteamento
- projeto e sistema viário urbano
- projeto de arquitetura paisagística
- direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico
projetos de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano
Dados da Arquitetura e Urbanismo no Brasil
Essa é uma profissão que exige atualização constante e criatividade. No entanto, segundo dados apresentados pelo CAU/BR, estudos apontam que mais de 60% desses profissionais possuem apenas graduação no currículo. Da mesma forma, cursos de mestrado e doutorado são menos frequentes, com taxas de 6,8% e 1,2%, respectivamente.
Por outro lado, dados indicam que 82% dos arquitetos e urbanistas frequentam cursos, seminários, feiras e eventos afins. E é interessante salientar que existe ainda uma parte dos arquitetos (7,69%) que possui diplomas de outras áreas.
Quando se fala sobre o domínio de ferramentas profissionais, é interessante saber alguns dados.
Aproximadamente 86% dos arquitetos brasileiros dominam softwares de desenho por computador. Outra fatia, de 28%, usa bem programas de geoprocessamento. Já 63% dizem dominar outros softwares de uso profissional.
A preocupação com o domínio de outro idioma também é recorrente. Quase 50% possui boa fluência em inglês, 33% em espanhol, 9% em francês e 10% em outras línguas.
Uma análise desses dados mostra que, apesar de crescente expansão, ainda há uma significativa parcela de profissionais não especializados como o mercado demanda. Então, se você pensa em apostar na graduação de Arquitetura e Urbanismo, a dica é manter o foco e estudo constantes. Essas atitudes podem ser um grande diferencial no sucesso da sua carreira.
Áreas de atuação em Arquitetura e Urbanismo
Agora que falamos um pouco sobre as atribuições do arquiteto e urbanista, assim como alguns dados sobre a profissão, vamos ver as principais áreas de atuação.
Arquitetura de Interiores
O profissional que atua nessa área realiza projetos e serviços para a construção ou reforma de um espaço interno. Ele vai pensar em soluções para todo o espaço.
Isso inclui materiais, acabamentos, elétrica, encanamento, iluminação, ventilação e ergonomia.
Funcionalidade, estética e conforto são algumas das premissas desse trabalho. A demanda é crescente no mercado de trabalho por alguns fatores. A primeira é a crescente necessidade por espaços adequados de home office, que torna maior a procura por um espaço interno adequado.
Outro ponto importante está relacionado com a sustentabilidade, uma vez que, modificando um ambiente, é possível aproveitar a luz solar e proporcionar conforto térmico, por exemplo. Isso representa redução de gastos e compromisso de responsabilidade social.
Planejamento urbano
O objetivo desse profissional é oferecer à população qualidade de vida, conforto e bem-estar, planejando um espaço público, seja em um bairro, uma cidade ou região. Com o crescimento populacional e dos grandes centros de forma desordenada, é cada vez mais necessário ter um olhar amplo para as questões envolvendo sociedade e meio ambiente.
Dessa forma, o profissional vai buscar soluções como cidades planejadas, criação de bairros autossuficientes, urbanização das favelas e melhora da malha urbana.
Paisagismo
Essa área está diretamente relacionada à recomposição dos espaços geográficos, com o objetivo de conquistar mais harmonia e bem-estar aos indivíduos que ali habitam ou frequentam. O profissional que atua nessa área deve ter também conhecimentos artísticos, ecológicos e botânicos, uma vez que organiza paisagens e valoriza mais as áreas verdes em locais públicos, residências e estabelecimentos comerciais.
Acompanhamento e Administração de Obra
Essa área de atuação envolve planejamento, direção, coordenação, controle e comando centralizado das atividades necessárias à implantação de um empreendimento imobiliário. Sendo assim, o arquiteto e urbanista vai realizar levantamento e cotação de preços, prazos e recursos.
Ele vai verificar se as etapas estão sendo cumpridas, e se o orçamento está dentro do previsto.
Restauração de edifícios
Além de trabalhar restaurando prédios e construções, esse profissional atua no reparo de obras de arte, objetos e documentos de valor histórico. Por isso, deve ser um grande entusiasta e conhecedor de História.
Da mesma forma, o arquiteto restaurador deve também dominar técnicas e conhecimentos de temperatura, umidade, colorações e tinturas, por exemplo.
Arquitetura cenográfica
Cenografia é a arte de planejar e criar cenários que produzam uma atmosfera capaz de provocar sensações, integrando sonorização, iluminação e decoração do ambiente.
Como a ideia é criar uma experiência diferente e marcante, o arquiteto e urbanista pode se relacionar diretamente com o trabalho de outros profissionais.
Isso inclui gente ligada a áreas como pintura, marcenaria, serralheria, identidade visual, mobiliário e paisagismo.
As áreas de atuação são vastas, como cinema, teatro, casamentos, eventos corporativos e muito mais.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite e confira também como é a concorrência para os recém-formados.