InícioDicasFormação acadêmicaQual a duração do curso de CST em Design de Produto?

Qual a duração do curso de CST em Design de Produto?

O CST em Design de produto, também conhecido como curso superior em tecnologia ou apenas tecnólogo em Design de Produto, sua duração é menor do que a de um bacharel comum, que, normalmente possui quatro anos.

O curso de Tecnologia em Design de Produto dura uma média de 2 anos em instituições públicas ou privadas de todo o país. É possível realizar os estudos na modalidade presencial ou através do EAD (Ensino à Distância), tudo depende das necessidades do aluno mescladas com as possibilidades oferecidas pelas faculdades.

Mas você sabe como funciona o CST de Design de Produto? Imagine que todo computador, celular ou tablet usado nesse momento, algum dia foi concebido por algum profissional relacionado ao Design de Produto. Em outras palavras, qualquer objeto, ou móvel de sua casa passou pelas mãos e mentes destes especialistas.

O que aprende um aluno durante o CST em Design de Produto?

De maneira simples, os alunos desse tipo de estudo aprendem e desenvolvem todos os tipos de produtos desde sua concepção inicial até o estágio final de produção. Todo tipo de produto que você já comprou ou viu já foi desenvolvido por uma equipe ou responsável capacitado em Design de Produto.

Durante o curso, o aluno irá aprender a idealizar soluções para todo tipo de produtos em nosso cotidiano como um todo, para eles terem um design inteligente, agradável e útil para o usuário final. Portanto, as áreas de aplicação para aqueles que possuem conhecimento nesse segmento são bastante amplas, podem começar pelo tecnológico, passar pelo ramo joalheiro, alimentício, indústrias automotivas e qualquer outro setor que trabalhe com vendas de produtos.

Ao passar pelo curso serão ensinados os impactos de produtos anteriormente desenvolvidos, ou mesmo como criar um produto impactante, até mesmo aprender a desenvolver e melhorar produtos já existentes. Por essa razão o aluno do CST em Design de Produto deve ter conhecimentos relacionados ao ambiente de trabalho, e suas habilidades interpessoais podem ser um diferencial.

Nesse sentido, também serão exigidas habilidades em técnicas de desenho e tudo mais que envolve o processo de concepção e produção de algum produto. O profissional deverá ser capaz de escolher os melhores produtos e materiais que deverão ser usados em sua fabricação. É papel dele também ter total compreensão e consciência dos verdadeiros impactos que o uso dele pode ter no meio ambiente

Matérias do CST em Design de Produto

O aluno aprenderá diversos aspectos econômicos e comunicativos dos produtos, de maneira a unir os fatores estéticos e técnicos com a finalidade de torná-lo o melhor possível em todos os aspectos, incluindo sua lucratividade. Portanto, por esses motivos, são estudados diferentes assuntos, de modo que o profissional termine sua formação da forma mais capacitada possível. Portanto, veja algumas das matérias que são ensinadas ao decorrer do CST em Design de Produto:

  • Fundamentos de Marketing
  • História da Arte e do Design
  • Processo Criativo
  • Teoria e Fundamentos do Design
  • Metodologia de Projetos em Design
  • Ergonomia
  • Linguagem Visual
  • Desenho
  • Design Gráfico
  • Design de Embalagens
  • Formação Sociocultural e Ética
  • Modelagem Digital
  • Design de Mobiliário
  • Materiais e Processo de Produto
  • Modelos Maquetes e Protótipos
  • Gestão do Design e da Inovação

A grade curricular acima citada é um bom exemplo de como os assuntos estudados podem ser diferenciados, porém, se usados em conjunto, tornarão o profissional de Design de Produto muito bom naquilo que fizer.

Mercado de trabalho e áreas de atuação para quem faz o CST em Design de Produto

Como dito anteriormente, as áreas de atuação do designer de produto são extensas e a cada dia surge uma nova aplicabilidade para os conhecimentos aprendidos durante o curso. Podemos dizer que, o trabalho dele pode ser feito em diversas empresas com a intenção de melhorar a identidade visual de um produto em si.

O perfil de cada profissional irá guiar o caminho de sua carreira, assim como suas afinidades e aptidões. Alguns seguem pela linha tecnológica, já outras pessoas focam nos processos de produção mais tradicionais. Mesmo assim, dentro de cada segmento existem áreas de atuação onde o profissional pode exercer um bom trabalho.

Áreas de atuação

  • Designer de produtos digitais: aqui o profissional vai aturar especificamente no desenvolvimento de sistemas, produtos digitais e aplicativos, em geral. É necessário ter conhecimento em experiência do usuário, interação entre homem e máquina, além de noções de interface.
  • Gerência de Produtos: normalmente, é a pessoa que, além de saber como funciona o processo de produção dos produtos, tem a necessidade de saber como lidar com as pessoas. Esse profissional é responsável por ordenar o desenvolvimento de um projeto inicial, até que o produto seja entregue para os clientes.
  • Designer de embalagens: é aquele que busca desenvolver embalagens pensando na forma com que o revestimento irá proteger o produto e armazená-lo da mesma forma que possa agradar o consumidor e proporcionar um devido reconhecimento da marca.
  • Prototipagem: antes do produto chegar às prateleiras, passa por uma série de testes, é aí que nascem os protótipos. O profissional que projeto protótipos verifica se existe algum problema relacionado ao produto em questão e, a partir dos erros aprimora o mesmo, até que ele chegue em um design final.
  • Desenvolvimento de produtos: os responsáveis por esse cargo trazem o papel da inovação e melhoria dos projetos de produtos de uma determinada empresa, para analisar as opiniões dos consumidores e usá-las para atender às suas respectivas necessidades.

Como se preparar para fazer o curso?

De qualquer maneira, agora que você já conhece sobre o Design de Produto e suas aplicabilidades, aprenda como se preparar para se tornar um profissional do segmento e conseguir uma boa vaga quando o momento oportuno chegar.

Entretanto, tudo depende do caminho que você pretende exercer, mas, comumente é preciso ter um diploma de graduação em Artes Visuais, Administração, Design de Interiores ou Publicidade e Propaganda para conseguir aplicar os conhecimentos do CST em Design de Produto da forma mais efetiva e rápida possível ter uma graduação prévia é a certeza de que o profissional possui um histórico de experiência e isso conta bastante no momento da contratação de um designer de produto.

Porém, a boa notícia é que algumas faculdades, sabendo da demanda de um embasamento prévio, como um bacharel, para o exercício da profissão, acabam oferecendo bons embasamentos teóricos e práticos que ajudam eles a conseguir trabalhar com Design de Produto sem Problemas. Além disso, o designer de produto também pode fazer uma faculdade depois de sua formação de tecnólogos, como um curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo.

Habilidades essenciais

No entanto, algumas habilidades extras que podem diferenciar o aluno e facilitar bastante seu aprendizado são: aprender inglês, conseguir trabalhar em equipe, ter conhecimentos em tendências de design de produto e fazer uma faculdade de qualidade, com renome e reconhecida pelo Ministério da Educação.

Portanto, se você já possui algum tipo de graduação, investir em um CST em Design de Produto é a chance para enriquecer seu perfil profissional e agregar novos conhecimentos que poderão impulsionar sua carreira e fazer você trabalhar com o que gosta. As oportunidades no setor são diversas, em empresas de grande porte, até as pequenas startups.

https://horadafacul.vestibulares.com.br/ead/o-que-e-o-cst-em-empreendedorismo-e-novos-negocios/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.