Fazer uma graduação é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Mas após ela, ainda há muita coisa que pode ser feita, como uma especialização. O curso de Biomedicina tem muitas dessas oportunidades, como é o caso da área da Biomedicina estética, você já ouviu falar sobre ela?
Bem, essa é uma das possíveis áreas de especialização possíveis para quem se forma no curso superior de Biomedicina e está super aquecida no mercado de trabalho atualmente. Isso acontece porque o setor de beleza e estética está muito em alta em todo o mundo e todos os dias surgem novas técnicas de beleza. Logo, é necessário ter profissionais capacitados para realizá-las.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre ela? Então não perca e continue lendo, pois neste artigo, nós explicamos o que é Biomedicina estética, como trabalhar na área e ainda falamos sobre como é o mercado de trabalho e a remuneração. Confira!
O que você verá neste artigo:
Afinal, o que é Biomedicina estética?
Biomedicina estética é apenas uma das várias áreas que um profissional formado no curso de nível superior de Biomedicina pode se especializar. Ela é focada em aprofundar os conhecimentos, que já são adquiridos durante a graduação. Porém, é mais voltada para os cuidados da pele e anexos, como unhas, cabelos e glândulas, como as que produzem pelos e gordura.
Essa, inclusive, é uma das áreas de habilitações mais procuradas por esse tipo de profissional. Isso porque apresenta um mercado de trabalho aquecido e um bom retorno financeiro. Na área são vistos conteúdos sobre tratamentos estéticos e cuidados com a pele e métodos não-cirúrgicos.
A especialização em Biomedicina estética é regulamentada pelas resoluções de nº 197, de fevereiro de 2011, e 200, de julho de 2011, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Essas suas resoluções determinam os critérios para atuação na área e as atribuições desse profissional.
O que esse profissional pode fazer?
Um profissional da área de Biomedicina estética pode fazer praticamente tudo relacionado a tratamentos estéticos. Mais especificamente os de caráter invasivo, mas que não necessitam de intervenção cirúrgica. Nesse meio estão incluídas coisas como peelings, sejam eles mecânicos ou químicos, e ainda aplicações de preenchimentos e toxina botulínica, o famoso botox.
Ele pode também aplicar outras técnicas voltadas para tratamentos estéticos. Apenas para exemplificar, outras coisas aprendidas nessa especialização são: eletroterapia, sonoforese, radiofrequência estética, tratamentos com luz pulsada e LED, intradermoterapia e até carboxiterapia.
Onde alguém especializado em Biomedicina estética pode trabalhar?
O segmento de estética é um dos que mais crescem e recebem investimentos em todo o mundo. No Brasil não é nada diferente. Por esse motivo, um profissional de Biomedicina estética possui muitas oportunidades de áreas de trabalho.
O posto de trabalho mais popular é em clínicas de estética, que já são especializadas em oferecer os tipos de tratamento que esse profissional é capacitado para fazer. Outra possibilidade de atuação é na área de pesquisa, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas técnicas.
Esse profissional pode também trabalhar na área de educação, como professor de cursos de nível superior ou especialização. Também há oportunidades de fazer uma carreira vendendo produtos voltados para o meio estético. Por fim, ele pode atuar dando treinamento em clínicas do gênero sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos.
Como é o mercado de trabalho e a remuneração média?
As pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar da beleza. Isso faz com que o mercado de estética esteja aquecido como nunca antes, o que abre inúmeras oportunidades de carreira para quem deseja trabalhar no ramo da Biomedicina estética.
Inclusive, essa é uma das áreas de especialização da área que mais crescem e, cada dia, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Portanto, esse é um ótimo segmento para se investir.
Os salários para a área também são bem atraentes. De maneira geral, profissionais com especialização recebem uma remuneração mais alta. Até porque são anos a mais de dedicação aos estudos.
No caso dos biomédicos especializados em estética, a média salarial costuma ser de R$2.293,11, com o teto ficando em torno de R$3.465,41. Isso para uma jornada de cerca de 42 horas semanais. Isso, no entanto, é uma média levando em consideração profissionais contratados via regime CLT de todo o Brasil.
Portanto, não é fixa e varia de local para local. Normalmente, cidades maiores possuem mais oportunidades de emprego e, consequentemente, a remuneração será maior. Além do mais, profissionais que escolhem por abrir o próprio negócio e trabalhar por conta própria podem receber ainda mais. Tudo depende da região onde eles atuam e do empenho deles em se destacar no mercado.
Como trabalhar na área?
Para trabalhar na área, é preciso, em primeiro lugar, se formar no curso de Biomedicina. Esse curso tem uma duração média de cinco anos e já conta, em sua grade curricular, com uma disciplina de Biomedicina estética. Nela, os estudante costumam conceitos básicos sobre essa área de atuação.
Outras disciplinas comuns dessa graduação são bacteriologia clínica, farmacologia, genética e microbiologia. A grade curricular dela costuma ser dividida em dois grupos, para facilitar a assimilação dos conteúdos. Esses grupos são: o básico e o profissionalizante.
As faculdades Anhanguera, Pitágoras e Unopar são algumas das instituições superiores que possuem ótimas avaliações, tanto no mercado quanto entre os alunos, que oferecem esse curso com qualidade e um ótimo custo-benefício.
Para atuar na graduação é necessário ainda fazer uma pós-graduação em Biomedicina estética. Ela tem uma duração média de dois anos e serve para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, preparando o profissional para saber aplicar as técnicas mais recentes do mercado.
É preciso destacar, que também é preciso que o profissional se registre no Conselho Regional de Biomedicina da sua região de atuação. Esse é o órgão que regulamente a área de atuação e determina os direitos e deveres desse profissional.
Gostou de saber o que é a Biomedicina estética? Então aproveite e confira os outros conteúdos conteúdos que o preparamos sobre o curso de Biomedicina e aprenda tudo sobre essa carreira profissional!