O mercado de Agronegócios vem crescendo muito e se tornando uma excelente área para se trabalhar. No Brasil alcançou a participação de 26,6% no PIB em 2020. Quer trabalhar nesse segmento? Saiba quais cursos fazer para trabalhar no agronegócio.
Além do mais, nosso país é muito rico em diversidade animal e vegetal, tendo uma grande variedade de climas com enormes espaços para pastoreio. Isso faz com que a agricultura e a pecuária tenham papel importante para movimentar a economia.
Ficou curioso em como adentrar nessa área? Fica ligado nesse conteúdo que vamos descomplicar os principais cursos para trabalhar no setor do agro.
O que você verá neste artigo:
O agronegócio no Brasil
O Brasil tem quase que uma predisposição natural para o agronegócio, bela vegetação e clima. Isso faz com que tenhamos toda a estrutura necessária para a produção agrícola. Além disso, o nosso país é um dos principais fornecedores de commodities no mercado mundial. Sendo destaque em algumas áreas, como: soja e carnes (bovina, suína e frango).
Trata-se de um campo repleto de oportunidades e desenvolvimento, e ainda recebe uma atenção especial do governo. Outro fator que vem sendo responsável pelo crescimento do setor é o financiamento do agronegócio com entrada de capital privado.
Com mais dinheiro é possível investir em máquinas e melhorias para o campo. Bem como, esse financiamento atua em todo o ciclo do agronegócio que é formado pelos insumos, produção, distribuição e consumo.
Cursos para ingressar no agronegócio
Antes de tudo, reconhecendo o crescimento na demanda de profissionais para o agronegócio e na intenção de ajudar em sua busca, destacamos aqui as principais carreiras para quem sonha em trabalhar no campo. Confira!
Gestor do agronegócio
Trata-se de uma graduação que cada vez mais desperta o interesse dos estudantes. As atividades desse profissional se assemelham às atribuições de um administrador. Dentre as mais comuns: planejar, implementar e controlar a gestão em uma propriedade rural.
O curso tecnólogo em Agronegócios é uma graduação com um imenso potencial para estudantes, pois forma profissionais capazes de criar soluções e desenvolverem suas habilidades de análise, projeção e execução de melhorias na produção agropecuária.
Agrônomo
É muito comum os estudantes pensarem que a função do agrônomo está apenas ligada ao cultivo da terra. Todavia, sua atuação é bem mais ampla, pois envolve todo o processo produtivo da cadeia.
Nesse sentido, a graduação é bastante multidisciplinar e envolve áreas de conhecimento bem diversas, que passam por química, biologia, matemática e engenharia.
No Brasil, a agricultura tem um papel fundamental. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio foi responsável por 21% do total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Médico Veterinário
Uma das principais atribuições desse profissional é cuidar dos animais. Mas, não se engane, no agro, cuidará da fiscalização e do tratamento da cadeia de produção de produtos de origem animal.
Em suma, é um médico que, ao invés de cuidar de pessoas, cuida das mais diversas espécies de animais.
Engenheiro Agrícola
Dentro do agronegócio é uma das áreas bastante valorizada. O engenheiro agrícola atua como ponte entre a agricultura e a engenharia. Nesse sentido, estuda, pesquisa e implanta a tecnologia para melhorar a produtividade do campo.
Assim como, as demais engenharias fazem parte da grade curricular de exatas, desse modo atua aplicando seus conhecimentos em mecânica no âmbito rural.
Zootecnista
É um profissional que atua diretamente na cadeia produtiva animal, ele pode ser confundido com o médico veterinário, mas são funções com grandes diferenças.
Em síntese, o médico veterinário cuida de tudo que envolve a saúde animal, já o zootecnista atua mais na gestão dos processos ligados à cadeia de produção animal.
Engenharia de Alimentos
Esse profissional é o responsável por estudar a produção de alimentos em escala industrial. Se tornando fundamental para as famílias brasileiras, devido ao seu papel na cadeia alimentar.
Dentre as suas atribuições é o responsável por testar fórmulas de modo a determinar a cor, sabor, consistência do alimento e valor nutricional.
Perfil para atuar no Agronegócio
Agora que você já sabe sobre algumas possibilidades para trabalhar no agronegócio, que tal conhecer mais sobre o perfil e aptidões para se dar bem nesse segmento de atuação.
Com a entrada da tecnologia foi responsável por mudar um pouco o perfil do setor do agronegócio. Antes era um segmento muito mais ligado ao ramo familiar e passou a ter um perfil mais empresarial.
Confira agora algumas aptidões e características do perfil para atuar nessa área:
- Gostar de terra e animais;
- Capacidade de comunicação;
- Empatia;
- Versatilidade;
- Liderança;
- Raciocínio Lógico;
- Capacidade em resolver problemas;
- Ser consciente de práticas sustentáveis.
Também é muito importante o estudante conhecer mais sobre como está o mercado de trabalho para essa atuação, dessa forma seu ingresso é mais preparado. Confira agora como está o mercado para esse campo de atuação.
Mercado de trabalho para o Agronegócio
A demanda do mercado por profissionais no agronegócio vem acompanhando essa conjuntura favorável, isso de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020.
O setor foi responsável por mais da metade dos 142 mil empregos criados no Brasil, e a agropecuária abriu sozinha 61.637 novas vagas de emprego. Bastante promissor, não acha?
Outro fator que motiva muitos os estudantes entrarem nesse mercado, é por o Brasil ser líder mundial nas exportações de produtos como soja, frango, carne bovina, suco de laranja, entre outros.
Você pode estar curioso sobre como o agronegócio vem se comportando com a pandemia mundial do coronavírus. Diferente de alguns setores, esse segmento de mercado se manteve bastante ativo e com crescimento.
Em síntese, temos boas notícias para quem pensa em trabalhar no agronegócio: não falta oportunidade no mercado de trabalho. Ficou interessado nessa graduação? Se quiser conhecer outros conteúdos, veja, por exemplo, o que faz um agrônomo?