InícioGraduaçãoCiência de DadosArquitetura de Dados: quais são as melhores faculdades?

Arquitetura de Dados: quais são as melhores faculdades?

Ao procurar por um curso de Arquitetura de Dados, a maioria das pessoas busca as melhores faculdades visando os melhores cargos, visto que as empresas buscam os melhores currículos para suas contratações.

O fato é que existem diversas opções, em diferentes modalidades e instituições, que podem oferecer uma graduação em Arquitetura de Dados de qualidade. Nesse caso, devemos nos atentar sempre às condições de ingresso e à viabilidade da execução das aulas. Felizmente, são disponibilizadas modalidades que permitem que até pessoas com pouco tempo possam se formar na área.

E, conforme a área da Ciência de Dados se expande, fica cada vez mais necessária a especialização em Arquitetura de Dados em uma faculdade de renome e reconhecida pelo Ministério da Educação. Também é sempre importante avaliar as notas de Enade das instituições, além de verificar as avaliações de ex-alunos das instituições de ensino superior.

Assim, confira quais são as melhores faculdades de Arquitetura de Dados do Brasil.

Melhores faculdades públicas de Arquitetura de Dados

As melhores faculdades públicas de Arquitetura de Dados da atualidade são altamente concorridas. Isso se deve ao fato de à qualidade e à gratuidade. Portanto, sem sombra de dúvidas, isso atrai muitos estudantes. Assim, se você estudar bastante, pode conseguir uma vaga em uma dessas instituições.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo estado de São Paulo. Oferece o curso de especialização em Arquitetura de Dados em modelo de ensino à distância (EAD), com aulas ao vivo online, normalmente aos sábados.

Suas aulas proporcionam grande interação entre alunos e professores e seu curso em Arquitetura de Dados mostra o importante papel das informações como um ativo estratégico de qualquer organização. Assim, é recomendado pela alta capacidade técnica em bancos de dados, postura ética e consciência da importância no aprendizado permanente.

Por fim, para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados na Unicamp é necessário se inscrever no processo seletivo da própria instituição que acontece através de um vestibular de recorrência semestral. Para mais informações importantes, visite o site da universidade.

USP – Universidade de São Paulo

Na USP, os conhecimentos de Arquitetura de Dados são disponibilizados no MBA de Ciência de Dados. Esse curso é oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas aplicadas à Indústria (CeMEAI) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP).  Foi o primeiro do segmento público a ser oferecido na modalidade de ensino a distância.

A USP é uma faculdade de ponta para aprender sobre Arquitetura de Dados, além de ser a melhor faculdade do Brasil segundo os rankings QS World University e Times Higher Education. O MBA em Ciência de Dados, que trata da Arquitetura de Dados, oferece aos alunos a oportunidade de tratarem os problemas reais das empresas nas quais trabalham. Assim, tudo pode ser solucionado junto aos mentores e especialistas do curso.

Apesar do curso demandar apenas 10 horas semanais, ainda necessita bastante dedicação, pois, profissionais altamente qualificados fazem parte do corpo docente da instituição. Para entrar nesse MBA, é preciso realizar a inscrição no próprio site da CeMEAI.

Melhores faculdades particulares de Arquitetura de Dados

Apesar de serem conhecidas por suas altas mensalidades, as melhores faculdades particulares de Arquitetura de Dados também possuem as melhores estruturas de ensino. Veja algumas das faculdades particulares que oferecem este tipo de especialização.

FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista

Na FIAP, os conhecimentos em Arquitetura de Dados podem ser encontrados no MBA em Arquitetura de Soluções. Seu objetivo é capacitar os profissionais do segmento da Tecnologia da Informação, de modo que possam viabilizar soluções inovadoras, baseadas em transformações digitais no ambiente de negócios.

Desse modo, o conteúdo do MBA tem 360 horas/aula, passando pela Arquitetura de Negócios, Arquitetura de Dados, Arquiteturas de Aplicações e Arquitetura de Tecnologia. Por fim, a especialização é realizada totalmente a distância e as inscrições podem ser feitas no site da própria instituição de ensino.

IMT – Instituto Mauá de Tecnologia

O curso de especialização da IMT em Arquitetura de Soluções para Inteligência Artificial de Dados é composto por três módulos de 120 horas cada. O curso ensina diversos conhecimentos baseados na Arquitetura de Dados, juntamente com a Inteligência Artificial. O objetivo do curso é treinar e capacitar os alunos para o dia a dia de um profissional da área de Dados, apresentando problemas reais e ensinando como resolvê-los na prática.

Portanto, o curso é voltado para profissionais de setores técnicos e gerenciais que já possuam conhecimento básico em Aprendizado de Máquina e Python. Além disso, é destinado aos que procuram entender como extrair conhecimento e informações usando Inteligência Artificial, além de como projetar e implementar soluções de dados que melhorem as decisões nas empresas. O ingresso no curso acontece mediante matrícula paga, com descontos para ex-alunos do IMT.

Melhores faculdades acessíveis de Arquitetura de Dados

Algumas faculdades inovadoras criaram o curso de Arquitetura de Dados em modo mais acessível, com mensalidades mais baratas e na modalidade a distância, 100% online. Conheça:

Universidade Anhanguera

O curso nível tecnológico em Arquitetura de Dados da Universidade Anhanguera possui uma periodicidade de 5 semestres, ou seja, dois anos e meio, na modalidade a distância. Primeiramente, para ingressar no curso, o aluno deve ter muito interesse na área de TI, pois, a mesma estará presente em toda grade.

A universidade Anhanguera também recomenda aos alunos afinidade com algoritmos e linguagens de programação como SQL e Python. Além disso, esse tipo de graduação foi criada por profissionais atuantes no mercado de trabalho, mantendo a grade curricular sempre atualizada.

Por fim, as mensalidades da Anhanguera para o curso de Arquitetura de Dados são bem acessíveis e a faculdade aceita o Enem como forma de ingresso, assim como vestibular online.

UNOPAR

O diferencial do curso de Arquitetura de Dados na Unopar é o fato desse ser o primeiro curso do tipo no Brasil. Além disso, o mesmo oferece diferenciais que tornam o formado competitivo para o mercado de trabalho da atualidade. Na Unopar, o Curso Superior de Tecnologia em Arquitetura de Dados forma profissionais capazes de desenvolver, construir e fazer a manutenção de arquiteturas de dados. Também são ensinados modos de usar os dados para descobrir tarefas que podem ser automatizadas, melhorando bastante o trabalho interno das organizações.

Para mais informações sobre ingresso, valores e unidades disponíveis para a realização da matrícula, busque o site da Unopar. Lá você terá acesso ao Guia de Percurso, com uma prévia de tudo que será visto ao longo do curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.