InícioGraduaçãoCiência de DadosCiência de Dados e Inteligência Artificial EAD: tudo o que você precisa saber

Ciência de Dados e Inteligência Artificial EAD: tudo o que você precisa saber

As áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial EAD estão em constante crescimento, e criaram diversos novos empregos no setor da tecnologia, saiba tudo o que você precisa saber sobre os cursos dos dois segmentos e se prepare para estudar estes conhecimentos.

De maneira simples, a Ciência de Dados pode ser definida como uma mistura de visão de negócios, matemática, ferramentas, técnicas de aprendizado de máquina que ajudam a descobrir os insights ou padrões ocultos de uma abundância de dados brutos que podem ser de grande utilidade nas tomadas de decisões de diversas empresas de todos os tamanhos.

Já a Inteligência Artificial é basicamente a habilidade das máquinas de aparentemente conseguir pensar por si mesmas. Conhecida como IA, ela demonstra como uma tarefa, anteriormente realizada por um ser humano, como a habilidade de aprender, raciocinar e resolver problemas, agora pode ser realizada por uma máquina. Um bom exemplo disso são os carros autônomos, capazes de tomar decisões e perceber pessoas e objetos ao seu entorno para garantir chegar em segurança ao seu destino sem intervenção humana.

Assim, vamos discutir aqui um pouco sobre como a Ciência de Dados EAD ou a Inteligência de Dados EAD poderão ser ótimos cursos a serem executados por você de modo a ampliar seu escopo profissional e, consequentemente, as oportunidades profissionais do futuro.

Ciência de Dados EAD

De início a Ciência de Dados trabalha com dados estruturados e não estruturados. Também são estudados e utilizados algoritmos que buscam realizar análises preditivas baseadas em grandes bases de dados. Então, a Ciência de Dados, busca usar as informações do passado para descobrir as melhores atitudes a serem executadas no futuro. Como a Ciência de Dados aborda uma grande variedade de estatísticas e dados, é importante ter um bom conhecimento das ferramentas e conhecimentos de negócios para que as informações possam ser aplicadas da melhor maneira possível.

Com o passar dos anos a Ciência de Dados se tornou uma grande necessidade para as empresas, para elas poderem fazer o melhor uso possível de seus dados, sem desperdiçar nenhuma categoria de informação. Empresas de todos os domínios podem usar o profissional cientista de dados, sejam de marketing, finanças, varejo e TI. Todos procuram ou possuem um profissional em Ciência de Dados e isso gerou uma enorme demanda por esses profissionais ao redor de todo o mundo.

Sendo assim, atualmente com o conceito, salário e modo de trabalho que a área atua, a IBM, uma grande empresa de tecnologia, considerou o trabalho em Ciência de Dados como uma tendência do século XXI, pois é um trabalho extremamente lucrativo para muitos, além de ter resultados duradouros. A parte boa do segmento é que este campo permite que qualquer pessoa com qualquer tipo de formação possa estudar Ciência de Dados EAD e fazer carreira como cientista de dados.

3 partes principais da área

Portanto, podemos dizer que a Ciência de Dados consistem em três principais partes a serem estudadas e aprendidas, confira algumas delas:

  • Aprendizado de Máquina ou Machine Learning: essa categoria de conhecimento envolve algoritmos e modelos matemáticos sempre empregados para fazer as máquinas aprenderem e se adaptarem aos avanços do dia a dia.
  • Big Data: diariamente os humanos produzem muitos dados na forma de pedidos, cliques, vídeos, imagens, comentários, publicações, etc. Esses dados normalmente não são estruturados e costumam ser chamados Big Data. As ferramentas desse conhecimento ajudam principalmente na conversão destes dados em uma forma estruturada e compreensível.
  • Inteligência de Negócios ou Business Intelligence: todos os dados produzidos pelas empresas diariamente, quando analisados cuidadosamente, e depois apresentados em relatórios visuais, podem ajudar a administração a tomar a melhor decisão após analisar cuidadosamente os padrões e detalhes destes relatórios.

Inteligência Artificial EAD

O campo de conhecimento da Inteligência Artificial (IA) abrange algoritmos e aprendizado de máquina, além da Ciência da Computação, Processamento de Linguagem Natural, linguagem de codificação Python, Matemática, Psicologia, Neurociência, Ciência de Dados e muitas outras disciplinas. Um curso EAD de Inteligência Artificial vai te passar uma fase introdutória para te passar uma visão geral dos componentes e irá te atualizar sobre as pesquisas e desenvolvimento da Inteligência Artificial até o momento.

Você também aprenderá na prática como desenvolver agentes de IA inteligentes, como jogos, algoritmos de pesquisa e alguns problemas lógicos. Entretanto, outras formas de se aprender sobre a área é ter conhecimento dos exemplos de Inteligência Artificial de hoje em dia como: carros autônomos, sistemas de reconhecimento facial, drones militares e processadores de linguagem natural.

No entanto, se quiser se aprofundar um pouco mais nos conhecimentos de IA, será possível aprender fundamentos de como robôs operam, incluindo como manipular braços robóticos e planejar sistemas dessas máquinas do começo ao fim. Com o aprendizado de máquina será possível explorar técnicas de modelagem e análise de dados, incluindo a visão computacional, aprendizado por reforço, resolução de problemas e até mesmo mineração de dados. Se você não está familiarizado com linguagens básicas de programação é recomendado fazer um curso introdutório para aprender Python ou R. Ou mesmo outra linguagem de programação usada em análise de dados.

Qual é a relação entre a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial EAD?

Uma das principais razões pelas quais a Ciência de Dados difere da Inteligência Artificial é porque um humano está envolvido. Uma pessoa usando análise de dados para obter insight e compreensão para formar conclusões e tomar decisões.

Os cientistas de dados lidam com grandes blocos de dados para analisar os padrões e tendências. Por isso, usam a análise dos dados podem criar relatórios que são usados para fazer inferências. Certas ferramentas de análise de dados e software são bem úteis nesse processo.

Áreas da Ciência de Dados

Duas áreas da Ciência de Dados que usam da Inteligência Artificial que estão sendo implementadas em muitos setores, desde o farmacêutico e de produtos químicos, até o de alimentação e energia são os seguintes:

  • Análise preditiva: são modelos que buscam prever as possibilidades de que um determinado evento aconteça.
  • Análise em tempo real: pode ser usada para detectar desvios em um processo, modelando com base nos parâmetros históricos em tempo real. Aqui, além da Inteligência Artificial, também é usado o Aprendizado de Máquina.

Portanto, para finalizar, a Ciência de Dados é um processo abrangente que envolve diversas etapas para analisar dados e criar insights. E a Inteligência Artificial usa algoritmos de computador para conferir autonomia aos modelos de dados e emular a cognição e entendimento humanos. Conforme as empresas evoluem em termos tecnológicos, cada vez mais empresas irão incorporar a Ciência de Dados, usando a Inteligência Artificial para desenvolver uma análise de dados mais avançada e melhorar os processos de desenvolvimento e produção, além de ampliar sua eficiência e reduzir erros para se manterem competitivos no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.