InícioGraduaçãoCiência de DadosQuais são as melhores faculdades em Ciência de Dados? 

Quais são as melhores faculdades em Ciência de Dados? 

O avanço da tecnologia trouxe diversas mudanças para a sociedade, o que impactou e mudou a vida de todos. Afinal, por meio dela, novas formas de negócios surgem todos os dias, assim como novos meios de comunicação, educação, trabalho e entre outros. Sendo assim, a lista é enorme e, a cada dia que passa, aumenta.

Logo, uma coisa é certa: certas profissões e áreas se tornaram cada vez mais essenciais em um uma sociedade tão tecnológica. Além disso, ao passo em que a  área de tecnologia cresce cada vez mais, ela se mostra uma área muito estável, mesmo diante de diversas crises.

Então, no conteúdo de hoje, nós falaremos sobre uma área que é essencial para a maioria das empresas: ciência de dados.

Portanto, separe alguns minutos e descubra quais são as melhores faculdades em ciência de dados.

A importância dos Dados

Antes de mais nada, devemos descobrir a razão de os dados se tornarem uma ferramenta fundamental para o sucesso competitivo das empresas. Para aqueles que não sabem,  as empresas devem formular estratégias extremamente assertivas para alcançar um sucesso competitivo. 

Nesse sentido, para tomar grandes decisões, as empresas precisam analisar um grande volume de dados e analisá-los da maneira correta. Assim sendo, os dados coletados são fundamentais na criação de planos e táticas competitivas de mercado. Então, nesse contexto, a área de ciência de dados vem ganhando cada vez mais força, tornando-se um setor essencial para o sucesso competitivo das empresas.

O fluxo de informações nos dias de hoje é enorme. Por isso, as empresas precisam enfrentar o desafio de conseguir controlar esse fluxo e organizá-lo. Logo, a boa utilização e manutenção da ciência de dados é um grande diferencial no dia a dia das empresas.

Afinal, o que é ciência de dados?

A área de ciência de dados ou data science, é um setor multidisciplinar que reúne diversos tipos de dados, algoritmos e tecnologias. Portanto, por meio deles, é possível resolver questões altamente complexas, além de extrair informações extremamente importantes.

Dessa forma, por meio da  grande quantidade de informações geradas, armazenadas e conduzidas pelas empresas, os profissionais de ciência de dados devem ser multidisciplinares, combinando habilidades de estatísticas, ciência da computação, marketing, entre outras. Assim, eles conseguem superar os desafios dessa profissão.

Por isso, com essa análise e estudo, as organizações conseguem tomar decisões importantes, de forma estratégica e assertiva. Além disso, com elas, é possível criar novos tipos de produtos, serviços, soluções, entre outros. 

Como é a graduação de Ciência de Dados?

A graduação de Ciência de Dados é super recente, tendo surgido há alguns anos. Porém, a área de tecnologia e computação, não. Afinal, graduações como Engenharia e Ciência da Computação sempre existiram. Porém, com o passar dos anos, várias faculdades e universidades começaram a criar cursos mais específicos, como resposta à demanda do mercado.

A graduação de Ciência de Dados tem como objetivo preparar cientistas de dados aptos a criar códigos, organizar bases de dados, programar e dominar todos os processos envolvidos na aplicação do machine learning. 

Sendo assim, ao longo dos semestres da graduação, os alunos aprenderão sobre técnicas e ferramentas de coleta, armazenamento e análise de dados. Farão isso sempre utilizando os conceitos de Big Data e Data Science. Logo, apesar de apresentar matérias multidisciplinares, a base da graduação de Ciência de Dados é matemática e estatística. Portanto, você deve gostar bastante de números para seguir carreira nessa área.

Algumas instituições de ensino oferecem também matérias e atividades complementares, o que pode ser muito enriquecedor para o currículo dos alunos. Além disso, há faculdades e universidades que exigem a finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o que pode ser uma monografia ou um projeto prático.

Vale ressaltar que é possível realizar o curso de Ciência de Dados presencialmente ou à distância, e nas modalidades bacharelado e tecnólogo.

Grade Curricular de Ciência de Dados

Como falado acima, a matriz curricular do curdo de Ciência de Dados pode apresentar disciplinas variadas. Porém, de maneira geral, as matérias são bem técnicas, e exigem bastante domínio em matemática e facilidade com números, contas e códigos. Pensando nisso, separamos algumas das principais disciplinas da graduação de Ciência de Dados. Confira abaixo.

  • Governança Corporativa; 
  • Sociedade Brasileira e Cidadania; 
  • Algoritmos e Programação Estruturada; 
  • Lógica Computacional; 
  • Matemática Básica; 
  • Modelagem de Dados;
  • Estrutura de dados; 
  • Linguagem de Programação; 
  • Cálculo Diferencial e Integral; 
  • Geometria Analítica;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados; 
  • Segurança de Dados; 
  • Análise Exploratória de Dados; 
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados; 
  • Cálculo Diferencial e Integral II; 
  • Engenharia de dados; 
  • Machine Learning I; 
  • Matemática Discreta; 
  • Arquitetura de Dados; 
  • Bancos de Dados em Nuvem; 
  • Equações Diferenciais; 
  • Machine Learning II; 
  • Programação Orientada a Objetos para Dados; 
  • Data Mining; 
  • Otimização e Pesquisa Operacional; 
  • Processamento de Linguagem Natural;
  • Redes Neurais e Deep Learning; 
  • Técnicas de Inteligência Artificial.

Lembrando que as matérias variam de acordo com a instituição de ensino. Então, estude bem as suas possibilidades e escolha aquela que combine mais com as suas preferências.

Quais são as melhores faculdades em Ciência de Dados? 

Escolher uma boa faculdade ou universidade é extremamente importante para a escolha da sua  carreira. Afinal, todos querem fazer parte das melhores, visto que várias empresas ficam de olho nisso para as suas contratações. Sendo assim, a graduação de Ciência de Dados não ficaria de fora. 

Nesse sentido, há diversas instituições de ensino que oferecem o curso de Ciências de Dados, em diferentes estilos e modalidades. Dessa forma, é muito importante estudar bem as possibilidades, ficar de olho nas condições de ingresso e na infraestrutura da instituição. 

Portanto, como a área de ciência de dados está crescendo cada vez mais, é necessário ter no currículo uma boa formação para se destacar no mercado de trabalho. Também, é muito importante conversar com ex-alunos e estudar as avaliações da faculdade ou universidade. Além disso, ela precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Pensando nisso, separamos abaixo alguma opções para você

Confira quais são algumas das melhores faculdades de Ciência de Dados do Brasil.

Unopar

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Anhanguera

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.

E aí? O que achou das melhores faculdades de Ciência de Dados? 

Caso você queira seguir nessa área, separamos outras notícias para você. Confira, por exemplo, qual o melhor notebook para ciência de dados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.