InícioPós-graduaçãoAudiovisualComunicação Social: quais são as principais áreas?

Comunicação Social: quais são as principais áreas?

Você se vê como uma pessoa criativa e comunicativa? Então, as graduações na área de Comunicação Social são ótimas opções de estudo para você!  Contudo, é preciso saber que essa área de atuação conta com diversas opções de carreiras. Por isso, é essencial pesquisar bastante antes de decidir qual a melhor opção para você. 

Caso você não saiba, a Comunicação Social é uma ciência que entende e encontra as melhores formas de diálogo entre profissional e a sociedade. Além disso, o setor também tem foco na passagem da mensagem entre as marcas e público. 

Então, ficou curioso em conhecer quais as principais áreas de atuação na Comunicação Social? Se a resposta for sim, confira a lista que a Voomp preparou com os melhores cursos universitários na área. 

O que é a Comunicação Social?

Em primeiro lugar,  é preciso explicar o que é comunicação e quais as responsabilidades do profissional desse setor.  Sendo assim, essa é a ciência que trata sobre a área do conhecimento humano responsável pelo estudo dos fenômenos relacionados aos meios de comunicação e os efeitos na sociedade. Como, por exemplo, internet, imprensa,  televisão,  rádio e o cinema. 

Como dito anteriormente, a área de Comunicação Social conta com áreas diferentes de atuação, sendo assim, tem disponível diferentes cursos de ensino. Dessa forma, estão entre os cursos mais comuns da área de comunicação estão: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing e Produção Audiovisual. 

Então, independente do curso escolhido na área de Comunicação Social, o estudante vai se encontrar com materiais básicos ligados ao estudo da área de comunicação. Desse modo, estão entre as disciplinas: 

  • Teoria da Comunicação;
  • Comunicação e Expressão;
  • Fundamentos das Mídias;
  • Comunicação Global, Regional e Local;
  • Teoria das Ciências Humanas;
  • Economia e Comunicação;
  • Teoria Política;
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Sendo assim, os profissionais de Comunicação Social podem exercer diversas categorias de funções na área, que passam tanto pelo entretenimento como pelo estudo da sociedade. Conforme a habilitação escolhida pelo profissional, pode trabalhar em jornais, televisão, rádio, agências de publicidade, editoras, empresas de organização de eventos, institutos de pesquisa, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais e universidades. Além de órgãos governamentais, gráficas, assessorias de imprensa e comunicação.

Então, confira abaixo os principais cursos da área de Comunicação Social e descubra qual deles é o melhor para você!

Publicidade e Propaganda

Primeiramente, é preciso esclarecer que o curso de Publicidade e Propaganda é uma graduação de bacharelado e conta com oito semestres. Dessa forma, são necessários, geralmente, quatro anos para concluir a formação e conseguir o diploma universitário. O curso ainda é oferecido pelas instituições de ensino tanto no modelo presencial e a distância (EAD).

A formação na área de comunicação compreende os aspectos gerais e humanos da comunicação social. Além das competências específicas da área, ensinados durante as disciplinas teóricas e nas práticas. 

Por isso, durante a graduação são ministradas aulas de conteúdo teórico, analítico, informativos, linguagens, políticos, técnicas e  midiáticas. Além disso, a maioria das instituições de ensino exige que o estudante realize estágio na área durante um período da formação e apresentem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da faculdade. 

Como dito anteriormente, a graduação prepara o estudante para o mercado publicitário e ensina sobre as principais ferramentas para criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de comunicação. 

Além disso, durante a faculdade os estudantes ainda têm contato com atividade prática no curso. Por isso,  as instituições de ensino contem com laboratórios de TV, informática e fotografia. 

Após terminar a graduação, o profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa.

Jornalismo

O Curso de Jornalismo tem  objetivo de produzir profissionais preparados para buscar, investigar, narrar, redigir e transmitir notícias para diferentes meios de comunicação. 

Esta graduação também é do formato de  bacharelado e são necessários quatro anos para o estudante completar a formação universitária. Além disso, o curso conta com oito semestres de estudo.  

Ao longo da graduação de jornalismo, o estudante entrará em contato com materiais mais teóricos. Como, por exemplo, sociologia, antropologia e economia. Contudo, o estudante também passa por materiais específicos da área, como Técnicas de Redação e Fotografia.

Após completar a graduação, o profissional pode escolher trabalhar em diferentes segmentos da área. Estão entre as oportunidades oferecidas aos jornalistas. 

  • Repórter;
  • Redator; 
  • Assessor de imprensa; 
  • Editor;
  • Chefe de Reportagem;
  • Social Media. 

Produção Audiovisual

A faculdade de Produção Audiovisual forma  profissional para trabalhar com produção de conteúdos publicitários, documentários, jornalísticos e artísticos. Dessa forma, o produtor audiovisual é responsável por roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. 

A formação de Produção Audiovisual é ofertada na modalidade de Curso Superior de Tecnologia, então, ao final da graduação o estudante recebe o diploma de tecnólogo na área. Além disso, a graduação conta com cinco semestres, divididos entre cerca de dois anos. 

Então, entre as áreas que o profissional de produção audiovisual pode trabalhar após formado estão: 

  • Direção;
  • Roteiro;
  • Captação de som;
  • Captação de som;
  • Animação;
  • Direção de Arte;
  • Montagem;
  • Fotografia.

Marketing

Então, para fechar a lista com indicações das principais áreas da Comunicação Social, temos o curso de Marketing. Sendo assim, essa graduação universitária é oferecida pelas instituições de ensino no formato de Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, a formação conta com um período reduzido e no final o estudante recebe um diploma de tecnólogo na área. 

Além disso, o curso de Marketing tem o objetivo de formar profissionais qualificados para  elaborar estratégias eficazes em todos os aspectos da área.  Então, durante o curso o aluno aprende as habilidades necessárias para desenvolver um projeto desde o início. Além de cuidar de toda estratégia de comunicação.

Por isso, a graduação conta com duas etapas principais durante os quatro semestres do curso. Sendo assim, no início da faculdade são ministradas aulas sobre disciplinas de generalista, que tem o objetivo de fornecer as bases teórica e prática. Contudo, após a passagem dos semestres, as disciplinas vão se aprofundando nos conteúdos específicos do setor. 

Afinal, qual curso na área de Comunicação Social é melhor? 

Então, você teve a oportunidade de conhecer quatro dos principais cursos da área de Comunicação Social. Dessa forma, para  decidir qual é o melhor para você, é preciso pensar em qual deles conta com conteúdos que você tem mais afinidade. Além disso, é preciso pensar em qual carreira profissional você quer ter no futuro.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.