InícioDicasEADConheça todas as formas de ingresso disponíveis para o EAD

Conheça todas as formas de ingresso disponíveis para o EAD

Os cursos EAD transformaram a forma de fazer faculdade, inclusive as formas de ingresso. Além de poder estudar de qualquer lugar a qualquer hora, para se inscrever no curso as coisas também mudaram.

Se antes o vestibular tradicional era praticamente o único jeito de entrar na faculdade, hoje as instituições de ensino EAD permitem outras maneiras adicionais. Há o vestibular agendado, a segunda graduação, nota do Enem, do Encceja, transferência, e vestibular de bolsas.

Vale lembrar que, de qualquer maneira, o curso EAD tem a mesma qualidade do curso presencial ou semipresencial. A diferença de fazer aulas online só ajudou o aluno que teria dificuldade de se deslocar até a instituição de ensino. Mas isso não interfere no ensino em sim. E as formas de ingresso só trouxeram facilidades em termos de acesso. Vamos ver cada uma delas.

Vestibular tradicional

A prova de vestibular que conhecemos hoje surgiu em 1911, por iniciativa do então ministro da Justiça, Rivadávia da Cunha Corrêa. Antes disso, só entravam na faculdade quem tivesse estudado em colégios tradicionais. Assim, com o tempo, passou a ter mais alunos do que vagas, o que motivou a criação de uma das formas de ingresso.

E é uma das formas mais comuns para se entrar na faculdade. Nela, o aluno se inscreve e faz a prova em um dia que a instituição marca, que costuma ser nos finais de semana. Há inscrições pagas e gratuitas. As provas são questões de múltipla escolha, e pode haver uma redação. Uma vez aprovado, o futuro aluno pode se dirigir a uma instituição de ensino e fazer sua matrícula.

Vestibular agendado

Aqui a coisa é um pouco diferente. Embora seja o mesmo esquema de prova, a mudança aqui é que o candidato agenda uma data para fazê-la. Assim, ele pode fazer durante a semana, em um horário mais confortável. A grande vantagem é atender às pessoas que não têm disponibilidade de fazer o vestibular nos finais de semana.

Essa é uma das formas de ingresso mais recentes e que vem ganhando mais espaço. Afinal, é importante poder atender de forma diferenciada quem não pode elaborar a prova no final de semana. Há instituições que fazem a prova de forma presencial, e tem também as que aplicam a prova na forma online.

Segunda graduação como uma das formas de ingresso

Se é o seu caso, de ter decidido fazer a segunda faculdade, o aluno fica dispensado de fazer o vestibular. Para isso, ele precisa levar o diploma, o histórico escolar (que vem com as notas do aluno) e o ementário. Esse documento traz um resumo de como são todas as disciplinas que o candidato cursou na faculdade anterior.

Com isso, ele conseguirá entrar sem fazer vestibular, e ainda poderá aproveitar as disciplinas que foram cursadas na outra formação para solicitar dispensa de matérias. Essa entrega de documentos pode ser feita de forma presencial ou online.

Nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma grande vantagem, a de ter sua nota aproveitada para entrar em várias instituições diferentes. Tem as que aceitam de forma integral ou as que compõem a nota final com a do Enem. No caso dos cursos EAD, a nota do Enem vale como uma das formas de ingresso.

Assim, no ato da inscrição, o aluno coloca seus dados pessoais e a nota que ele obteve no Enem. Há casos que a instituição aceita somente a prova feita no último ano, ou as que foram feitas a partir de uma determinada data. Mas não é somente se inscrever e está tudo certo. Para entrar, há uma nota de corte, e a classificação é feita de forma decrescente. Ou seja: a lista do Enem começa da maior nota para a menor.

Encceja como forma de ingresso

Quem concluiu o ensino médio via EJA (Educação de Jovens e Adultos) pode fazer a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), cuja nota é uma das formas de ingresso no ensino superior.

O EJA é voltado para adultos que não puderam concluir o ensino básico e médio dentro da idade regulamentar. Assim, do ensino básico do EJA participam alunos acima de 15 anos, e do ensino médio, acima dos 18 anos. Em algumas instituições, o Encceja permite até bolsas de estudo para quem for aprovado.

Transferência como uma das formas de ingresso

Se você estiver fazendo faculdade em uma instituição e quer trocar, pode entrar no ensino superior via EAD. Isso acontece caso o aluno esteja fazendo um curso presencial e quer fazer a distância. O estudante pode mudar de instituição e manter o curso, ou mudar de instituição e de curso.

Assim, para entrar, o graduando precisa mostrar à faculdade onde quer estudar o histórico escolar e o ementário com as matérias do curso. Ela pode pedir também o comprovante de pagamento das mensalidades. A administração vai fazer uma avaliação do que já foi estudado e ver em qual ano o novo aluno irá ingressar.

Vestibular de bolsas

Ele junta duas coisas: o vestibular tradicional com o processo seletivo para obtenção de bolsas. Assim, de acordo com a taxa de acertos na prova, o aluno pode ter até 100% de bolsa no pagamento das mensalidades. É uma ótima forma de começar um curso superior sem desembolsar nada. Por outro lado, na maioria das vezes, as instituições oferecem até 50% de desconto na mensalidade. O que já é uma grande ajuda!

De qualquer forma, é bom ficar ligado nos processos seletivos das instituições de ensino. Isso ajuda a se programar para fazer a prova, estudar o conteúdo que será exigido e, quem sabe, ainda conseguir um desconto. Caso você já tenha uma graduação, melhor ainda!

Os cursos EAD têm essa grande vantagem, de oferecer mais oportunidades de acesso das pessoas ao ensino superior. Afinal, vai entrar na faculdade da forma que melhor se encaixa nos seus horários, e fazer um curso dentro quando e onde puder. E sem ficar nada a dever para os cursos presenciais!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre A história do vestibular no Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.