InícioGraduaçãoCriminologiaQual a grade curricular do curso de Criminologia?

Qual a grade curricular do curso de Criminologia?

De forma resumida, a grade curricular do curso de Criminologia tem a finalidade de capacitar profissionais para atuação na prevenção e análise de criminalidade e na investigação criminal científica. Tudo isso com o objetivo de garantir a segurança da população.

Antes de mais nada, o curso de Criminologia é o estudo científico da medição, etiologia, consequências, prevenção, controle do tratamento do crime e delinquência. E em seu andamento, você irá adquirir certas habilidades inerentes ao profissional desse segmento. Assim, o trabalho prático será baseado em conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação em Criminologia. Por outra perspectiva, cursar Criminologia inclui o tratamento abrangente do sistema social e político, que servirá como contexto para a justiça criminal.

Então, podemos dizer que a grade curricular do curso de Criminologia procura enfatizar, tanto na teoria quanto na prática, a investigação científica. Assim, abarca o pensamento lógico abstrato e a análise crítica tendo em mente uma consciência histórica. Dessa forma, os alunos terão uma compreensão abrangente dos problemas do crime e do sistema de justiça criminal. O mais interessante é que esse tipo de graduação consegue preparar o aluno para muitas carreiras possíveis. Desse modo, o intuito é fornecer uma base para possíveis educações adicionais, a exemplo de uma pós-graduação.

Além disso, a grade curricular do curso de Criminologia fornece aos alunos o conhecimento e as habilidades para a profissão em uma variedade de carreiras no mercado de trabalho da atualidade e do futuro. Isso inclui, mas não limita, o aluno do curso a escolher as seguintes profissões:

  • policial
  • advogado
  • oficial de condicional
  • assistente social em centro de detenção
  • oficial penitenciário
  • especialista em prevenção do crime

O que é estudado no curso de Criminologia?

Não por acaso, o curso de Criminologia é um dos ramos que obteve maior ascensão nos últimos anos. Isso ocorreu principalmente pela necessidade que muitas pessoas têm de usar esse estudo para entender um pouco melhor a sociedade e as suas relações. Por consequência, durante seus cinco semestres, o curso busca criar modelos teóricos e suas aplicações em situações reais.

Logo, no curso de Criminologia o principal foco será o comportamento humano como objeto principal de curiosidade. Além disso, a Criminologia procura defender a importância de se entender o motivo que levou uma pessoa a cometer um determinado delito. E seu foco de estudo será sempre entender o crime como um fenômeno inserido no contexto social. Ao longo de sua formação, o estudante entenderá o que existe de mais atual no mercado de Criminologia de maneira compatível com o mercado de trabalho.

Desse modo, a construção interdisciplinar engloba disciplinas sobre psicopatologia, direito penal e constitucional, análise criminal, sociologia criminal e tecnologia, consultoria em segurança, negociação e gestão de conflitos, vitimologia e outras disciplinas. Tudo isso é ensinado com a intenção de capacitar os alunos nas mais amplas e diversificadas vertentes do mercado. Desde já, devido às situações da atualidade, o curso de Criminologia atualmente é oferecido na modalidade online, mas, para quem optar, também existe a opção de modelo híbrido ou presencial.

Isso permite que ocorra maior flexibilidade para que aqueles estudantes que não possuem muito tempo consigam realizar atividades rotineiras laborais e domésticas, o que permite a conclusão do curso de maneira mais rápida, de forma a atender todas as normas regulatórias educacionais. Os professores do curso são profissionais atuantes do mercado de trabalho, o que permite o ensino de temas contemporâneos muito presentes na rotina do futuro profissional.

Grade curricular do curso de Criminologia

Antes de mais nada, é bom lembrar que esse é um curso destinado para pessoas que tenham genuíno interesse no conhecimento e análise de fatores que influenciam no surgimento do fenômeno criminal, de forma a estimular o estudo e a investigação dos alunos. Isso tudo para que certos aspectos sociais, legais, psicológicos, biológicos e culturais sejam levados em consideração durante a profissão. Assim, será possível ter uma profissão como pesquisador, investigador, educador, instrutor e consultor da área de segurança ou políticas públicas.

Em termos gerais, a grade curricular do curso de Bacharelado de Criminologia busca integrar o estudante em situações reais que envolvem o uso de conhecimentos baseados na ciência criminológica. Dessa forma, analise a grade curricular do curso, separada por pilares de conhecimento:

  • Análise Criminal E Tecnologia Forense
  • Criminalística, Segurança Pública E Privada
  • Criminologia Contemporânea
  • Direito Penal – Dos Crimes Em Espécie
  • Direito Penal-Teoria Das Penas
  • Direitos Humanos E Cidadania
  • Negociação E Gestão De Conflitos De Segurança
  • Organizações Criminosas E Criminalidade
  • Política Criminal E Processos De Criminalização
  • Políticas De Inclusão E Ações Afirmativas
  • Psicologia Social
  • Psicopatologia E Crime
  • Sociologia Criminal
  • Teoria Da Investigação Criminal
  • Teoria Geral Do Direito Constitucional
  • Teoria Geral Do Processo Penal
  • Teoria Jurídica Do Direito Penal
  • Vitimologia E Penalogia

Sobretudo, para que você se torne um ótimo profissional, você terá acesso a um conjunto de diferentes conhecimentos para formar uma base sólida que possibilite o estudo do comportamento humano em nível de perito.

O que você pode esperar do curso de Criminologia?

Como dito anteriormente, a Criminologia é o estudo interdisciplinar do crime como fenômeno individual e social. Juntamente com pesquisas sobre as origens e formas do crime, assim como suas causas e consequências. Além das relações sociais e governamentais que geralmente envolvem o crime. Dessa maneira, a grade curricular do curso de Criminologia é desenvolvida para alunos que possuem interesse ativo em uma variedade de campos e buscam desenvolver uma mente bem focada e crítica.

Por outro lado, o curso de Criminologia também é para alunos interessados em ter uma compreensão mais profunda das complexidades do comportamento criminoso, delinquente e desviante, bem como a reação da sociedade ao crime. Então, você pode esperar estudos sobre a área da prevenção do crime, junto com as suas correções e aplicação da lei. Tudo nessa graduação é feito para que o aluno saia da instituição totalmente capacitado a exercer trabalhos importantíssimos na sociedade, baseado em uma boa ética e moral acima de tudo.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.