Quem decide seguir carreira na área da tecnologia encontrará algumas opções. Dentre elas, há duas vertentes que estão em alta no momento: o desenvolvimento back-end online e o front-end. A grande vantagem dessas carreiras é que qualquer pessoa é capaz de aprender e fazer delas uma profissão.
Você deve estar se perguntando: mas, qual a diferença entre elas? Em linhas gerais, o front-end se relaciona diretamente com a experiência do design e do usuário (UX), enquanto o back-end tem a responsabilidade de garantir o funcionamento correto de sites e aplicativos, além de também participar dos processos de criação deles.
Sendo assim, o desenvolvedor back-end é o profissional que trabalha respondendo diretamente às solicitações do cliente. Para isso, ele deve entender as linguagens de programação e ter boas habilidades de lógica para programar regras de sistema, se conectar a banco de dados, recuperar dados etc.
Então, se você se interessa por essa carreira e quer saber mais sobre desenvolvimento back-end online, continue lendo e entenda tudo sobre as atribuições do desenvolvedor back end e de como funciona o curso EAD.
O que você verá neste artigo:
Desenvolvimento Back-end online: o que preciso saber?
O Desenvolvimento Back-end é voltado para os bastidores do site ou do aplicativo; ou seja, a parte que os usuários não podem ver e que fazem as engrenagens funcionarem. É este trabalho que torna um site interativo e moderno a partir do seu servidor.
Ou seja, caso você tenha o site de uma loja, será necessário manter um local seguro para armazenar as informações dos usuários, o chamado banco de dados. No entanto, esses banco de dados são executados a partir de um determinado servidor que nada mais é do que um servidor remoto.
Dentre alguns dos bancos de dados mais conhecidos e utilizados estão:
- Oracle;
- SQL Server;
- MySQL.
O que faz um desenvolvedor back-end?
O Dev Back-End será o responsável por toda a informação que estrutura o funcionamento de um site, além de prestar apoio aos usuários. Ou seja, como profissional, será sua responsabilidade desenvolver partes de um site ou ferramentas utilizadas na internet e gerenciar a manutenção de suas estruturas.
Entretanto, também é atribuição do desenvolvedor back-end garantir o pleno funcionamento do armazenamento de dados.
Assim, podemos resumir as tarefas nas quais os devs back-end trabalham em:
- Gerenciar o banco de dados;
- Utilizar a estrutura de um site;
- Configurar códigos de construção;
- Depurar aplicativos da web;
- Soluciona problemas.
Linguagens de programação utilizadas em back-end
O profissional de back-end trabalha com linguagem específicas de programação, como:
- PHP: linguagem de script do lado do servidor;
- Java: uma das mais populares plataformas de programação;
- Python: linguagem de programação de uso geral, que pode ser utilizada em outros tipos de software;
- Ruby;
- C++.
Como é o curso de desenvolvimento back-end online?
Agora que você entendeu o que faz um desenvolvedor back-end, está na hora de conhecer o curso de desenvolvimento back-end online. Criada há relativamente pouco tempo, a graduação ainda é oferecida apenas em poucas instituições particulares, como a faculdade Anhanguera.
Com duração de dois anos (4 semestres), a graduação em desenvolvimento back-end online é oferecida em grau tecnológico, o que significa que o aluno levará menos tempo para se formar. Pois, o curso é voltado para as disciplinas específicas da profissão, com ênfase na inserção do aluno no mercado de trabalho.
E o melhor de tudo: a graduação é 100% EAD, o que significa que o estudante poderá estudar quando e de onde quiser, inclusive conciliando as aulas com estágio, trabalho ou outras atividades.
Portanto, ao final da graduação, o formando receberá um diploma de ensino superior como tecnólogo em desenvolvimento back-end.
O curso de desenvolvimento back-end online da Anhanguera
Primeira instituição a oferecer esta graduação no país, o curso de desenvolvimento back-end online da Anhanguera conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo, oferecendo suporte técnico qualificado.
No entanto, já a grade curricular é formada tanto por disciplinas teóricas quanto técnicas, cujo foco são as linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho como Java, Python, Ruby, PHP e outras.
Além disso, o curso ainda se preocupa em apresentar conceitos, ferramentas e frameworks que capacitam o profissional na resolução de problemas, bem como também na modelagem e otimização de dados, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho.
Confira as disciplinas que são ofertadas no curso de desenvolvimento back-end online da Anhanguera:
- Algoritmos E Programação Estruturada;
- Análise E Modelagem De Sistemas;
- Análise Orientada A Objetos;
- Arquitetura De Aplicações;
- Arquitetura E Organização De Computadores;
- Atividade Complementar;
- Computação Em Nuvem;
- Ed – Cultura Digital;
- Ed – Design Thinking;
- Ed – Marketing Digital;
- Ed – Mindset Ágil;
- Educação A Distância;
- Engenharia De Software;
- Frameworks Para Desenvolvimento De Software;
- Linguagem De Programação;
- Linguagem Orientada A Objetos;
- Lógica Computacional;
- Modelagem Banco De Dados;
- Optativa;
- Programação E Desenvolvimento De Banco De Dados;
- Programação Web Para Back-End;
- Projeto De Software;
- Projeto Integrado I;
- Projeto Integrado II;
- Projeto Integrado III;
- Projeto Integrado IV;
- Redes E Sistemas Distribuídos;
- Repositórios De Dados;
- Segurança E Auditoria De Sistemas;
- Sistemas Operacionais;
- Sociedade brasileira e Cidadania.
Vale lembrar que a grade curricular do curso pode variar dependendo da instituição, assim como as nomenclaturas das disciplinas também podem ser diferentes.
Por que ingressar no curso de Desenvolvimento Back-end online?
Como muita gente sabe, a área de tecnologia é uma das que mais crescem no país. O mercado permanece aquecido mesmo em tempos de crise, sempre contando com vagas para profissionais qualificados.
Conforme a Academia Tech, a área da tecnologia da informação gera cerca de 70 mil novas vagas todos os anos no Brasil, mas 30% dessas vagas não são preenchidas devido à carência de mão de obra capacitada.
Além disso, a média salarial é bastante atrativa: em média, um profissional graduado em desenvolvimento back-end online pode ganhar até 198% a mais do que quem apenas concluiu o ensino médio.
Portanto, como você pôde ver, a carreira como dev back-end é bastante promissora e está entre as mais procuradas e bem remuneradas do Brasil. Se você se interessa pela área de tecnologia, não pode deixar de ingressar no curso de desenvolvimento back-end online e investir no seu futuro!
Não deixe de ler também: Desenvolvimento Front-end e Back-end: quais as diferenças?
https://horadafacul.vestibulares.com.br/academia-tech/como-aprender-desenvolvimento-back-end-web/