InícioGraduaçãoDesenvolvimentoQual a duração do curso de Desenvolvimento Web?

Qual a duração do curso de Desenvolvimento Web?

A tecnologia ganha cada dia mais espaço na rotina das pessoas e passou a ser insubstituível para o funcionamento da sociedade. Sendo assim, a modernização de empresas e o uso massivo de produtos tecnológicos fez surgir uma demanda crescente de profissionais especializados  em lidar com tecnologia. Por isso, a graduação de Desenvolvimento Web se tornou uma excelente opção para os alunos que sonham em trabalhar no setor.

A graduação tem como foco preparar os estudantes para lidar com criação de interfaces e aplicação, entender como realizar avaliações. Além disso, os alunos do curso de Desenvolvimento Web aprendem sobre vistorias, perícias, laudos e parecer técnico de setores da internet.

Então, ficou curioso com o curso de Desenvolvimento Web? Se a resposta for sim, saiba que você está no lugar certo! A Voomp separou todas as informações que você precisa conhecer sobre a formação. Dessa forma, você terá a oportunidade de decidir se a graduação no setor é a perfeita para você. 

Por isso, continue a leitura e conheça melhor o curso. Além disso, descubra tudo sobre as disciplinas, o valor médio da mensalidade e quais são as principais disciplinas da área. Vamos lá! 

Qual o período do curso de Desenvolvimento Web?

Então, o primeiro ponto a esclarecer sobre o curso de Desenvolvimento Web é o período necessário para formação. Sendo assim, é preciso ressaltar que a graduação é um Curso Superior de Tecnologia.  Dessa forma, é importante ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como uma graduação e o aluno obtém o diploma de tecnólogo.

Atualmente no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior, são eles: o de bacharel, de tecnólogo e de licenciado. Ainda de acordo com as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que têm como exigência formação superior. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender as demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão.  Já os cursos de bacharelado contam com um  currículo escolar mais amplo e com mais conteúdos teóricos ao longo da formação superior. 

Entre a principal  vantagem do Curso Superior de Tecnologia está o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que nos cursos mais tradicionais. 

Dessa forma, o curso de Desenvolvimento Web conta com quatro semestres. Ou seja, são necessários dois anos para o estudante completar a formação no ensino superior. 

Como é o curso de Desenvolvimento Web?

A graduação de Desenvolvimento Web é um curso universitário da área de Ciências Exatas. Sendo assim, o objetivo do curso universitário é formar profissionais capacitados para trabalhar na área de  tecnologia digital. 

Dessa forma, os estudantes aprendem durante os semestres do curso de Desenvolvimento Web como manter o completo funcionamento das plataformas e aplicativos digitais. Por isso, a graduação de Desenvolvimento Web conta com dois principais setores durante os semestres. 

São disciplinas básicas sobre desenvolvimento de sistemas e matérias específicas da área de Desenvolvimento Web.  Dessa forma, o estudante precisa desenvolver algumas habilidades importantes para o mercado de trabalho. Por isso, confira as principais atuações que o estudante de Desenvolvimento Web aprende durante o curso: 

  • Planejar o setor de informática nas empresas e organizações; 
  • Desenvolver e administrar sistemas de e-commerce; 
  • Avaliar, especificar, selecionar e utilizar para o desenvolvimento de aplicativos mobile;  Implementar, operar e manter softwares; 
  • Desenvolver e estabelecer diretrizes para a criação de soluções web

Qual a grade curricular do curso de Desenvolvimento Web? 

Como dito anteriormente, a graduação de Desenvolvimento Web conta com uma grade generalista e que se divide em dois setores principais. Dessa forma, os estudantes recebem conteúdos gerais e também mais focados na área de atuação do profissional de Desenvolvimento Web. 

Por isso, se você quer conhecer melhor a graduação de Desenvolvimento Web, é importante saber qual a grade curricular do curso. Sendo assim, confira as principais disciplinas ministradas durante a formação na faculdade Anhanguera.

  • Análise Orientada a Objetos;
  • Linguagem de Programação;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Projeto de Software;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Arquiteturas e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento Orientado ao Objeto;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Redes de Computadores e Servidores Web;
  • Desenvolvimento de Sistemas E-commerce;
  • Desenvolvimento em JavaScript;
  • Desenvolvimento Responsivo;
  • Segurança para Serviços Web;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Banco de Dados;
  • Tecnologias Web Service.

Qual o preço do Curso?

Um ponto que desperta a curiosidade das pessoas é o custo do investimento para cursar a graduação de Desenvolvimento Web em uma faculdade particular. Além de ser um ponto importante para decidir pelo ingresso na universidade.  

O valor pode variar entre instituições, as localidades e as modalidades de ensino. Como, por exemplo, no ensino a distância ou semipresencial, o preço tende a ser mais barato. Aos estudantes interessados, a universidade Anhanguera tem disponível o curso na sua grade curricular, e o valor da mensalidade é a partir de R$ 149,90. 

Contudo, uma boa notícia aos estudantes com interesse em ingressar na graduação de Desenvolvimento de Web! Grande parte das faculdades ainda oferecem modalidades de bolsas de estudo ou desconto, o que torna o sonho da graduação mais possível e atrativo. 

No caso da Anhanguera, por exemplo, o estudante deve se inscrever no vestibular. Na hora da inscrição, pode-se optar pela Bolsa Incentivo ou, através da sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), concorrer à Bolsa Enem.

Ainda vale destacar que muitas instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, nessas alternativas os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo. 

Por fim, é importante pesquisar se a faculdade desejada para cursar formação tem convênio com os projetos governamentais e quais os requisitos obrigatórios  para obter as bolsas de estudo na instituição de ensino. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.