InícioGraduaçãoDesign de ModaO que é o CST em Design de Moda?

O que é o CST em Design de Moda?

O que é o curso de CST em Design de Moda e como ele funciona? Se você é um daqueles apaixonados pelo mundo fashion e sonha em trabalhar nessa área, já deve ter se feito essa pergunta.

Para explicar em poucas palavras, essa é uma graduação de nível superior com uma duração reduzida. O objetivo é preparar os estudantes para ingressar logo no mercado de trabalho. Sendo, por isso, uma ótima opção para quem não vê a hora de colocar a mão na massa.

Ficou curioso? Então continue a leitura, pois neste artigo, nós não apenas respondemos essas perguntas, mas também falamos sobre o que esse profissional faz e ainda como é o mercado de trabalho e dicas de como escolher uma boa faculdade.

Afinal, o que é o curso de CST em Design de Moda?

CST é, basicamente, um curso superior de Tecnologia. Ou seja, uma graduação que dá direito a um diploma com validade de ensino superior. Esse tipo, no entanto, possui uma duração bem menor do que um bacharelado. O que é o ideal para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho.

Para ingressar nesse tipo de curso é necessário apresentar um comprovante de conclusão do ensino médio e ainda passar pelo processo de seleção. O ingresso costuma ser através do vestibular, tradicional ou online, ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como método avaliativo.

Dito isso, o curso de CST em Design de Moda é voltado para quem deseja trabalhar com o mercado fashion. Ele tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, e conta com disciplinas teóricas e práticas. Ele pode ser oferecido na modalidade presencial.

A grade curricular dessa graduação ensina coisas como, história da moda, modelagem, estilismo e até mesmo como gerir um negócio. O aluno também aprende a criar e desenvolver produtos e as disciplinas são escolhidas para garantir a absorção desse conhecimento. Algumas vistas são:

  • Comunicação de moda
  • Desenho de moda
  • Criação em design
  • Ergonomia no design
  • História da indumentária e da moda
  • Moulage
  • Modelagem e tecnologia
  • Laboratório de confecção
  • História e acepções do design
  • Materiais e tecnologia têxtil, entre outras

O que um designer de moda faz?

Um designer de moda pode fazer muita coisa. A principal é trabalhar como estilista. Ou seja, diretamente na criação de roupas, acessórios e sapatos, sempre considerando as últimas tendências, originalidade e a qualidade do produto final.

Mas não é apenas isso. Fazer o desenho de novas estampas, a confecção propriedade dita das peças e a análise das novas tendências de consumo também são atribuições diárias desse profissional.

Outra coisa que alguém formado no curso de CST em Design de Moda pode fazer é atuar como produtor de moda. Essa é a pessoa responsável por pesquisar tudo o que é relativo ao mundo fashion para desfiles e filmes, por exemplo.

O meio artístico também necessita de designers de moda para pensar na ideia e criar o figurino de personagens. Profissionais do ramo podem ainda dar consultorias de imagem, fazer marketing ou ilustração de moda.

Como é o mercado de trabalho?

Como apresenta muitas áreas de atuação, o mercado de trabalho para os formados no curso de CST de Design de Moda é bem amplo e cheio de oportunidades. Locais como fábricas de tecido costumam sempre procurar por esse tipo de mão de obra.

É possível também trabalhar, ou abrir o próprio, ateliê ou atuar diretamente na administração das etapas produtivas de itens do setor fashion. Há também espaço para quem deseja trabalhar por conta própria.

Nisso, ele pode ajudar pessoas a saberem quais as melhores peças para comprar ou desenhar as próprias peças para vender. Afinal, o e-commerce é um dos setores que mais crescem e pode se tornar um dos melhores aliados desse profissional.

E os salários?

Os salários para quem é um designer de moda de nível tecnólogo são de, em média, R$3.133,18. Isso, no entanto, pode variar conforme a área de atuação, região onde ele mora e até pelo tempo de experiência.

O Rio de Janeiro, só para exemplificar, é a cidade brasileira com os maiores salários, com uma remuneração média de R$4.753,39. Portanto, São Paulo e Rio, são os locais que mais contratam, por serem considerados cidades pólo da moda no país.

Os profissionais que escolhem prestar consultoria ou criar as próprias peças para vender podem receber ainda mais. Tudo vai depender da dedicação e do marketing pessoal.

Qual é o perfil de um estudante do curso de CST em Design de Moda?

Os designers de moda que se destacam na profissão, normalmente, apresentam um tipo de perfil. Ele reúne algumas características que auxiliam no desempenho diário das tarefas e torna todo o processo mais fácil. Por esse motivo, um profissional costuma:

  • Gostar de desenhar
  • Sempre estar antenado nas tendências do mundo da moda
  • Ser criativo
  • Estar sempre disposto a aprender
  • Entender as diferenças entre as pessoas
  • Ser comunicativo
  • Trabalhar bem em equipe
  • Ter senso estético
  • Ser organizado

Como escolher uma boa faculdade?

Ficou interessado no curso de CST em Design de Moda, mas não sabe como escolher uma boa faculdade? Fica tranquilo que existe uma maneira de fazer isso e é pesquisar bastante.

Pode parecer meio óbvio, mas essa é uma etapa essencial para qualquer vestibulando. Verificar se a graduação em questão tem aval do Ministério da Educação (MEC) é uma das primeiras coisas a se fazer.

Feito isso, analise como é o desempenho da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Conversar com ex-alunos, para saber como são os professores e a estrutura do prédio é outra coisa que ajuda bastante na hora de escolher.

No mais, não se deixe levar pelo pensamento de que apenas cursos com mensalidades nas alturas valem a pena. Hoje em dia existem locais que oferecem graduações a preços justos e com ótima qualidade. Alguns deles são:

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Agora que você aprendeu o que é o curso de CST em Design de Moda, você ficou certo de que essa é a profissão dos seus sonhos? Então não sai da Voomp antes de conferir todos os outros conteúdos sobre a área que nós preparamos para você ficar bem informado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.