InícioGraduaçãoDireitoDireito Internacional: cruzando fronteiras do conhecimento

Direito Internacional: cruzando fronteiras do conhecimento

De maneira geral, se você pretende fazer a diferença, vale a pena considerar em conhecer ou fazer Direito Internacional. Essa é uma opção na área jurídica para os advogados mostrarem seu talento, conheça um pouco mais sobre.

Desde já, sabemos que o Direito é uma ciência complexa. Por essa razão ela foi didaticamente ramificada em diversas áreas. Diante dessa grande amplitude de tantas opções onde o advogado tem para atuar. Os estudantes e operadores jurídicos têm a missão de determinar qual área se deve dedicar uma maior atenção. E dentre tantas, podemos destacar aqui o Direito Internacional.

Este, que, apesar de ser mais conhecido por fornecer suporte para empresas multinacionais, também pode acabar presente em certas questões do cotidiano. Assim, tarefas como, conseguir de forma rápida e eficiente a cidadania em outro país através de um antepassado. Ou então, saber como proceder em casos de exportação, são uns dos exemplos mais corriqueiros de como o Direito Internacional poderá ser usado.

Em linhas gerais, existem muitos advogados no Brasil, e o número de profissionais atuantes nesta área do direito em 2018, segundo pesquisa realizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), já passou da marca de 1 milhão. Dessa forma, nosso país ocupa a segunda posição no número de mais advogados a cada 100 mil habitantes. Perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além disso, no meio de tanta concorrência, são os que buscam por se diferenciar que conseguem se destacar na multidão e trazer mais oportunidades de sucesso para sua carreira. Isso pode ser realizado através de cursos de aprimoramento, pós-graduação ou mesmo através de técnicas de inovação usadas juntos aos clientes. Por fim, podemos classificar o Direito Internacional por ser um tipo de conhecimento que chega a ultrapassar os limites de uma nação ou uma região determinada.

O que é o Direito Internacional?

De início, o Direito Internacional consiste em um conjunto de regras estabelecidas por representantes de diversas nações. O foco desse tipo de conhecimento é fazer com que as relações entre dois países sejam pautadas pela boa convivência. Além disso, esse ramo do direito pode ser bem objetivo. Pois, ele engloba os mandamentos que normalmente norteiam o relacionamento entre os povos. Outro lado positivo desse campo de atuação enfatiza a necessidade de aplicar as leis corretamente por aqueles que aderem a acordos.

Vale lembrar que, o Direito Internacional pode ser privado ou público. No primeiro, são criados acordos e convenções para não haver nenhuma divergência entre os participantes. E isso não envolve somente os Estados, mas também instituições que possuem uma atuação mundial. Como a ONU (Organização das Nações Unidas), e a Organização Mundial do Comércio (CMC).

Quando o assunto é o Direito Internacional privado, o objetivo é determinar a legislação que será responsável por regular contratos feitos por pessoas de países distintos. Isso também é feito nos casos de crianças adotadas por pais estrangeiros. E até mesmo sequestros que envolvem mais de uma nação, com ações judiciais em diversas áreas como comercial, familiar e trabalhista., O Direito Internacional precisa ser compreendido corretamente pelos profissionais da área. Principalmente, porque envolve questões muito relevantes que costumam afetar as relações entre países.

Além disso, esse segmento do Direito consegue unir várias esferas tradicionais de atuação. Tais como o Direito Penal, de família e o tributário. Além de muitas outras, como arbitragem, imigração e contratos de contexto internacional de maneira geral. Para aqueles com interesse nesse segmento é necessário ter bastante dedicação e empenho extras.

Por que é importante ter conhecimento de Direito Internacional atualmente?

Hoje em dia, o grande desafio do Direito Internacional é encontrar os mecanismos adequados para garantir sua implementação efetiva no cenário global. Estamos falando de uma vertente que envolve a consciência e o uso de leis em simultâneo. Sua finalidade é basicamente a criação de respaldo jurídico normativo com preocupação ética aplicada ao respeito de vários temas. Como, por exemplo, o combate aos crimes de guerra, genocídio, provimento de um maior senso de justiça e segurança, com a manutenção das boas relações e organização dentre os interesses dos Estados. De modo a evitar que apenas a vontade e os desejos dos mais fortes prevaleçam.

Conhecer o Direito Internacional também poderá abrir várias oportunidades no âmbito profissional. Independentemente se você é um advogado ou gestor, ou mesmo se atua na área da saúde. Isso pelo motivo de que é possível aliá-la ao seu nicho, de maneira a buscar uma implementação nas transações entre empresas de locais e origens diferentes. Em um mundo totalmente globalizado, conhecer corretamente essa vertente do Direito representa um verdadeiro diferencial na carreira.

Como funciona a especialização na área?

Se você já possui formação universitária na área do Direito, pode optar pelo mestrado em ciência jurídica estrangeira. Isso se trata de uma ótima forma de conseguir destaque no campo jurídico. As matérias abordam diversas vertentes da área, inclusive o Direito Internacional. Dessa maneira o profissional sai pronto para ocupar posições importantes no mercado de trabalho e atuar diferenciadamente no setor do Direito.

Se formar nesse curso também permite ao profissional atuar em qualquer segmento, conforme a sua formação prévia. Ele pode se inserir em departamentos jurídicos de empresas, como mediador dessas relações. Quando pensamos em advogados, ainda é possível trabalhar para empresas terceiras, prestando uma espécie de consultoria para a implementação das normas. Além disso, tais conhecimentos podem acabar sendo mais úteis dependendo do caso que você irá defender.

Por outro lado, também é essencial conseguir desenvolver suas habilidades durante a graduação de Direito da universidade. Visto que isso irá abrir portas para estágios e sua futura atuação em ambientes que abordam casos de Direito Internacional e abrirá as portas para estágio no segmento. Se tiver interesse, procure entrar em grupos de estudos voltados para o internacional e participe de competições. Pois, futuramente, essa experiência será usada para que você atue em outros países e regiões com boas práticas profissionais.

Portanto, começar a atuar com Direito Internacional seja persistente e se empenhe ao máximo em conseguir os saberes que precisará para se tornar o melhor que puder em sua área de atuação. Ou seja, não se esqueça de se dedicar e conseguir certificados em línguas estrangeiras e ao conhecimento de determinadas particularidades de cada região para um trabalho mais eficiente. Então, continue a se aprimorar para esse segmento e colha os resultados do futuro. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.