InícioGraduaçãoDireitoOs melhores podcasts de Direito

Os melhores podcasts de Direito

Sem dúvidas os podcasts ganharam o gosto de milhares de pessoas devido à praticidade. Além disso, o avanço das tecnologias digitais permite o contato próximo de conteúdos relevantes, expandindo, assim, o conhecimento.

Entre profissionais, estudantes e demais interessados na área do Direito, se atualizar é muito importante. Dessa forma, os podcasts de Direito servem para você se atualizar no dia a dia. Confira aqui alguns dos melhores podcasts de Direito.

O que são e como funcionam podcasts de Direito?

Em síntese, podcasts são basicamente arquivos de mídia, no caso áudios, que informam sobre determinado assunto.  Primeiramente, essa ferramenta se popularizou com os aparelhos Apple. Foi o americano Adam Curry que codificou um sistema de criação o qual permite escutar a discussão sobre temas diversos.

A fim de expandir conhecimento e ser democrático, a criação de podcasts é possível ser feita por qualquer pessoa. Mesmo assim, é basicamente segmentada por áreas de interesse. A variação de podcasts é imensa, e vai desde entretenimento até áreas mais densas, como o Direito.

Os podcasts de Direito trazem maior leveza sobre os temas. Certamente as fontes devem ser totalmente confiáveis, devido à seriedade e veracidade com que o Direito trabalha. Dessa forma, escolher bem um conteúdo é fundamental.

Mas e os sites e as leituras… qual a diferença? Primeiramente, é necessário separar uma função da outra. A escrita permanece sendo a ” alma” do Direito. A audição dos conteúdos é mais para se informar rapidamente ou momentos em que somente a escuta é possível.

A princípio, todos os podcasts de Direito são gratuitos. Nesse sentido, razões para usufruir disso não faltam. De fato, essa ferramenta, que também pode ser fonte de estudo, chegou para ficar e caiu na popularidade.

Os melhores podcasts de Direito

Dessa forma, separamos alguns podcasts de Direito que você não pode deixar de conferir.

  • Juriscast: embora jurisprudência seja o tema central, fake news e demais temas são recorrentes. Dessa forma, é possível localizar vários assuntos que são relacionados a área jurídica em um só local.
  • Direito 4.0: além de abordar temas como criatividade na resolução de casos clássicos e novos, aqui se fala também sobre tecnologia. Além disso, tópicos como dicas de marketing são discutidos. Esse podcast é formado por renomados profissionais da área de diversas regiões do país.
  • As Advogadas: esse podcast de Direito tem como idealizadoras duas mulheres advogadas. A princípio, os episódios possuem duração de cerca de 30 a 40 minutos. Esse podcast apresenta uma leveza e descontração, tanto que o usuário nem vê o tempo passar. Vale a pena conferir e utilizar as informações prestadas pelas advogadas Deborah Alcici Salomão e Mariana Gonçalves.
  • Tá Fazendo Direito?: mesmo que pareça um título direcionado para estudantes, embora também seja, o público é geral. No intuito de levar questões jurídicas para perto de pessoas não juristas, esse podcast aborda questões variadas. Dessa maneira, procura debater assuntos pertinentes ao dia a dia dos ouvintes.
  • Direito ao Ponto: vai ao ar diariamente como uma espécie de noticiário matinal. Esse podcast de Direito contribui de forma significativa para que as últimas notícias cheguem quentinhas. É apontado como um dos melhores do país.
  • Concurso Público – anteriormente se achava que estudar para concursos públicos era apenas com horas e horas de leitura. No entanto, o advogado Fernando Mesquita veio por meio desse podcast de Direito mudar um pouco esse conceito. Assim como outros acima mencionados, o Concurso Público procura trazer convidados para debate de assuntos importantes. Em resumo, são discutidas  inclusive questões que volta e meia surgem em concursos de ordem jurídica. Esse é o podcast ideal para aqueles que tem o objetivo de ingressar em carreira pública.

Mas como faço para ouvir os podcasts de Direito?

Primeiramente, é importante ressaltar que os conteúdos são previamente gravados. Em seguida, são disponibilizados em canais da internet. Assim, o ouvinte recorre a serviços de streaming  para poder escutar os podcasts. Alguns desses canais são:  SoundCloud, iTunes ou Spotify, assim como há possibilidade de download.

Em síntese, para acessar os podcasts é necessário procurar os conteúdos mais interessantes para você.  É dentro da plataforma de streaming que você localiza eles de tal forma que possa efetuar a inscrição no canal. Mesmo que você tenha horários conturbados é possível acompanhar as publicações, pois ficam gravadas.

Além das plataformas acima indicadas, é possível ouvir podscasts de Direito no seu celular, por intermédio de aplicativos. É provável que você tenha utilizado mecanismos Google para uma série de funções. Pois bem, o gigante Google também possui um app para isso, chamado Google Podcasts.

No entanto, há outras possibilidades de utilizar aplicativos para ouvir podcasts: RadioPublic, CastBox, PodBean, entre outros. Se você está iniciando na área e faz estágio, não deixe ler esse contéudo. Além dos podcasts o artigo traz dicas de como se sair bem no início de carreira.

Existem podcasts de Direito por área?

Certamente dentro dos podcasts indicados não estão todas as áreas. Embora haja muito material, ainda assim é viável encontrar outros. Confira:

  • Café Previdenciário: criado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Como o próprio nome já diz, o Direito previdenciário é o assunto principal. Os programas estão no ar todas as terças-feiras, trazendo novidades e também temas relevantes.
  • Criminal Player: feito por professores de direito, o tópico é Direito penal. Discussão de casos, troca de ideias e a participação de convidados marcam esse podcast.
  • Código Saber: feito por dois advogados, esse podcast de direito tem como finalidade aproximar assuntos jurídicos de todos. As conversas acontecem de forma bem descontraída justamente para trazer mais pessoas possíveis.
  • Direito de Família & Arte: segundo o site IBDFAM , a indicação desse podcast é um projeto de não levar apenas assuntos pertinentes ao Direito de família, mas também arte e cultura.

Plataformas ou apps, basta escolher e tentar a forma que mais se adapta às suas necessidades e aproveitar tudo o que os podcasts de Direito podem oferecer. Confira mais sobre as oportunidades da carreira jurídica nesse artigo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.