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Educação Física – Tudo sobre o curso

Está pensando em prestar vestibular para o curso de Educação Física, mas ainda tem dúvidas? Então, este artigo é para você!

Muitos não sabem, mas esse curso faz parte da área da saúde e demanda sim um estudo demasiadamente teórico. O profissional de Educação Física visa promover, através de atividades com o corpo, a saúde e a capacidade física do indivíduo. Tendo em vista essas finalidades básicas, você, vestibulando, já pode ir “se aquecendo”.

Tudo sobre Educação Física

Já é comprovada a importância das atividades físicas na vida das pessoas. A prática é fundamental para a nossa qualidade de vida, mas não apenas no âmbito físico. Você sabia que se exercitar também é beneficial para a nossa saúde mental? Veja alguns dos inúmeros benefícios da atividade física à nossa saúde em geral:

  • Previne o desenvolvimento de doenças crônicas;
  • Contribui no controle dos níveis de colesterol;
  • Auxilia no tratamento de ansiedade e de depressão;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Diminui a incapacidade funcional e melhora as dores no corpo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e muscular;
  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Contribui com um melhor desempenho cognitivo;
  • Reduz o estresse, aumentando o bem-estar do indivíduo.

Educação Física o bem-estar emocional

Você provavelmente já deve ter lido sobre os efeitos das atividades físicas na nossa saúde mental. Durante e após a prática de exercícios, o nosso corpo libera endorfina, sendo uma espécie de hormônio natural que nós mesmos produzimos. A consequência da sua liberação é uma sensação extrema de conforto, de alegria e de bem-estar. Sendo assim, a pessoa vivencia uma diminuição de ansiedade, estresse e mau-humor, bem como o alívio de tensões.

Educação Física: Bacharelado ou Licenciatura?

Geralmente, podemos dizer que o campo de atuação promovido pelo bacharelado é mais amplo do que o da licenciatura. O bacharel pode trabalhar com treinamentos a diversos públicos e de diversas modalidades. No entanto, esse profissional não tem a permissão de lecionar.

A licenciatura, por outro lado, é direcionada àqueles interessados em uma carreira acadêmica, podendo dar aulas na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio). Se você tem interesse em atuar em escolas, a sua melhor alternativa é a licenciatura em Educação Física.

Bacharelado em Educação Física

Conforme o Ministério da Educação (MEC), o Bacharel em Educação Física deverá ter formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética. Para mais, exige-se uma formação qualificadora da intervenção profissional fundamentada “no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética”. Esses aspectos devem alcançar todos os campos de intervenção do profissional da área.

Além disso, o documento disponibiliza os conhecimentos, as atitudes e as habilidades profissionais requeridas. Vamos ver cinco exemplos:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • Intervir acadêmica e profissionalmente fundamentadamente, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
  • Intervir acadêmica e profissionalmente fundamentadamente, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo; e) intervir acadêmica e profissionalmente fundamentadamente, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
  • Intervir acadêmica e profissionalmente fundamentadamente, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer.

A formação do Bacharel em Educação Física deve, obrigatoriamente, contemplar os eixos articuladores da saúde, do esporte e da cultura e lazer.

Licenciatura em Educação Física

Assim como no bacharelado, o profissional licenciado deverá ter formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética. A formação qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética é também uma exigência. No entanto, acrescenta-se a esta a conduta ética no magistério, isto é, na docência do componente curricular Educação Física. É fundamental que se tenha como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação para a área.

Outro aspecto relevante são os conteúdos programáticos os quais devem ser garantidos na formação. São esses:

  • Política e Organização do Ensino Básico;
  • Introdução à Educação;
  • Introdução à Educação Física Escolar;
  • Didática e metodologia de ensino da Educação Física Escolar;
  • Desenvolvimento curricular em Educação Física Escolar;
  • Educação Física na Educação Infantil;
  • Educação Física no Ensino Fundamental;
  • Educação Física no Ensino Médio;
  • Educação Física Escolar Especial/Inclusiva;
  • Educação Física na Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Física Escolar em ambientes não urbanos e em comunidades e agrupamentos étnicos distintos.

Educação Física: Mercado de Trabalho

Considerando os dois tipos de graduação, podemos dizer que o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física é bem amplo. Alguns exemplos são os que optam trabalhar como assessor esportivo, personal training, treinador, avaliador físico, dentre muitos outros.

Como você deve saber, houve um aumento significativo na busca pelos profissionais dessa área. Isso porque, além da preocupação com a saúde, estamos vivendo uma nova era: a “era fitness”. O cuidado estético está cada vez mais presente nas diversas sociedades, e é justamente nesse cuidado que o profissional de Educação Física entra ainda mais. O crescimento do crossfit é um excelente exemplo disso. A adesão desse estilo de vida necessita do auxílio, do cuidado e da supervisão desses profissionais.

Outra oportunidade se encontra na adoção de uma metodologia multidisciplinar. Como vimos acima, existem diversas novas rotinas de atividades físicas. Com o suporte de nutricionistas e de fisioterapeutas, por exemplo, o profissional de Educação Física poderá construir, inclusive, grandes parcerias.

Salário do profissional de Educação Física

Veremos agora um pouco sobre a remuneração dos profissionais da área. Porém, dividiremos em duas seções para melhor elucidação: salário (Personal Training) e salário (Professor no Ensino Médio).

Salário (Personal Training)

De acordo com o site Salário, a remuneração média de um Personal Training, para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais, é de R$ 2.897,28.

Para você conseguir visualizar melhor, traremos alguns levantamentos?

Salários nas principais cidades

O salário do profissional na cidade de São Paulo, com uma jornada de 31h, conta com um piso salarial de R$ 2.033,49, com uma média salarial de R$ 2.228,02, com um teto salarial de R$ 3.367,06 e com o salário/hora de R$ 14,50.

O salário do profissional no Rio de Janeiro, também com uma jornada de 31h, conta com um piso salarial de R$ 2.707,89, uma média salarial de R$ 2.966,94, um teto salarial de R$ 4.483,72 e o salário/hora de R$ 18,94.

Em Belo Horizonte, o salário do profissional, com uma jornada de 36h, conta com um piso salarial de R$ 2.955,76, uma média salarial de R$ 3.238,52, um teto salarial de R$ 4.894,15 e o salário/hora de R$ 18,01.

O salário do profissional em Brasília, com uma jornada de 33h, conta com um piso salarial de R$ 2.173,04, uma média salarial de R$ 2.380,92, um teto salarial de R$ 3.598,12 e o salário/hora de R$ 14,5o.

Em Curitiba, o salário do profissional, com uma jornada de 31h, conta com um piso salarial de R$ 2.879,26, uma média salarial de R$ 3.154,70, um teto salarial de R$ 4.767,48 e o salário/hora de R$ 20,69.

Salários por estado

Se pensarmos nos salários do cargo por estado, lidaremos com números diferentes. Veja:

O Estado de São Paulo, com uma jornada de 32h, conta com um piso salarial de R$ 3.726,98, uma média salarial de R$ 4.083,51, um teto salarial de R$ 6.171,12 e o salário/hora de R$ 25,28.

Minas Gerais, com uma jornada de 32h, conta com um piso salarial de R$ 3.088,76, uma média salarial de R$ 3.384,24, um teto salarial de R$ 5.114,36 e o salário/hora de R$ 18,32.

Santa Catarina, com uma jornada de 34h, conta com um piso salarial de R$ 1.962,36, uma média salarial de R$ 2.150,08, um teto salarial de R$ 3.249,27 e o salário/hora de R$ 12,64.

O Estado do Paraná, com uma jornada de 33h, conta com um piso salarial de R$ 2.126,87, uma média salarial de R$ 2.330,34, um teto salarial de R$ 3.521,67 e o salário/hora de R$ 13,99.

Rio Grande do Sul, por fim, com uma jornada de 35h, conta com um piso salarial de R$ 1.918,51, uma média salarial de R$ 2.102,04, um teto salarial de R$ 3.176,66 e o salário/hora de 12,05.

Salário (Professor no Ensino Médio)

Ainda com o site Salário, um professor de Educação Física no Ensino Médio ganha, em média, com uma jornada de 31 horas semanais, R$ 6.016,56 no mercado de trabalho. Veremos, a seguir, alguns levantamentos.

Salários nas principais cidades

O salário do profissional de Educação Física na cidade de São Paulo, com uma jornada de 28h, conta com um piso salarial de R$ 3.496,93, com uma média salarial de R$ 3.831,46, com um teto salarial de R$ 5.790,21 e com o salário/hora de R$ 27,53.

O salário do profissional de Educação Física em Brasília, com uma jornada de 33h, conta com um piso salarial de R$ 2.401,65, uma média salarial de R$ 2.631,40, um teto salarial de R$ 3.976,65 e o salário/hora de R$ 16,05.

Em Goiânia, o salário do profissional de Educação Física, com uma jornada de 36h, conta com um piso salarial de R$ 4.081,14, uma média salarial de R$ 4.471,56, um teto salarial de R$ 6.757,55 e o salário/hora de R$ 24,79.

O salário do profissional de Educação Física no Rio de Janeiro, com uma jornada de 26h, conta com um piso salarial de R$ 3.252,64, uma média salarial de R$ 3.563,80, um teto salarial de R$ 5.385,73 e o salário/hora de R$ 27,51.

Em Guapiaçu, o salário do profissional de Educação Física na, com uma jornada de 30h, conta com um piso salarial de R$ 1.311,83, uma média salarial de R$ 1.437,32, um teto salarial de R$ 2.172,12 e o salário/hora de R$ 9,73.

Salário por estado

Agora, os salários por estado:

O Estado de São Paulo, com uma jornada de 30h, conta com um piso salarial de R$ 2.965,06, uma média salarial de R$ 3.248,71, um teto salarial de R$ 4.909,54 e o salário/hora de R$ 21,82.

O Rio de Janeiro, também com uma jornada de 30h, conta com um piso salarial de R$ 2.179,31, uma média salarial de R$ 2.387,79, um teto salarial de R$ 3.608,50 e o salário/hora de R$ 15,82.

O Estado do Paraná, com uma jornada de 31h, conta com um piso salarial de R$ 1.919,61, uma média salarial de R$ 2.103,24, um teto salarial de R$ 3.178,49 e o salário/hora de R$ 13,58.

Minas Gerais, com uma jornada 30h, conta com um piso salarial de R$ 1.712,65, uma média salarial de R$ 1.876,48, um teto salarial de 2.835,80 e o salário/hora de R$ 12,32.

Santa Catarina, por fim, com uma jornada de 31h, conta com um piso salarial de R$ 1.81,90, uma média salarial de R$ 1.992,90, um teto salarial de R$ 3.011,72 e o salário/hora de R$ 13,02.

Personal Training: o que faz?

Segundo o Código Brasileiro da Ocupação, CBO 2241-20, são as atividades do cargo:

  • classificar os beneficiários segundo características e dados biossociais;
  • verificar o local das atividades;
  • utilizar recursos audiovisuais;
  • controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades;
  • cadastrar beneficiários;
  • desempenhar papel de interlocutor;
  • comunicar a data e o local dos eventos aos interessados;
  • orientar o comportamento do atleta na competição;
  • orientar sobre as regras desportivas;
  • avaliar os resultados da aplicação do planejamento;
  • utilizar desenhos e gráficos;
  • verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva;
  • integrar os membros da comissão;
  • redigir relatórios técnicos periódicos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática;
  • analisar os dados físicos e técnicos dos beneficiários;
  • determinar filosofia e métodos de trabalho;
  • corrigir erros táticos e técnicos;
  • avaliar o comportamento dos atletas na competição;
  • identificar talentos;
  • determinar os meios e processos das atividades;
  • entrevistar atletas para contratação;
  • observar os relatórios dos aspectos psicológicos, nutricionais e médicos dos beneficiários;
  • utilizar recursos de informática;
  • implementar treinamento técnico, tático e físico;
  • orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos;
  • promover eventos;
  • indicar atletas para contratação;
  • utilizar comunicação oral e escrita;
  • programar transporte, alimentação e hospedagem;
  • treinar atletas para objetivos fixados;
  • avaliar o potencial dos beneficiários;
  • programar treinamento e atividades;
  • adequar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários;
  • desenvolver qualidades físicas e motoras;
  • coletar dados estatísticos da competição;
  • aplicar testes funcionais.

Outras atividades

  • desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas;
  • marcar horário e local das atividades;
  • selecionar o atleta e o praticante;
  • analisar as condições de competição;
  • desenvolver capacidades cognitivas;
  • manter postura ética e moral;
  • definir testes físicos;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • organizar comissão técnica;
  • orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos;
  • participar de reuniões;
  • demonstrar capacidade de atualização;
  • demonstrar capacidade de expressão comunicativa;
  • utilizar gestos e sinais;
  • aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico;
  • mostrar o movimento a ser realizado;
  • desenvolver qualidades técnicas e táticas;
  • coletar dados técnicos e físicos;
  • demonstrar criatividade;
  • utilizar meios de comunicação;
  • demonstrar controle emocional;
  • fixar objetivos e metas;
  • ministrar cursos e palestras;
  • realizar reuniões.

Professor de Educação Física no Ensino Médio: o que faz?

Segundo o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio, CBO 2321-20, são as suas respectivas atividades:

Atividades I

  • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
  • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
  • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
  • requisitar material pedagógico;
  • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
  • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
  • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
  • escolher material didático e pedagógico;
  • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
  • produzir material didático e pedagógico conforme a proposta pedagógica da escola;
  • tomar parte em eventos culturais, científicos, esportivos e filosóficos da escola;
  • administrar conflitos;
  • selecionar textos e bibliografia da aula;
  • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
  • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
  • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
  • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
  • ler jornais, revistas, periódicos e livros;

Atividades II

  • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
  • atender pais e alunos;
  • organizar cursos para professores e comunidade;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
  • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
  • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
  • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
  • adequar o planejamento às aulas;
  • determinar temas e conteúdos da disciplina de educação física;
  • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
  • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
  • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
  • estruturar a transmissão do conhecimento;
  • definir o calendário;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
  • relacionar-se com a comunidade escolar;
  • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
  • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
  • indicar os avanços da aprendizagem;
  • interagir com os alunos;
  • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
  • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;

Atividades III

  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
  • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
  • intervir na definição dos orçamentos da escola;
  • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
  • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
  • discutir questões pedagógicas com os pares;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
  • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
  • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
  • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
  • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
  • subsidiar os alunos para autoavaliação;

Atividades IV

  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • atentar para reações dos alunos na sala;
  • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
  • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
  • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
  • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
  • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
  • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
  • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
  • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
  • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
  • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
  • definir objetivos para a área de conhecimento;
  • estabelecer empatia com os alunos;
  • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
  • expressar-se com clareza;
  • dialogar com os alunos;
  • conceber o projeto pedagógico da escola;
  • medir o conhecimento específico;
  • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
  • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
  • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • indicar compra de material didático e pedagógico;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
  • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
  • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
  • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
  • influir na decisão da aquisição de material didático;

Educação Física: grade curricular

Agora que você já conhece tudo sobre o curso de Educação Física, veremos um exemplo de grade curricular? Faculdades como a Anhanguera, Pitágoras e Unopar possuem cursos de Educação Física na modalidade presencial e a distância. Observe a grade do curso de Educação Física (Bacharelado) presencial da Faculdade Pitágoras:

  • Administração E Marketing Esportivo;
  • Anatomofisiologia Do Aparelho Neurolocomotor;
  • Anatomofisiologia Do Corpo Humano;
  • Aprendizagem Motora E Psicomotricidade;
  • Atenção Básica Em Saúde Aplicada À Educação Física;
  • Atividade Física Na Empresa;
  • Atividades Alternativas E Meio Ambiente;
  • Atividades Complementares;
  • Atividades Físicas Adaptadas;
  • Atividades Físicas Em Academias;
  • Bases Da Atividade Física E Saúde;
  • Bioinformação E Tecnologias Digitais Para Educação Física;
  • Bioquímica Aplicada À Saúde;
  • Brincadeiras E E-Games;
  • Cinesiologia E Biomecânica;
  • Crescimento E Desenvolvimento Humano;
  • Cultura Corporal Do Movimento;
  • Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Saúde;
  • Ed – Cultura Digital;
  • Ed – Desenvolvimento De Carreira;
  • Ed – Design Thinking;
  • Ed – Empregabilidade;
  • Ed – Marketing Digital;
  • Ed – Mindset Ágil;
  • Ed – Projeto De Vida;
  • Estágio Em Educação Física Bacharelado I;
  • Estágio Em Educação Física Bacharelado Ii;
  • Estágio Em Educação Física Bacharelado Iii;
  • Expressão Corporal E Dança;
  • Fisiologia Do Exercício E Bases Nutricionais;
  • Fundamentos Da Iniciação Esportiva;
  • Fundamentos Do Treinamento Esportivo;
  • Fundamentos Dos Movimentos Básicos;
  • Introdução À Biologia Celular E Do Desenvolvimento;
  • Introdução À Educação Física;
  • Introdução Aos Esportes;
  • Lutas Na Educação Física;
  • Medidas E Avaliação Em Educação Física;
  • Metodologia Do Ensino De Esportes Aquáticos;
  • Optativa;
  • Pensamento Científico;
  • Práticas Esportivas;
  • Prescrição Do Exercício Para Grupos Especiais;
  • Primeiros Socorros;
  • Psicologia Do Esporte E Do Exercício;
  • Qualidade De Vida E Educação Física;
  • Recreação E Lazer;
  • Sociedade Brasileira E Cidadania;
  • Trabalho De Conclusão De Curso I;
  • Trabalho De Conclusão De Curso Ii;
  • Treinamento Personalizado.

Inicie seu curso em Educação Física!

E aí? Agora você já sabe tudo sobre o curso de Educação Física! Chegou a hora de você decidir qual a graduação que mais combina com você: o bacharelado ou a licenciatura?

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