InícioPós-graduaçãoEnfermagemO que é a Enfermagem do futuro?

O que é a Enfermagem do futuro?

Atualmente, saber o que é a Enfermagem do futuro é muito importante para os estudantes e atuais profissionais da área, principalmente porque o setor está mudando muito rápido. Isso se deve em maior parte ao avanço da tecnologia que acabou modificando certos métodos e formas de atuação.

Além disso, com o envelhecimento da população mundial de pacientes, os desafios da Enfermagem do futuro são cada vez mais colocados em pauta por diversos especialistas e estudiosos. Por isso, o setor de Enfermagem está sendo forçado a evoluir com o objetivo de garantir que os hospitais e outras organizações possam continuar a fornecer o melhor atendimento possível.

Então, como um estudante ou profissional do ramo da Enfermagem, você terá que garantir com que o atendimento dos pacientes procure acompanhar as mudanças que acontecem a todo o momento nessa área. Por outro lado, parte dessa responsabilidade requer estar a par dos desenvolvimentos do setor para garantir que você esteja atualizado com o que há de melhor e mais recente nessa prática clínica.

Eventualmente, quando se fala em saúde e cuidado como ser humano, a profissão mais lembrada de forma histórica é, sem dúvidas, a Enfermagem. Pois, desde o período pré-cristão mulheres e sacerdotes já assumiram o papel de enfermeiros no cuidado de doentes e idosos, com técnicas de como desinfecção, massagens, uso de substâncias purgativas, dentre outras ações. Temporalmente, essa profissão deixou de ser vista apenas como uma atividade meramente do público feminino e um complemento do trabalho do médico.

Infelizmente, muitos estudantes da área da saúde acabam por priorizar ou mesmo buscar uma graduação em Medicina por uma falsa ideia sobre as vantagens, jornada de trabalho, status e remuneração profissional. Porém, a Enfermagem do futuro reserva um cenário extremamente promissor para os seus profissionais.

Na Enfermagem do futuro os profissionais estarão cada vez mais qualificados

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área da saúde conta com cerca de 3,5 milhões de trabalhadores em todo o território nacional. Desse número, 50% ̈é composto por profissionais de Enfermagem, dentre eles, estão técnicos, auxiliares e enfermeiros. Nesse sentido, a principal tendência para a Enfermagem do futuro é que os profissionais se tornam cada vez mais qualificados.

Hoje, apenas 23% dos profissionais do setor possuem algum tipo de graduação. Na universidade, os alunos já estudam uma grade curricular cada vez mais multidisciplinar, com matérias como Biomedicina, Bioquímica, Genética, Administração e até mesmo Ética. Além disso, os profissionais estão investindo em pós-graduações que agreguem conhecimento e os tornem mais preparados para um mercado cada vez mais competitivo.

Em outras palavras, os enfermeiros precisam desenvolver um conhecimento universal de cuidados, que de preferência seja compatível com todas as culturas. No entanto, sempre haverá a permanência da ideia de que a ideia básica do cuidar será sempre o amor e a empatia, e a tecnologia continuará a facilitar o trabalho da Enfermagem do futuro. Assim, é possível que os humanos tenham implantes de microchips biológicos para acompanhamento de sua saúde.

Também é provável que os enfermeiros robôs ajudem a tratar pessoas doentes, aumentando a expectativa de vida. Para isso, também é preciso que os enfermeiros do futuro tenham algum tipo de conhecimento técnico que o permita manejar ou orientar tais robôs. Aliás, também se espera que o desenvolvimento de novos medicamentos ajude os enfermeiros a tratar de pessoas doentes com maior facilidade, ou seja, a tecnologia nunca irá substituir os enfermeiros, mas irá auxiliá-los. Então ter novos conhecimentos sempre ajudará o profissional da área a se manter atualizado.

A Enfermagem do futuro irá causar um aumento das especializações e funções

De certa forma, na Enfermagem do futuro, a busca por qualificação aumentará gradualmente, e assim também aumentarão o número de cursos que oferecem alguma especialização em todo o país. Se antigamente a enfermagem geral, que tratava da área geriátrica e da saúde pública eram as preferências ou únicas opções.

No futuro, os profissionais que se graduarão na área já terão outras opções bem mais promissoras e remuneradas. Hoje em dia já ocorre isso, e assim a Enfermagem do futuro se revela próspera, no sentido em que especialidades como ostomia, terapia intensiva, obstetrícia e psiquiatria clínica estão sendo ensinados para os enfermeiros já na faculdade.

Do mesmo modo, a principal motivação para quem escolhe cursar Enfermagem é seguir a função de cuidar de pessoas e garantir a qualidade de vida para quem se encontra nos seus momentos mais difíceis. No entanto, em alguns anos, será cada vez mais normal encontrar profissionais atuando na área administrativa, de ensino, gestão e pesquisa de enfermagem.

De forma que as universidades e cursos técnicos já preparam os estudantes para encararem essa situação futura e buscarem uma nova visão profissional. Isso ocorre por conteúdos mais complexos e de temas que envolvem a gestão de pessoas, humanização, hospitalidade no atendimento, administração e ética.

A mesma coisa também acontecem com clínicas e hospitais, que estão se abrindo para que suas equipes de Enfermagem busquem participar de diversos setores e em novas funções, geralmente ligadas ao controle de processos, na linha de frente da gestão de equipes e com cuidado assistencial.

Uso da tecnologia cada vez mais presente e mais homens na profissão

Sobretudo, não dá para negar que o avanço da tecnologia proporcionou evoluções no setor da Saúde, principalmente na busca de curas, tratamentos e realização de procedimentos mais eficazes. Esse cenário revela que a tecnologia será ainda mais importante para o trabalho do profissional de enfermagem.

Pois, novos softwares, digitalização de exames e prontuários, atendimentos via teleconferências e equipamentos de diagnósticos mais precisos são apenas algumas das previsões para a Enfermagem do futuro. Com a capacidade de facilitar o dia a dia desses profissionais, reduzindo horas de trabalho e melhorando o atendimento, essa tecnologia será primordial para salvar diversas vidas.

Por fim, queremos ressaltar a maior presença masculina na profissão, que atualmente é majoritariamente ocupada por mulheres – cerca de 89%, conforme o Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo.

Mas, há 40 anos esse fato ainda era marcante, porque apenas 2% dos profissionais do setor eram homens. Nessa perspectiva, a visão para o futuro da Enfermagem é bem otimista na questão de equidade de gênero, onde homens estão cada vez mais ocupando cargos erroneamente classificados como “femininos”.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.