InícioGraduaçãoEngenharia MecânicaQuais as vantagens de fazer Engenharia Mecânica semipresencial?

Quais as vantagens de fazer Engenharia Mecânica semipresencial?

O curso de Engenharia Mecânica semipresencial prepara o aluno para todas as etapas que envolvem os sistemas mecânicos. Ou seja, ele aprende a projetar e a operar esses projetos.

Neste artigo, conheça mais sobre o curso neste modelo de ensino. Assim, pode analisar se esta é uma boa escolha para você. Por fim, veja quais as vantagens em escolhê-lo.

O que é o curso de Engenharia Mecânica semipresencial?

No curso de Engenharia Mecânica semipresencial o aluno aprende tudo que envolve os sistemas mecânicos. Dessa forma, estará preparado para atuar em indústrias de diversos segmentos, como por exemplo:

  • Automóveis;
  • Aeronáutica;
  • Naval.

Além disso, o graduado também pode trabalhar em empresas de energia, consultoria de projetos e em centros de pesquisas. Ou seja, oferece muitas possibilidades de atuação.

Como funciona o modelo semipresencial?

A Engenharia Mecânica semipresencial adota um modelo similar ao EAD, mas possui algumas diferenças. Então, neste caso, o aluno terá aulas à distância, contudo, misturadas às atividades presenciais.

Quando escolher uma graduação semipresencial é importante definir bem a instituição. Afinal, deve ser em uma cidade na qual você possa ir quando solicitado. Aliás, as datas presenciais são avisadas com antecedência.

Qual a grade do curso de Engenharia Mecânica semipresencial

O curso de Engenharia Mecânica semipresencial é composto por disciplinas de matemática, programação, antropologia e cultura. Além disso, para que se forme, é preciso de horas de estágio, além de apresentar o trabalho de conclusão (TCC) ao final da graduação.

As matérias podem mudar de acordo com a instituição escolhida. Assim, cada uma dá foco em uma determinada área da profissão. Portanto, ao definir qual é a melhor, é interessante analisar esse ponto.

Matérias

Em geral, 30% do curso é voltado às disciplinas básicas. Ou seja, os conteúdos gerais sobre a área. Então, entre eles temos:

  • Administração;
  • Economia;
  • Física;
  • Informática;
  • Química;
  • Matemática.

Em seguida, pelo menos 15% do curso deve conter os temas mais específicos. Por exemplo:

  • Termodinâmica;
  • Mecânica geral;
  • Gestão de produção;
  • Metrologia;
  • Segurança do trabalho;
  • Sistemas mecânicos.

As matérias específicas visam ensinar e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Sendo assim, veja quais as oferecidas pela faculdade que deseja cursar e se atendem suas expectativas.

O que faz o aluno formado em Engenharia Mecânica semipresencial

É muito importante que você saiba quais as áreas de atuação no mercado. Afinal, já na faculdade é possível focar os estudos naquilo que deseja trabalhar após a formatura.

A Engenharia Mecânica semipresencial oferece muitas oportunidades. Então, veja a seguir as cinco principais áreas de atuação, bem como a importância desse profissional em cada uma delas.

1 – Petroquímica

Aqui, o engenheiro deve cuidar de todos os produtos petroquímicos. Além disso, também faz a gestão de equipes.

2 – Metalúrgica

Nesta área o engenheiro realiza e conduz projetos, bem como comanda equipes e gerencia todos os setores, ocupando até cargos de direção.

3 – Automobilística

Talvez esta seja a atuação mais conhecida por todos. Assim, o engenheiro é responsável por toda a cadeia de produção. Portanto, todas as etapas precisam ser vistoriadas por ele.

4 – Bancos

Pode ser que estranhe essa opção, mas na verdade é algo comum. Afinal, devido à formação matemática, os engenheiros também podem atuar como analistas de mercado para os bancos.

5 – Setor Público

Por fim, por meio de concursos é possível garantir sua vaga na área pública. Aliás, muitas prefeituras precisam desses profissionais durante seus mandatos. Sendo assim, fique de olho nas oportunidades.

Analise seu perfil

Para escolher uma boa área para seguir é importante entender seu perfil. Ou seja, as atividades que mais gosta de desenvolver. Assim, você saberá qual a melhor vaga no mercado de trabalho.

Quais as vantagens de fazer Engenharia Mecânica semipresencial

Escolher essa Engenharia traz vantagens para o aluno. Portanto, veja a seguir quais as principais, e tome a decisão sobre o modelo de seu curso.

Custo menor

A graduação semipresencial gera uma economia ao aluno. Isso porque ele não precisa se deslocar até o local de ensino todos os dias. Assim, a maioria das aulas podem ser feitas em sua casa.

Mais flexibilidade

O aluno também tem horários mais flexíveis devido ao EAD. Então, permite que ele crie sua rotina de estudos e defina as horas de estudo. Quem tem mais disciplina pode aproveitar muito esta vantagem.

Modelo misto

Por fim, como a Engenharia Mecânica semipresencial conta com um modelo misto, o aluno pode aproveitar os momentos presenciais para conversar com os professores. O tempo também é válido para conhecer seus colegas de turma.

Além disso, é uma boa chance para alinhar seu conhecimento. Por fim, evita que sempre esteja sozinho, para aqueles que gostam de atividades em grupo.

Onde cursar Engenharia Mecânica ?

É essencial que escolha uma boa faculdade para cursar Engenharia Mecânica. Afinal, esse é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.

Para ajudar na sua decisão, é importante que verifique alguns pontos, como por exemplo:

  • Veja se é reconhecida pelo MEC;
  • Olhe o valor da mensalidade;
  • Veja se tem o modelo desejado;
  • Analise a grade curricular.

Ao verificar todos esses pontos será mais fácil escolher a sua graduação. Aliás, o Grupo Kroton oferece as melhores faculdades com este curso. Então, opte por uma delas para os seus estudos.

Qual o valor do curso?

Em geral, a faculdade de Engenharia Mecânica tem um valor muito acessível. Assim, a média é de R$ 140,00 por mês. Importante citar que isso varia de acordo com a instituição desejada.

Além disso, vale lembrar que há programas como Prouni e Fies que podem ajudá-lo a conseguir uma vaga de graça. Ou ainda, bolsas de baixa renda. Veja todas as opções disponíveis.

Aposte no curso de Engenharia Mecânica

Definir uma graduação nunca é algo simples. Afinal, é uma decisão que impacta toda a sua vida. Mas, escolher a engenharia é a certeza de que tudo dará certo.

Caso goste da área de Exatas e seu perfil atenda ao proposto neste artigo, siga neste curso. Além disso, terá todas as vantagens do modelo semipresencial. Basta escolher a faculdade certa e iniciar seus estudos.

Lembre-se de que há muitas vagas no mercado e áreas para atuar. Então, fique focado nos estudos e garanta um bom trabalho ao sair da faculdade.

Continue por aqui e veja também as vantagens de fazer Engenharia Civil semipresencial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.