InícioGraduaçãoEngenhariaVale a pena estudar Engenharia Química?

Vale a pena estudar Engenharia Química?

O curso de Engenharia Química é, sem dúvidas, um dos campos mais visados atualmente. No mercado de trabalho industrial, os engenheiros em geral desempenham um importante papel. Entretanto, no caso desta engenharia em específico, sua relevância de justifica pelo fato de que estes profissionais são responsáveis por transformar matéria-prima em produtos.

Nesse sentido, por meio de pesquisas e aplicações de conhecimento prático, o engenheiro químico se vê completamente inserido nos processos que envolvem alterações químicas e físicas que fazem a verdadeira “mágica” acontecer.  E, num contexto de desenvolvimento de tecnologias e produção em larga escala, a Engenharia Química ganha o seu devido protagonismo.

Mas, apesar de toda a sua importância no setor industrial, é comum que muitos estudantes tenham dúvidas com relação ao custo-benefício efetivo que o curso de Engenharia Química pode proporcionar. Nesse caso, é preciso avaliar se o seu perfil é compatível com essa formação. Afinal, há diversas possibilidades disponíveis para os estudantes que se interessam pela área de exatas. Aqui, o ideal é saber identificar as razões para focar em algum desses campo.

Se você é estudante e compartilha dessas questões, está no lugar certo. Neste texto, nós iremos explicar detalhes gerais do curso e os motivos que fazem a formação em Engenharia Química valer a pena.

Em um material semelhante, discutimos o que faz um engenheiro químico. Clique aqui para conferi-lo e acompanhe a leitura para descobrir se o curso realmente vale o seu esforço.

O mercado de trabalho do campo da Engenharia Química

De antemão, é válido saber que o mercado de trabalho está sempre de portas abertas para os engenheiros. Quando comparamos com outros cursos, percebemos que esse setor tende a se destacar. Isso acontece porque o Brasil é um país ainda em franco desenvolvimento. E, justamente por isso, os campos ligados à infraestrutura e indústria terão mais espaço para crescer e se modernizar.

Assim, podemos afirmar que os setores ainda em fase de consolidação estão mais sujeitos à investimentos e atenção. Isso faz sentido porque áreas já estabelecidas são apenas mantidas e adaptadas. Ao passo que aquelas que estão em fase de crescimento sofrerão maiores transformações. Dessa forma, a Engenharia Química entra como um importante gerador de mão de obra especializada para atuar nos setores produtivos do país.

Especificamente no que se refere ao campo de trabalho dos engenheiros químicos, um aspecto que chama atenção é a sua abrangência. Por ser um trabalho essencial, a Engenharia Química está por trás de praticamente todos os fenômenos do nosso dia a dia. Se você está lendo este texto agora, certamente isso se deve ao serviço de um desses profissionais. Pois até mesmo o teclado do seu computador é fruto da conversão de matéria-prima em plástico moldado.

De qualquer modo, o campo de trabalho para estes profissionais é tão extenso que abarca as mais diversas funções, perpassando pelos setores automotivo, farmacêutico, alimentício e muito mais! E é por conta disso que o curso é tão valorizado no Brasil.

Segundo uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o engenheiro químico atua em toda a indústria de transformação química, sendo ele também responsável por levar e aplicar o conhecimento adquirido via laboratório na indústria. Ou seja, é de extrema pertinência que o país que continue formando profissionais voltados para a área da indústria química.

O que o curso proporciona ao estudante

Para além do mercado de trabalho, que é uma das principais motivações para cursar Engenharia Química, há também outras vantagens. Não é somente porque o setor é importante e valorizado que você deverá escolher este curso. Contudo, devido à uma grade curricular complexa e rica, o curso forma profissionais altamente capacitados e experientes.

Com duração média de cinco anos, o curso de Engenharia Química tem foco nas disciplinas da Física, Matemática e Química, obviamente. Outra característica predominante são as matérias práticas de laboratório. Nelas, os estudantes estarão expostos à processos intensos de aprendizagem, além de qualificação suficiente para transformar conhecimento teórico em aplicações empíricas.

Dessa forma, ao ingressar em um curso como esse, você estará habilitado para estudar profundamente os seguintes conteúdos:

  • processos bioquímicos
  • ciência dos materiais
  • cinética
  • geometria analítica
  • estatística
  • química orgânica e inorgânica
  • mecânica
  • termodinâmica

Esses são apenas alguns exemplos da grade curricular. Como se pode notar, muitos destes conteúdos são comuns a outras engenharias. Entretanto, cada um dos pontos será trabalhado com foco nos usos e aplicações da indústria química.  O interessante do curso de Engenharia Química é que, devido a sua abrangência, ele abre muitas possibilidades aos estudantes. Que no futuro terão mais opções de campo para atuar.

Habilidades requeridas de um engenheiro químico

Em acordo com boa parte dos argumentos aqui expostos, é notória a riqueza formativa de um engenheiro químico. Com cursos completos e bem estruturados, estes profissionais concluem a graduação com uma qualificação de alto padrão e currículo diferenciado. Essas características podem ser percebidas pelas habilidades destes engenheiros na execução de suas atividades profissionais.

Sob esse ponto de vista, algumas qualidades são tradicionalmente reconhecidas nos engenheiros químicos. A saber:

  • facilidade para trabalhar em grupos
  • visão ampla e perspicaz
  • identificação rápida de problemas
  • criatividade
  • capacidade para tomar decisões assertivas
  • organização e dinâmica

Assim, todas essas características se manifestam, em maior ou menor medida, nos engenheiros químicos. Ao longo dos cinco anos de curso, os estudantes aprendem a desenvolver habilidades que são de extrema importância no mercado de trabalho.

Devido ao dinamismo e a rapidez com que as coisas acontecem no ambiente industrial, os profissionais devem se mostrar capazes de entrar e sair de problemas com a mesma rapidez. Por conta disso, as habilidades listadas acima fazem do engenheiro químico um profissional cobiçado pelos setores produtivos das indústrias brasileiros e internacionais.

Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Aqui, podemos afirmar que, levando em consideração a abrangência e a qualidade da formação, o curso de Engenharia Química é uma ótima escolha para os apaixonados pelas matérias de exatas.

Não deixe de acompanhar tudo que acontece no mundo do vestibular e das faculdades. Acesse a nossa página principal e fique por dentro das novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.