InícioGraduaçãoFaculdade pública x particular: quais as diferenças?

Faculdade pública x particular: quais as diferenças?

Escolher entre a faculdade pública x particular é algo que assombra a vida de muitos alunos do ensino médio. Já que, essa decisão é muito crucial para o futuro e ninguém quer seguir a escolha errada.

Todavia, para ir pela direção certa, é preciso conhecer quais as diferenças entre estes lugares. Por isso, veja abaixo, quais as vantagens de cada uma das faculdades e entenda como escolher a certa para você.

Faculdade pública x particular: diferenças

Tanto a universidade pública, quanto a particular possuem suas vantagens. Dessa forma, a melhor coisa a se fazer é analisar qual delas combinam mais com o seu perfil. Assim, você pode decidir pelo que melhor favorece o seu futuro.

A lista abaixo é feita com base em alguns conhecimentos básicos sobre estes lugares. Por isso, serve como guia para que pré-universitários possam escolher o lugar perfeito para estudar.

Diferença entre a infraestrutura

A diferença entre a faculdade pública x particular começa na base. Já que, o ensino público depende do apoio do governo, por isso, sofre muitas vezes com cortes no orçamento.

Graças a isso, nem sempre é possível investir em coisas mais modernas para o local. O que deixa a rede pública, muitas vezes em condições precárias.

Por outro lado, a rede privada de ensino consegue fornecer conforto e equipamentos novos para os alunos. Visto que, o valor mensal pago por eles é bom o suficiente para manter o lugar em ordem.

Qualidade de ensino:

Não é incomum encontrar alguém falando sobre o ensino superior público, pois, apesar da falta de investimento, possui um ensino notável e de qualidade. Tudo isso, graças aos professores e aos alunos.

Contudo, a competição entre a faculdade pública x particular não acabou. Já que, é comum hoje em dia achar docentes que dão aula em ambos os locais. Em outras palavras, o ensino privado não é ruim, apesar de ser visto como inferior pela maioria.

Flexibilidade para quem trabalha e estuda

Para aqueles que estudam e também trabalham, é difícil encontrar tempo para realizar os dois. Por conta disso, a federal acaba não sendo a melhor opção. Visto que, a carga horária dos cursos é bem maior em rede pública do que em faculdades privadas.

Dessa forma, estudantes sem tanto tempo livre, deverão investir na rede privada. Caso esse seja o seu caso, escolha um curso na particular, pois, será mais fácil de encontrar tempo para estudar e trabalhar.

Todavia, não é impossível estudar na federal do seu estado e manter um emprego ao mesmo, mas, isso é algo que depende do muito do curso e da sua vontade de fazer isso. Já que, não existe uma regra, quem conhece os seus limites é você.

O corpo docente

Escolher entre a faculdade pública x particular se torna uma tarefa ainda mais difícil quando se analisa o corpo docente desses dois lugares. Visto que, apesar das desvantagens, a federal ainda possui a melhor equipe de professores.

Onde todos são graduados e, em geral, possuem mestrado, às vezes até mesmo doutorado, nas disciplinas que ensinam. Por isso, eles são mais capazes de tirar dúvidas difíceis dos alunos e preparar eles para o mercado.

Contudo, isso não é uma regra, pois, é claro que existem bons docentes em faculdades privadas. Por isso, avalie o lugar e o curso, nunca o quadro geral. Já que, professores bons ou ruins se encontra em todos os cantos.

Particular: calendário acadêmico

Outro tópico válido a ser mencionado para diferenciar a faculdade pública x particular são as paralisações na rede pública. Já que, diversas vezes durante os anos letivos, eles ficam sem aulas. Isso gera um atraso na graduação e atrasa a entrada no mercado de trabalho.

Dessa forma, a rede privada sai em vantagem, pois não possui greves. Por isso, a não ser que o aluno não queira mesmo estudar ou tenha um imprevisto pessoal, é provável que não ajam atrasos e ele se forme no tempo certo.

Pública: currículo e oportunidades no mercado

O currículo é algo muito importante para os alunos. Já que, é o que dá impulso para a vida profissional deles. Dessa forma, qualquer um que queira se destacar no mercado, precisa pensar no local em que cursará.

Seguindo esse critério, é verdade que a rede pública se destaca na área acadêmica. Em outras palavras, caso o seu sonho seja trabalhar com pesquisas, na faculdade federal você terá mais oportunidades e preparo desde a base.

No entanto, se o seu sonho é trabalhar aplicando o que sabe, em um local de trabalho padrão, não existe lugar ideal para você. Já que, ambas a faculdade pública x particular são capazes de te preparar para isso.

Nesse caso, você deve considerar os outros itens da lista escolher o melhor seguir. Tenha em mente que isso é a chave para uma boa carreira, então analise com calma.

Faculdade pública x particular: formas de ingresso

Hoje em dia, o Enem é aceito em boa parte dos lugares. Por isso, a preparação para ingressar na facul está mais simples. Visto que, tanto públicas, quanto privadas aceitam a nota.

Ainda assim, isso não é um padrão geral. Já que, muitas das faculdades particulares têm sua própria prova de ingresso. O que dificulta chamar a atenção do público, pois, muitos estudam apenas para o Enem.

Dessa maneira, a grande diferença entre a faculdade pública x particular está na competição. Tendo em vista que, cursos particulares são menos concorridos que cursos da rede pública, devido à boa fama do lugar e do valor ser gratuito.

O custo benefício das universidades públicas

Talvez a maior forma de diferenciar as redes públicas e privadas seja pelo valor. Já que, faculdades públicas são gratuitas e o aluno não precisa pagar pelo material. O que facilita para alunos carentes estudar nelas.

Contudo, o oposto disso é a particular, onde os presos são absurdos. Sendo muitas vezes, a razão de dívida dos alunos. Claro que é possível achar descontos muito bons, ou até mesmo usar o Prouni e o Fies, mas esses casos são a minoria.

Escolha com base nas suas prioridades

Na prática, a faculdade pública x particular são bem parecidas, sendo as diferenças a razão para escolher entre elas. Por isso, olhe para o que você precisa e sempre priorize o lugar que for mais vantajoso.

Por fim, não existe regra para escolher entre elas. Já que, quem decide é você com base no que precisa. Dessa forma, não tenha medo, liste as melhores opções e corra atrás do seu sonho. Não importa o que seja, apenas faça o que quer fazer.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.