InícioGraduaçãoGastronomiaComo é a faculdade de Gastronomia?

Como é a faculdade de Gastronomia?

Há milhares de anos, as sociedades humanas experimentam, desenvolvem e registram novas técnicas para preparar seus alimentos. Aliás, não apenas técnicas, mas receitas, cuidados com ingredientes e modos de temperar.

Como ocorre em qualquer ciência, a Gastronomia passou por significativas mudanças ao longo do tempo e até hoje segue se reinventando e realizando novas descobertas. Que tal conhecer como é a faculdade de Gastronomia? Acompanhe o post da Voomp e vamos descobrir juntos!

Como é a faculdade de Gastronomia

A faculdade de Gastronomia é considerada um curso superior tecnólogo. Isso significa que, diferente de um curso técnico, é preciso ter ensino médio completo para cursar e, ao final da faculdade, receber um diploma de nível superior.

Nos últimos anos, a Gastronomia ganhou bastante visibilidade através de reality shows de sucesso na televisão. No entanto, a formação no curso superior de Gastronomia é muito mais ampla e oferece conhecimentos que vão muito além de preparar um prato. 

De modo geral, a faculdade de Gastronomia é responsável por formar profissionais que tenham uma visão completa sobre tudo que envolve os alimentos. Desta forma, a faculdade aborda questões de produção de alimentos, nutrição, planejamento de cardápios, drinks e administração de espaços que trabalham com alimentos. Ou seja, podemos considerar um curso multidisciplinar

Se você sonha em fazer Gastronomia, é bom ir lavando as mãos e vestindo o seu avental! Prepare-se, pois o curso exige bastante da parte prática. Afinal, é cozinhando que se aprende, não é mesmo?

O que se aprende na faculdade de Gastronomia?

Como já mencionamos, o curso de Gastronomia vai muito além do estudo das técnicas de cozinha e possui um caráter multidisciplinar. Ao fazer Gastronomia, você encontrará matérias sobre processos industriais, diferentes tipos de alimentos, segurança alimentar e planejamento.

A formação costuma ser bastante generalista, de modo que o aluno possa explorar as diferentes áreas da gastronomia. Desta forma, os alunos aprendem técnicas de confeitaria, panificação, coquetelaria e se aprofundam nas variedades de alimentos, como verduras, frutas, bebidas, carnes, frutos do mar e grãos. 

É esperado que o profissional formado em gastronomia tenha uma boa visão geral sobre um negócio no ramo alimentício. Por isso, também são estudados tópicos relacionados à administração de negócios, economia, planejamento de cardápio, empreendedorismo e gestão de projetos. 

Por fim, ainda existem outros temas que conferem ao estudante de Gastronomia uma visão completa sobre a área. São estudos sobre História da Alimentação, tendências gastronômicas, legislação, nutrição, higiene e controle de alimentos.

Confira algumas matérias que compõem a grade curricular do curso de Gastronomia na faculdade Pitágoras!

  • Administração Aplicada à Gastronomia
  • Confeitaria
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha Fria
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Nutricional
  • História da Alimentação e da Gastronomia Brasileira
  • Matérias-primas, Higiene e Controle de Alimentos
  • Planejamento de Cardápio
  • Serviços de Bar
  • Serviços em Eventos e Buffet
  • Técnica Básicas de Cozinha
  • Tecnologia de Alimentos

Quanto tempo dura a faculdade de Gastronomia?

É muito comum que cursos superiores tecnólogos tenham uma duração reduzida em relação aos tradicionais cursos de bacharel. Desta forma, o curso de Gastronomia pode durar de 2 a 3 anos, dependendo da instituição de ensino que oferece.

Mas não se assuste! Dá tempo de aprender bastante coisa, praticar por um bom tempo na cozinha e ainda fazer um estágio. O curso de Gastronomia é uma ótima opção para quem deseja iniciar uma formação e logo entrar no mercado de trabalho.

Quanto custa uma faculdade de Gastronomia?

Ao calcular os custos de uma faculdade, é preciso considerar diversos fatores. A notícia boa é que no curso de Gastronomia as mensalidades não costumam ser altas se comparadas a outros cursos. 

Em uma faculdade presencial, o custo mensal gira em torno de R$ 500. Nas faculdades à distância, esse valor é ainda menor, custando menos de R$ 300. É claro, esses não são valores fixos praticados em todas as faculdades. Eles podem variar para mais ou para menos, mas a média fica em torno disso. 

Neste momento, é interessante fazer uma boa pesquisa, comparar preços e avaliar a qualidade das instituições de ensino. Você irá encontrar bons cursos de Gastronomia ofertados por instituições como as faculdades Pitágoras, Unime, Unic, Unopar e Anhanguera

Ah, vale a pena reservar um dinheiro para investir nos seus equipamentos de trabalho também! Embora as faculdades possam oferecer instrumentos, facas, tábuas e panelas, é interessante que você adquira para poder praticar com qualidade. Muito mais do que um custo, acaba sendo um investimento em você mesmo!

Como é o mercado de trabalho para os gastrônomos?

As projeções para quem investe na formação em Gastronomia têm sido animadoras. A profissão vem sendo cada vez mais valorizada à medida que se profissionalizam processos em bares, restaurantes e demais estabelecimentos alimentícios. 

Apesar de o foco de atuação ser restrito ao universo dos alimentos, as oportunidades podem ser diversas, desde trabalhar em um grande restaurante ou abrir seu pequeno negócio. Em hotéis e cruzeiros, por exemplo, gastrônomos costumam ser requisitados para coordenar o planejamento e a produção alimentícia para atender bem aos hóspedes e viajantes. 

No ramo dos eventos, gastrônomos encontram ótimas oportunidades de trabalho. Festas de 15 anos, de casamento e formaturas. Toda boa festa merece um bom cardápio, não é mesmo? Serviços de assessoria e planejamento de buffet são bons exemplos de onde gastrônomos podem atuar. 

Por fim, os aplicativos de delivery chegaram para ficar e mudaram o cenário de quem trabalha com alimentos. Atualmente, você consegue empreender com maior visibilidade e facilidade para entregar seus produtos. A tendência é que o mercado continue crescendo!

Enfim, nosso conteúdo fica por aqui. Obrigado por acompanhar a página da Voomp e não deixe de acessar o blog para mais novidades! Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.