InícioGraduaçãoGastronomiaQual o preço do curso de CST em Gastronomia?

Qual o preço do curso de CST em Gastronomia?

Se você entrou nesse post, é óbvio que quer saber o preço do curso de CST em Gastronomia. Antes, porém, vamos abordar mais sobre o tema.

O mundo gastronômico é cheio de oportunidades. Porém, é preciso muita dedicação, esforço e um ensino de qualidade. Confira o conteúdo abaixo, e confira qual é o preço do curso de CST em Gastronomia.

Quer ser um grande mestre dos sabores e se tornar um grande chef de cozinha? Ou, quem sabe, comandar grandes restaurantes? Já pensou em se tornar o rei da coquetelaria? Pois bem, então fique por aqui! Hoje falaremos mais um pouco sobre a área de gastronomia.

A profissão de gastrônomo vai muito além de cozinhar e passar o dia inteiro no fogão. Afinal, esse profissional consegue atuar na administração de restaurantes, na produção de eventos, na indústria dos alimentos…  Então, já podemos adiantar uma coisa: há várias opções, viu?

Portanto, no conteúdo de hoje, você encontrará mais detalhes do universo dessa profissão.

Então, separe alguns minutos e venha com a gente!

Antes de tudo, o que é gastronomia?

Primeiramente, precisamos entender bem o conceito de gastronomia. Ela é considerada uma arte ou ciência do preparo de alimentos e bebidas.

Quando falamos isso, também estamos nos referindo a todos os instrumentos utilizados na preparação de pratos ou bebidas. Sendo assim, o profissional de gastronomia é responsável por unir todos os tipos de ingredientes e fazer a mágica acontecer.

Quando a gastronomia surgiu?

De acordo com alguns historiadores, a arte de cozinhar surgiu há milhares de anos. Alguns falam que ela surgiu junto com os primeiros seres humanos. Isso mesmo! A gastronomia surgiu quando os homens começaram a caçar em busca de alimentos. 

Contudo, não é novidade para ninguém que essa arte foi se aprimorando e se tornando cada vez mais refinada e complexa. Na história antiga, nós tivemos o desenvolvimento de alimentos e especiarias pelo Egito e Mesopotâmia. Durante o Império Romano, os chineses e indianos ganharam grande destaque também. Além disso, não podemos deixar de citar a gastronomia francesa, que conquistou toda a sua importância durante o reinado de Luís XIV.

Portanto, a gastronomia é um traço cultural extremamente característico de cada país, estado, província, comunidades e cidades. Cada região apresenta uma gastronomia única por meio de seus pratos típicos. Querem exemplo maior que o Brasil? É só pensar na quantidade enorme de  riquezas gastronômicas de cada região. 

O que faz um profissional de gastronomia? 

Como já falado acima, o setor de gastronomia apresenta diversas áreas de atuação. Porém, precisamos esclarecer dois termos que confundem muito as pessoas. Afinal, o profissional de gastronomia é chamado de gastrólogo ou gastrônomo?

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que no Brasil não há uma legislação que regulamenta a formação em Gastronomia. Sendo assim, não há um certo padrão estipulado em relação às capacitações acadêmicas e às profissionais. Portanto, a diferença entre esses dois termos é bem pequena. Na verdade, esses dois profissionais podem até ocupar a mesma área no mercado de trabalho.

Então, a principal diferença entre eles está, basicamente, nas formações acadêmicas. Nesse sentido, o gastrólogo é o profissional que possui graduação em Gastronomia, enquanto o gastrônomo não possui uma educação superior na área. Porém, ele pode ter realizado diversos tipos de cursos relacionados à gastronomia, como cursos livres e profissionalizantes. Logo, ambos profissionais podem atuar na criação de pratos, elaboração de cardápios e mais. Podem ser chefes de cozinha e comandar grandes buffets ou caterings. Além disso, eles também podem atuar na área de coquetelaria, criando drinks ou bebidas incríveis. 

Portanto, já deu para perceber que o estudo e a prática em gastronomia são essenciais, não é? 

Como se tornar um profissional de gastronomia?

A área de gastronomia é bem dinâmica, pois a toda hora estão surgindo novos tipos de culinárias e formatos novos de restaurantes. Então, com uma área tão dinâmica e aquecida, várias instituições de ensino começaram a incluir cursos de Gastronomia nos catálogos de cursos ou graduações. 

Portanto, os cursos ofertados podem ser de diversos tipos: cursos livres, cursos profissionalizantes, graduações, pós-graduações, workshops, entre outros. Nesse sentido, vale ressaltar que o curso superior em Gastronomia é oferecido em dois tipos: bacharelado e tecnológico. Sendo assim, o bacharelado em Gastronomia possui a duração de 4 anos, enquanto a graduação tecnológica leva, em média, 2 anos.

Vale ressaltar que já existem diversas faculdades que oferecem o curso de CST em Gastronomia, com uma ótima infraestrutura e reputação no mercado. Então, o primeiro passo para se tornar um grande profissional da área é investir em uma educação de qualidade.

Mas o que significa CST em Gastronomia?

Antes de descobrirmos qual é o preço do curso de CST em Gastronomia, é necessário compreender o que significa o termo CST. Por acaso, você sabe o significado? Não? Vem que a gente te explica.

Em resumo, a sigla CST é uma abreviação para Curso Superior de Tecnologia. Dessa maneira, ela abrange todas as graduações de nível tecnólogo. Ou seja, são aquelas que oferecem um diploma de curso superior, mas em tempo menor do que em um bacharelado.

No curso de CST em gastronomia, os alunos desenvolverão habilidades culinárias para se destacarem em um mercado bem competitivo. Além de  aprenderem sobre os mais diversos tipos de pratos e alimentos, os alunos poderão criar, planejar e operacionalizar produções. Tudo isso, claro, sempre respeitando os aspectos sociais, culturais e econômicos de determinada região.

Por possuir uma duração reduzida, o curso de CST em Gastronomia foca em uma graduação bem prática e técnica, 100% voltada para o mercado de trabalho. Nesse sentido, os futuros gastrólogos poderão atuar em cozinhas de diversos portes, realizando atividades variadas no preparo de alimentos. 

Onde encontro o curso CST em Gastronomia?

Como já falado acima, você pode encontrar diversos tipos de cursos na área de Gastronomia. Contudo, já é possível encontrar graduações tecnológicas nessa área. Pensando nisso, separamos abaixo algumas das instituições de ensino que oferecem esse curso. Todas contam com uma ótima infraestrutura, grade curricular e reputação no mercado de trabalho. Veja só:

  • Anhanguera;
  • Unopar;
  • Pitágoras.

Qual é a grade curricular do curso CST em Gastronomia?

Bom, até aqui não é nenhuma novidade que o curso de CST em Gastronomia é focado para quem ama cozinhar e, principalmente, pesquisar sobre tipos de pratos e alimentos. Ao longo dos semestres da graduação, os alunos desenvolvem organização, disciplina e aprendem a administrar o tempo. Além disso, eles também aprimoram habilidades de liderança e comunicação, essenciais nessa área.

Por isso, o curso de CST em Gastronomia vai apresentar disciplinas menos teóricas, bem técnicas e práticas. Pensando nisso, separamos algumas das principais disciplinas desse curso. Confira abaixo:

Administração Aplicada À Gastronomia

Nessa matéria, os alunos estudarão administração voltada à gastronomia, destacando a sua importância em vários empreendimentos gastronômicos. Assim, o objetivo dela é dar bases para os conceitos de gestão em estabelecimentos. O objetivo, claro, é fornecer ferramentas para o crescimento profissional dos alunos. Logo, os estudantes poderão conhecer os fundamentos e métodos de gestão e organização.

Confeitaria

Aqui os alunos serão apresentados ao mundo da confeitaria, e aprenderão quais são as competências técnicas e tecnológicas na área.

Cozinha Brasileira

A culinária brasileira é extremamente rica, então ela merece uma disciplina só para ela. Logo, os alunos descobrirão mais sobre as várias regiões do país. Isso será feito por meio do conhecimento em novos ingredientes e combinações fantásticas. 

Cozinha Fria

Nessa disciplina, os futuros gastrólogos aprenderão todos os métodos e processos da cozinha fria ou garde manger, como exemplo: entradas, saladas, patês e sopas. Em resumo, os alunos aprenderão:

– Compreender o conceito de Mise en Place;

–  A história e as terminologias da cozinha fria;

– Técnicas de cocção;

–  Preparar bases culinárias;

– Aprender receitas de garde manger.

Cozinha Internacional

Na matéria de cozinha internacional, os alunos realizarão um intercâmbio cultural com diversas culturas de diferentes países. Então, os estudantes conhecerão a culinária típica de lugares como:

  • EUA;
  • Caribe;
  • França;
  • Itália;
  • África;
  • Espanha;
  • Portugal.

Cozinha Nutricional

Nessa disciplina, os estudantes conhecerão a importância da gastronomia nutricional, promovendo a saúde e a qualidade de vida. 

Cozinha Oriental

Nessa matéria os alunos aprenderão técnicas de preparo de diversos pratos típicos da cozinha oriental.

Empreendedorismo

Empreender na área de gastronomia é super comum, e demanda muito conhecimento e dedicação. Por isso, a disciplina de empreendedorismo não poderia faltar no curso de CST em gastronomia. Os estudantes aprofundarão seus conhecimentos sobre empreendedorismo, as áreas de atuação e como desenvolver habilidades de empreendedores.

Enologia e Enogastronomia

Na matéria de enologia e enogastronomia, os estudantes conhecerão a história do vinho, os componentes da uva, videira e quais são as principais castas. Além disso, aprenderão a diferença entre os principais tipos de uva. Logo, eles conseguirão classificar os vinhos, aprender técnicas de vinificação e armazenamento de vinhos.

Gestão De Projetos

Gestão de projetos é fundamental para qualquer empresa. Nesse sentido, as organizações precisam ter um objetivo claro para ser atingido em um determinado prazo. Além disso, as empresas contam com recursos humanos, financeiros e materiais. Eles devem ser utilizados para alcançar as metas e objetivos. Por isso, essa matéria é extremamente importante para os futuros gastrólogos. Principalmente para aqueles que buscam abrir o próprio negócio.

História Da Alimentação E Da Gastronomia Brasileira

A história da alimentação e da gastronomia brasileira começa com a chegada dos portugueses ao Brasil. Mais precisamente quando eles começam a ter os primeiros contatos com a cultura indígena. Então, nessa disciplina, os alunos conhecerão toda a história brasileira e seus pratos típicos. Entre eles estão a feijoada, o acarajé e a moqueca.

Homem, Cultura e Sociedade

Nessa matéria, os futuros empreendedores  serão expostos a conteúdos bem reflexivos. Isso inclui como as relações humanas se desenvolveram, a evolução do pensamento ocidental e como ele foi base para vários elementos culturais. Além disso, os alunos observarão isso do ponto de vista do indivíduo, socialismo e da sociedade. Afinal, todos os seres humanos produzem cultura e são influenciados por ela.

Legislação Social e Trabalhista

Para comandar um empreendimento, é necessário entender sobre a legislação brasileira. Afinal, toda empresa deve respeitar as normas e tratar seus colaboradores corretamente. Isso garante um ambiente de trabalho seguro e justo. Então, nessa disciplina, os alunos aprofundarão seus conhecimentos sobre as leis brasileiras.

Modelos de Gestão

Para uma empresa ser bem organizada e estruturada, é necessário escolher vários modelos de gestão, e ver qual é o mais indicado para gerir o capital humano e o financeiro. Sendo assim, nessa disciplina, os alunos terão que aprender sobre novos modelos de gestão e modelos preexistentes. 

Técnicas Básicas de Cozinha

Essa disciplina proporcionará aos alunos o conhecimento e a construção de habilidades, técnicas e competências necessárias para o desempenho das atividades de cozinha.

Esses são apenas alguns exemplos das matérias do curso de CST em gastronomia. Contudo, vale lembrar que as disciplinas variam de acordo com a instituição de ensino. 

Qual o perfil do estudante de CST em Gastronomia?

Acho que é um senso comum que determinados cursos e áreas exigem certas habilidades, não é mesmo? Nesse sentido, a pessoa precisa ter facilidade com certos assuntos ou matérias. Por exemplo, se você é uma pessoa que detesta matemática, você não vai construir uma carreira em engenharia. Por isso,  separamos abaixo algumas das principais características de quem estuda gastronomia. Confira.

  • Ser dedicado;
  • Ser organizado;
  • Ter muita paciência;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter resiliência;
  • Saber se comunicar bem;
  • Ser criativo;
  • Estar sempre disposto a aprender algo novo;
  • Ser esforçado;
  • Gostar de arriscar.

Qual o preço do curso de CST em Gastronomia?

Depois de descobrirmos um pouco mais sobre o universo da gastronomia, finalmente chegamos ao principal tópico dessa matéria: qual é o preço do curso de CST em Gastronomia?

Bom, como temos falado até aqui, a área de Gastronomia é bem aquecida. Ela conta com várias áreas de atuação. Contudo, você deve investir em uma ótima faculdade para receber uma educação de qualidade. Desta forma, terá mais chance de alcançar destaque no mercado de trabalho. Afinal, a concorrência é muito alta, né?

Separamos abaixo algumas faculdades que oferecem esse tipo de graduação, com uma ótima infraestrutura e bem conceituadas no mercado. Além disso, vale ressaltar que elas apresentam um ótimo custo benefício. Confira:

Unopar

Curso Superior Tecnólogo em Gastronomia

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e mais.

O curso de gastronomia vai transformar os alunos em profissionais de uma das áreas mais promissoras e concorridas do atual mercado de trabalho. Com duração reduzida, a graduação habilita seus alunos a trabalhar em cozinhas de diferentes portes. Eles saem preparados para executar as mais diversas atividades que fazem parte da fabricação e do preparo de alimentos e refeições.

Investimento: a partir de R$ 159,90

Duração: 2 anos 

Pitágoras

Curso Superior Tecnólogo em Gastronomia

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente em vários estados. Ela está no Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Na Pitágoras, a grade curricular do curso tecnólogo inclui disciplinas como segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional, características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia, prática comportamental e todos os tipos de comidas regionais. Durante a graduação, os alunos desenvolverão organização, disciplina e gerenciamento do tempo. Além disso, a habilidade para criar, planejar e operacionalizar produções. Farão isso sempre considerando os aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais, além de liderança e boa comunicação.

Investimento: a partir de R$ 189,90

Duração: 2 anos 

Anhanguera

Graduação tecnológica em Gastronomia

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão em diversas áreas do conhecimento.

A graduação tecnológica em Gastronomia formará profissionais 100% preparados para o mercado de trabalho. Ao longo da graduação, os alunos executarão desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia. Além disso, terão acesso aos métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais.

Investimento: a partir de R$159,90

Duração: 2 anos 

Quais são as áreas de atuação em Gastronomia?

Você já deve estar cansado de saber que a área de atuação da gastronomia é muito ampla e rica. Afinal, temos falado isso ao longo deste conteúdo. Porém, é muito importante ressaltar isso e falar um pouco mais das áreas dessa profissão. Dessa forma, você consegue analisar qual se enquadra melhor no seu perfil. Confira algumas:

Confeitaria

Quem não é apaixonado por bolos e doces super deliciosos e decorados? A área responsável por essas delícias é a confeitaria. Em resumo, ela é a área da gastronomia que foca no preparo, decoração e apresentação de doces. Sendo assim, alguns exemplos de pratos são:

  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Cremes;
  • Coberturas;
  • Tortas;
  • Pudins;
  • Caldas.

Panificação

A área de panificação é tudo que diz respeito à fabricação de pães. Portanto, essa área engloba todos os processos dentro do preparo de pães e massas. 

Personal Chef

Há muitos gastrónomos que resolveram trabalhar como cozinheiros domésticos ou na carreira de freelancer. Logo, é possível cuidar da alimentação de celebridades, famílias ou um grupo de pessoas.

Gestão de estabelecimentos

Essa área da gastronomia não exige o preparo de pratos, ela é focada no gerenciamento gastronômico de diferentes estabelecimentos. Ou seja, o profissional deve gerir equipes e garantir o bom funcionamento de empreendimentos. Nesse sentido, o profissional de gastronomia pode atuar em:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Caterings.

Desenvolvimentos de pratos

A função do gastrônomo aqui é criar e desenvolver pratos. Em resumo, ele deve pesquisar e testar novos tipos de culinárias e alimentos. Então, ele deve ter um olhar técnico e bem aguçado, para levar em conta a interação dos alimentos em um prato. 

As carreiras em gastronomia

Além de oferecer várias áreas de atuação, a área de gastronomia também oferece diversos tipos de carreiras. Confira alguma delas:

  •  Cozinheiro;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Nutricionista;
  • Chef de cozinha;
  • Sommelier;
  • Barista;
  • Bartender;
  • Confeiteiro;
  • Padeiro;
  • Maître;
  • Garçom;
  • Copeiro;
  • Recepcionista.

Salário em Gastronomia

Segundo o site salário.com.br, a média salarial de um gastrônomo é de R$ 2.213,37. Já o site QueroBolsa informa um valor de R$ 1.884,00 por mês. Além desses, o site jobbydoo informa um valor médio  R$ 2.350,00. Sendo assim, podemos afirmar que a faixa salarial do gastrônomo varia entre R$ 1.800,00 e R$ 2.400,00.

A média salarial do profissional de gastronomia

O salário mínimo do gastrônomo pode variar de acordo com a sua função e com o local de trabalho. O salario.com.br realizou uma pesquisa com mais de 90 profissionais, e divulgou a média salarial do gastrônomo de acordo com a sua função e tamanho da empresa. Confira abaixo:

Junior

Grande empresa

R$ 2.963,82

Média empresa

R$ 2.663,00

Pequena empresa

R$ 2.356,18

Pleno

Grande empresa

R$ 3.119,40

Média empresa

R$ 3.009,79

Pequena empresa

R$ 2.818,57

Senior

Grande empresa

R$ 3.389,27

Média empresa

R$ 3.088,44

Pequena empresa

R$ 2.781,62

E aí? O que achou do preço do curso de CST em Gastronomia? Confira outros materiais aqui.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.