InícioGraduaçãoGastronomia5 livros de Gastronomia que todo estudante deve ler

5 livros de Gastronomia que todo estudante deve ler

A Gastronomia, para além da sua beleza e sabores, nos conta histórias e aspectos culturais sobre diferentes civilizações. Além disso, tornou-se uma profissão que cresce a cada dia. Assim, criamos este artigo com 5 livros de Gastronomia que todo estudante deve ler.

Cada um deles fala de gastronomia de formas diferentes. Alguns mais técnicos, outros sob uma perspectiva mais amadora e rotineira, mas todos com empenho, dedicação, respeito e amor à comida.

Então, estudante de Gastronomia ou não, confira a matéria a seguir. Certamente irá te encher de inspiração e maximizará o seu olhar perante a comida. Vamos?

1- Como água para chocolate

Laura Esquivel é a autora mexicana deste delicioso romance. Esquivel, nascida na cidade do México em 1950, recebeu indicação da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas do México para o prêmio Ariel.

A obra perpassa a vida de Tita, uma mulher que passa a maior parte do seu tempo na cozinha. E Tita tem sua vida absolutamente relacionada aos pratos que prepara, todos cheios de afeto e cuidado. É uma trama que envolve amores, família e a revolução mexicana no início do século XX.

Ainda, o livro acompanha 12 receitas mexicanas tradicionalíssimas. E, além de tradicionais, são relativamente fáceis em seu preparo. Assim, tornou-se uma obra que pode ser apreciada não só no campo da ficção e do intelecto, mas também, traduzida em sabores típicos da América Central.

Vale colocar na sua lista de livros de gastronomia, não acha?

2- Siamo tutti chef

Este livro de receitas, escrito por Benito Agati, um italiano de Gênova tem uma proposta muito legal. Além de ser uma forma que Agati dispôs de suas memórias gastronômicas-afetivas, as receitas são simples e rápidas. Inclusive, o título do livro é complementado com o subtítulo “receitas de 15 minutos”.

Ainda, para além de uma escrita acessível, o livro possui imagens lindíssimas dos pratos prontos e os seus ingredientes mais marcantes. Agora, confira o título de algumas das receitas que vêm no livro:

  • Gravatinhas à camponesa;
  • Escalopinhos ao curry;
  • Penne listrada à partenopea;
  • Ovos com aspargos e trufas;
  • Funghi porcini alla casentina;
  • Filés de frango com sálvia e arroz de passas;
  • Fettuccine ao molho de nozes;
  • Talharim de domingo;
  • Posta de salmão com maionese;
  • Penne com ricota;
  • Batata saborosa;
  • O mistério dos cogumelos.

Essas são só algumas das 145 receitas dispostas no livro. E, aí, ficou curioso para incluir mais este na sua lista de desejos?

3- O homem que comeu de tudo

Está preparado para fazer uma viagem a vários países, culturas e pratos diferentões? Se sim, conheça essa obra literária fantástica de Jeffrey Steingarten.

Tudo começa quando Jeffrey abandona a sua carreira de advogado para tornar-se um crítico gastronômico. No entanto, optou por mergulhar nos sabores mais intensos e profundos de cada cantinho do planeta.

Neste contexto, cria a própria meta de comer de tudo. E, assim, perpassa vários lugares da Ásia, experimenta categorias de gado diferentes, chucrute, trufas ao Piemonte, conservas coreanas e outros tantos sabores e lugares. O compilado que une viagens, aventuras e comida torna a obra incrivelmente gostosa e riquíssima para os estudantes de gastronomia.

4- Afrodite

Isabel Allende, autora conhecida por romances impactantes – um deles até virou filme! – decidiu criar um livro que mescla contos e receitas.

Ainda, Isabel mostra o envolvimento sensorial do livro logo nas primeiras palavras, que diz o seguinte “os cinquenta anos são como a última hora da tarde, quando o sol já se pôs e tendemos naturalmente à reflexão”. E, com isso, dá início a obra.

O livro inclui receitas repletas de sentimentos, emoções e até erotismo. E, isso se deve a crença de Isabel que associa o paladar a tudo que é palpável.

Por fim, o livro inclui pratos principais mais elaborados, sopas, bebidas, chocolates, cremes e café. É um livro delicioso tanto para ler, quanto para colocar em prática o compilado da prestigiada autora chilena.

5- Pasta Senza Vino

Este romance é escrito pelo autor brasileiro, Eduardo Krause. E, foi o seu primeiro romance publicado.

O livro se passa nos anos 60 e narra a história de Antonello Bianchi, um italiano com comportamento um tanto petulante. Conquistador e ambicioso, atrai clientela ao restaurante que trabalha.

A vida de Bianchi é repleta de aventuras amorosas e pratos deliciosos. Ainda, diante de suas aventuras amorosas, conhece uma carioca que passeou em terras italianas e ela conquista o coração de Antonello.

Por fim (mas sem spoilers), Antonello cruza o oceano em busca de Aline, usando das pistas deixadas pela brasileira para enfim, encontra-la.

Geralmente, pode-se dizer ser um livro de amor e culinária italiana. Mas também, não deixa de lado o humor, a inteligência e todos os escorregos humanos. Assim, não deixe de colocá-lo na sua lista de livros de gastronomia.

Considerações finais

A literatura é uma forma incrível de adentrar em um novo universo. E é claro que não seria diferente no mundo gastronômico.

Ainda, é fundamental associar a nossa profissão às boas histórias. Criar esse link serve como ferramenta não só de inspiração, como também motivação para seguir interessado no que se faz ou deseja fazer.

Ademais, esperamos que você, estudante de gastronomia ou não, tenha gostado dos livros que selecionamos.

Por fim, você sabe que a nossa conversa nunca encerra assim. Ao final de um artigo, sempre indicamos mais uma leitura para você, querido leitor. Então, confira as seguintes matérias:

Cibersegurança: 10 indicações de livros relacionados

Livros que todo aluno de psicologia deveria ler

Dia do Estagiário: 18 de agosto – você ainda vai ser um!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.