InícioGraduaçãoGastronomia9 produções audiovisuais da área de gastronomia

9 produções audiovisuais da área de gastronomia

Contemporaneamente, a área de gastronomia é uma das mais promissoras do mercado. Percebe-se que em todos os países há inúmeras referências sobre a área – sejam elas teóricas ou práticas, destacando-se também as produções audiovisuais.  

Ademais, a paixão pela gastronomia tem arrebatado inúmeros estudantes que optam pela graduação específica e áreas correlatas, bem como também os admiradores por todo o mundo: adeptos à culinária ou meramente espectadores das obras audiovisuais.  

Por conseguinte, as produções audiovisuais que envolvem o âmbito gastronômico passaram a ser altamente apreciado pelos brasileiros, tais como: filmes, séries, realities, documentários e demais produções audiovisuais cujo foco é a culinária. 

Neste artigo, preparamos para você a lista com as 9 produções audiovisuais que você, futuro estudante de Gastronomia, graduando na área ou apenas admirador não pode perder. Tratam-se de obras audiovisuais premiadas e fundamentais aos estudantes da área. 

Confira! 

Produções audiovisuais: filmes 

Julie e Julia (2009)

Em se tratando de produções audiovisuais que abordam a área gastronômica, um clássico do cinema é o filme Julie e Julia (2009). Dessa forma, o longa possui direção de Nora Ephron e possui protagonistas femininas, cuja narrativa visa contar a paixão de ambas pela culinária. 

Inicialmente, o desenrolar da narrativa mostra os pontos comuns entre as personagens e, sobretudo, como o amor pela culinária pode mover as pessoas em busca da realização de objetivos. Por conseguinte, o filme é estrelado pelas premiadas Meryl Streep e Amy Adams, que dão vida às personagens centrais. 

Chef (2014)

Uma das clássicas produções audiovisuais da área se refere ao filme Chef (2014). Embora o título seja de tamanha simplicidade, o filme independente Chef demonstra uma complexa situação sobre empreender na área gastronômica.

Para os interessados na área, a obra cinematográfica traz lições importantes para os que pretendem seguir o sonho de viver da arte culinária, expondo desafios enfrentados nesta jornada. 

Convém lembrar que o filme é dirigido por Jon Favreau e foi lançado no Brasil em 2014, sendo distribuído pela plataforma Amazon. 

Logo, a obra audiovisual é de extrema importância para que se possa entender os caminhos da profissão e do empreendedorismo, mas principalmente a relevância em acreditar nos próprios sonhos. 

Estômago (2007)

Do cinema nacional, podemos mencionar o filme Estômago (2007), dirigido por Marcos Jorge e que conta com grandes nomes do cinema nacional, tais como: Fabíula Nascimento, João Miguel, Carlo Briani e Babu Santana. Trata-se de uma obra irreverente, que mistura comédia e drama ao narrar a história de um cozinheiro amador que, por acaso, descobriu o seu talento para a culinária e alcançou o sucesso. 

Contudo, o protagonista passa por várias reviravoltas, mas a gastronomia sempre está presente e se mostra como de suma importância para que ele possa se livrar de situações desafiadoras.

Além disso, o filme é uma grande homenagem do cinema nacional a uma das maiores paixões do brasileiro: a comida. Trata-se de uma das produções audiovisuais indispensáveis para os amantes da culinária. 

A 100 passos de um sonho (2014)

Outro filme fundamental para os apaixonados por gastronomia é a obra A 100 passos de um sonho (2014), assinada pelo diretor Lasse Hallström. A narrativa se passa no sul da França e o enredo narra a história de Madame Mallory e uma família de imigrantes indianos. 

Adicionalmente, um enorme destaque do filme está na riqueza de imagens geográficas de cartões postais mundiais e, principalmente, da comida. Ademais, para quem deseja se emocionar e acompanhar uma história recheada de emoção e gastronomia de qualidade, recomendamos o filme. 

Produções audiovisuais: séries de gastronomia 

The Chef Show (2019) 

Chegamos agora para as indicações aos apaixonados por séries sobre gastronomia. A primeira da lista se chama The Chef Show (2019), produzida em duas temporadas e distribuída pela plataforma Netflix

Trata-se de uma série que faz referência às receitas  de Roy Choi e conta com  Jon Favreau no elenco (sim, o mesmo diretor do filme Chef que indicamos aqui na nossa lista). Em alguns episódios, ambos visitam lugares, pessoas, recebem chefs e estrelas do cinema, misturando o que há de melhor: conversa e gastronomia. 

Convém lembrar que a parceria entre um especialista em culinária, Roy Choi, e um apaixonado pela área, Jon Favreau, constrói um conteúdo divertido, leve e de muita aprendizagem sobre a riqueza social e cultural presentes na gastronomia. 

Ugly Delicious (2018)

Trata-se de um documentário com duas temporadas, também disponível na plataforma Netflix. A série documental explora a transformação de pratos, bem como a história e cultura culinária em diferentes locais. 

Assim, o renomado chef David Chang apresenta o programa de maneira descontraída, tornando divertido cada episódio. Mas o diferencial está no foco do apresentador em experimentar comidas que fazem parte do cotidiano, fugindo assim completamente do que se espera de um profissional premiado. 

Ugly Delicious (2018) consegue transpor para as telas a comida simples e seu valor: a história e a cultura presentes por trás das criações. 

Chef’s Table (2015)

Mais uma série documental está em nossa lista. No ano de 2016 a plataforma Netflix trouxe para o seu catálogo uma interessante série para área da gastronomia: Chef ‘s Table. 

Na série, há a possibilidade do espectador verificar como funcionam as cozinhas dos melhores restaurantes do mundo, permitindo uma experiência ímpar por meio do conteúdo audiovisual. Ademais, os principais profissionais da área contam sobre seu cotidiano e principais desafios para que consigam alcançar a qualidade que os torna os melhores.  

Produções audiovisuais: Documentários

Todo sobre el asado (2016)

Em se tratando das produções audiovisuais sobre gastronomia que todo estudante deve assistir, chegamos aos documentários. O primeiro recomendado se chama Todo sobre el asado (2016), no qual o telespectador consegue verificar a importância do churrasco para a cultura da Argentina.

Assim, podemos verificar como a gastronomia também representa a identidade de um povo, cuja cuidadosa preparação do churrasco, bem como a escolha dos ingredientes possuem informações muito além do que imaginamos. 

Jiro Dreams of Sushi (2011)

Por fim, para os apaixonados por gastronomia e cultura japonesa, indicamos um excelente documentário do ano de 2011: Jiro Dreams of Sushi. Distribuído pela Amazon, o documentário aborda a trajetória de um dos mais importantes sushimans da história, o famoso  Jiro Ono.  Dessa maneira, pode-se verificar como a arte do sushi demanda disciplina, paixão e muito trabalho. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.