Sabemos que o pré-vestibular é um dos momentos mais importantes e inquietantes da vida de uma pessoa. É por isso que o Voomp se preocupa sempre em auxiliar os vestibulandos nesse período. Se você tem dúvidas em relação ao curso de Ciência da Computação, mas se interessa pelo assunto e considera graduar-se na área, o presente texto irá ajudá-lo a entender se essa é ou não a melhor alternativa para você. Vamos lá?
O que você verá neste artigo:
Ciência da Computação: uma breve história
Antes de mais nada, vamos resgatar alguns conceitos e informações importantes com o objetivo de nos familiarizarmos com a área. Diferentemente do que muitos pensam, a Ciência da Computação, desenvolvida ao lado da Matemática, não surgiu depois dos computadores e equipamentos eletrônicos tão populares no nosso cotidiano. De acordo com o Observatório Juventude C&T, as máquinas de calcular foram criadas pelos cientistas com a intenção de simplificar os cálculos e as operações matemáticas. Blaise Pascal, matemático e filósofo francês, foi o responsável por criar a primeira máquina, em 1642.
Dois séculos depois, Charles Babbage, cientista e matemático inglês, concebeu o primeiro projeto de um computador. Ainda com o site, foi na Segunda Guerra Mundial que diversos cientistas passaram a elaborar “formas distintas de processamento de dados, linguagens e códigos”. Dessa forma, iniciou-se um intenso desenvolvimento tecnológico de equipamentos elétricos. Foi exatamente nesse período que os engenheiros decidiram estabelecer uma coparticipação com a empresa dos primeiros computadores: a International Business Machines (IBM).
Em 1980, contando com a facilitação dos processamentos de informação — esta, por sua vez, resultado do trabalho dos cientistas John von Neumann e Alan Turing — Steve Jobs e Steve Wozniack, fundadores da Apple, elaboraram os primeiros conceitos de computadores pessoais. A partir disso, a Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, lança o sistema operacional Windows. O Observatório Juventude C&T ressalta, por fim, que em 1987, ,após o surgimento da internet, “a computação passa a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas em todo mundo”.
Curso de Ciência da Computação
Agora que já recuperamos um pouco da história da Ciência da Computação, vamos conversar sobre o curso em si. A graduação nessa curso, o qual faz parte da área das ciências exatas, tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para atuarem no desenvolvimento de programas e no desenvolvimento de sistemas de informática. Segundo o QueroBolsa, essas atuações devem acompanhar todo o processo, desde o planejamento do projeto até a implantação e gerenciamento do software.
Para o ingresso, é necessário, evidentemente, por tratar-se de um curso da área das ciências exatas, uma boa base matemática, bem como raciocínio lógico desenvolvido. São alguns exemplos de atuações do profissional no mercado de trabalho:
- desenvolvedor;
- programador;
- analista de TI;
- arquiteto de software;
- gerente de TI;
- pesquisador em instituições públicas;
- pesquisador em instituições privadas.
Se você considerar este curso, é fundamental o conhecimento de seu grau acadêmico: bacharelado. Caso sua intenção seja abranger diversas atividades, essa é realmente a melhor alternativa para você. Isso porque o bacharel possui as competências necessárias para exercer sua profissão em qualquer área (desde que seja relativa à sua formação).
Ciência da Computação: Diretrizes Curriculares Nacionais
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais. Esse documento, por sua vez, é extremamente elucidativo e, por este exato motivo, traremos a seguir o Art. 3º:
Art. 3º Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação, além da clara concepção do curso, com suas peculiaridades, sua matriz curricular e sua operacionalização, deverá incluir, pelo menos, os seguintes elementos:
I – concepção, justificativa e objetivos gerais e específicos do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;
II – condições objetivas de oferta e a vocação do curso;
III – formas de implementação da interdisciplinaridade;
IV – formas de integração entre teoria e prática;
V – formas de avaliação e acompanhamento do ensino, da aprendizagem e do curso;
VI – formas da integração entre graduação e pós-graduação, se houver;
VII – incentivo à investigação, como instrumento para as atividades de ensino e de iniciação científica;
VIII – Incentivo à extensão, de forma articulada com o ensino e a pesquisa;
IX – regulamentação das atividades relacionadas com o trabalho de curso (se houver) de acordo com as normas da instituição de ensino, em suas diferentes modalidades;
X – concepção e composição das atividades de Estágio Curricular Supervisionado, se couber, contendo suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento;
XI – concepção, composição e regulamentação das Atividades Complementares.
Grade Curricular
Agora que já desmembramos diversos elementos fundamentais, vamos ver um exemplo de grade curricular de uma renomada instituição. A Faculdade Anhanguera e a Faculdade Pitágoras, além de oferecerem excelentes disciplinas, possuem mensalidades mais acessíveis. Na modalidade presencial, são as disciplinas do curso de Ciência da Computação (bacharelado) na Faculdade Anhanguera:
Disciplinas
- Algoritmos e Estrutura de Dados;
- Algoritmos e Estrutura de Dados Avançado;
- Algoritmos e Técnicas de Programação;
- Análise de Computabilidade e complexidade de Algoritmos;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Arquiteturas Paralelas e Distribuídas;
- Atividades Complementares;
- Compiladores;
- Computação em Nuvem;
- Computação Gráfica e Processamento de Imagens;
- Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Computação;
- Ed – Cultura Digital;
- Ed – Desenvolvimento de Carreira;
- Ed – Design Thinking;
- Ed – Empregabilidade;
- Ed – Marketing Digital;
- Ed – Mindset Ágil;
- Ed – Projeto de Vida;
- Engenharia de Software;
- Estágio Supervisionado I;
- Estágio Supervisionado II;
- Física Geral;
- Fundamentos da Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas;
- Linguagens Formais e Autômatos;
- Lógica e Matemática Computacional;
- Matemática Discreta;
- Métodos Matemáticos;
- Métodos Numéricos Aplicados;
- Modelagem de Dados;
- Optativa I;
- Optativa II;
- Programação em Banco de Dados;
- Programação Orientada a Objetos;
- Programação Orientada a Objetos II;
- Projeto de Software;
- Redes de Computadores;
- Segurança da Informação e de Redes;
- Sistemas de Computação e de Informação;
- Sistemas de Telecomunicações;
- Sistemas Digitais e Microprocessadores;
- Sistemas Distribuídos;
- Sistemas Embarcados;
- Sistemas Operacionais;
- Sociedade Brasileira e Cidadania;
- Trabalho de Conclusão de Curso I;
- Trabalho de Conclusão de Curso II.
Salário
Se uma das suas preocupações em relação a cursar ou não Ciência da Computação for a remuneração, não se preocupe. Veja, a seguir, um levantamento feito pelo site educamaisbrasil.com.br:
Trainee + Pequena Empresa: R$ 1.858,36
Trainee + Média Empresa: R$ 2.787,55
Trainee + Grande Empresa: R$ 4.181,32
Júnior + Pequena Empresa: R$ 2.415,87
Júnior + Média Empresa: R$ 3.623,81
Júnior + Grande Empresa: R$ 5.435,72
Pleno + Pequena Empresa: R$ 3.140,63
Pleno + Média Empresa: R$ 4.710,95
Pleno + Grande Empresa: R$ 7.066,43
Sênior + Pequena Empresa: R$ 4.082,82
Sênior + Média Empresa: R$ 6.124,24
Sênior + Grande Empresa: R$ 9.186,36
Master + Pequena Empresa: R$ 5.307,67
Master + Média Empresa: R$ 7.961,51
Master + Grande Empresa: R$ 11.942,27
Ciência da Computação pode ser o seu curso ideal
Se você chegou até aqui e consegue se imaginar nessa profissão, vá em frente! Temos certeza de que você será um profissional de muito sucesso. Boa sorte!