InícioIdiomasInglêsInglês: 10 dicas essenciais para aprender o idioma sozinho

Inglês: 10 dicas essenciais para aprender o idioma sozinho

Quando se fala em aprender uma língua estrangeira, muitos estudantes ficam com dúvidas em relação aos melhores cursos. Além disso, dúvidas sobre metodologias de ensino e aprendizagem acerca do idioma.

Neste sentido, encontram-se receosos sobre quais caminhos devem optar para a realização dos estudos. Porém, o que muitos não sabem é que há possibilidade de aprender sozinhos quaisquer idiomas, até mesmo o inglês. 

Importância e possibilidades oferecidos pelo idioma

Atualmente, o idioma mais procurado tem sido o inglês. Isso é devido a sua abrangência em vários países e às possibilidades que esta língua representa na vida de estudantes e profissionais. Neste artigo, falaremos sobre as 10 dicas essenciais para aprender inglês sozinho

Leia a seguir!

 

Dica 1: Primeiros passos para aprender a língua inglesa

É notório que o inglês tem feito cada vez mais parte do cotidiano das pessoas ao redor do mundo.O idioma é falado em vários países devido ao contexto histórico mundial. Logo, isso abre portas para a realização de objetivos relacionados aos estudos, anseios pessoais e, sobretudo, profissionais.

Assim, um conselho dos professores e especialistas em língua inglesa é que, antes de tudo, os que pretendem aprender o idioma devem iniciar o processo com uma imersão na língua em seu cotidiano.

Dica 2: Organize uma rotina de estudos

Para aprender inglês ou qualquer outro idioma, faz-se necessário organizar uma rotina de estudos. Assim ficará mais fácil assimilar o conteúdo e organizar um cronograma direcionado ao nível de inglês que se pretende alcançar.

Para tal, recomenda-se que você organize quais serão os dias e horários na semana em que realizará a parte teórica e prática dos estudos da língua inglesa.

Esta organização pode ser feita de maneira prática, como por intermédio de uma agenda semanal ou mensal, incluindo os conteúdos teóricos e exercícios. 

 

Dica 3: Selecione o tipo de inglês que pretende aprender sozinho

Muitas pessoas não sabem, mas há diferenças linguísticas no inglês. Este ponto deve ficar claro para quem pretende seguir as dicas e aprender inglês sozinho. Assim, algumas palavras, sotaques e uso das palavras irão depender do tipo de inglês selecionado.

Geralmente, o inglês presente nos cursos oferecidos por escolas regulares, escolas de idiomas ou universidades é o inglês britânico. No entanto, nada impede que você escolha outro tipo de inglês para aprender. Contudo, será necessário buscar os materiais adequados e compreender as eventuais diferenças. 

Dica 4: Alie teoria e prática 

Para além dos materiais de leitura e assimilação de conteúdo teórico, aprender inglês exige que você também realize exercícios práticos de pronúncia, treino de conversação ou até mesmo situações do cotidiano que exigirão a comunicação.

Ao aprender sozinho, você pode simular as situações, realizar a pronúncia em voz alta ou até mesmo treinar diálogos com amigos que já falem o idioma ou também estejam aprendendo sozinhos. Lembre-se sempre que, para aprender inglês, a prática deve ser constante. 

Dica 5: Adquira repertório sociocultural em inglês

Aprender um idioma não se trata apenas de adquirir um bom nível de leitura, compreensão e conversação, mas também aprender sobre diferentes culturas e contextos de circulação do idioma.

Para acompanhar os seus estudos, conheça também um pouco mais sobre os países que falam inglês, ouça música, assista filmes, pesquise por literatura e aprenda sobre a história do idioma.

Além de praticar a leitura e assimilar vocabulário, você ainda adquire repertório sociocultural e embarca de vez nos estudos sobre o idioma. Por fim, aprender sobre a cultura dos países que possuem o inglês como língua oficial pode ajudar a dar um  up em seus estudos, visto que estará aprendendo sozinho. 

Dica 6: Aplicativos para aprender e praticar inglês

Hoje no mercado existem diversos aplicativos desenvolvidos com o auxílio de especialistas em língua inglesa para que os estudantes possam praticar leitura, pronúncia e realizar exercícios em inglês.

Outro ponto positivo se refere à funcionalidade desses aplicativos ( disponíveis para celulares e computadores), cujos estudantes podem avançar o nível conforme os resultados dos exercícios.

A recomendação é que você pesquise por esses aplicativos e selecione aquele que mais se adequa aos seus objetivos e rotina. 

Dica 7: Realize a prática da escrita em inglês

Também é necessário que você pratique realizando a escrita de palavras, frases, textos e até mesmo respondendo exercícios. Portanto, separe um caderno de estudos para que possa realizá-los, além de anotar neste mesmo caderno as palavras que considera mais complexas ou encontra dificuldades em pronúncia e escrita.

O ato de escrever pode ajudar muito no processo de aprendizagem do inglês. 

Dica 8: Errar faz parte da aprendizagem

Ao aprender conteúdos ao longo de sua formação escolar, certamente você deve ter se deparado com alguns erros, mas que foram essenciais para que pudesse aprender os conteúdos.

Lembre-se que o erro faz parte do processo de aprendizagem e ele não deve ser encarado como algo impossível de corrigir. Portanto, ao aprender inglês, será comum que se depare com erros relacionados à leitura, compreensão, escrita e até pronúncia, mas utilize esse processo de erro como gás para a sua aprendizagem. 

Dica 9: Anote os seus objetivos em relação à aprendizagem do inglês

Mesmo que de início você não tenha clareza sobre o motivo pelo qual gostaria de aprender inglês, anote e tenha em mente o que gostaria de alcançar com a fluência no idioma.

Pode ser uma ideia de carreira internacional, intercâmbio, curiosidade, vontade de aprender sobre novas culturas, viagens ou até mesmo lecionar futuramente o idioma.

Sejam quais forem os seus objetivos, todos eles devem ser considerados e são importantes para que não desanime e siga firme nos estudos. 

Dica 10: Imersão no idioma por meio de ações cotidianas 

Conforme mencionamos neste artigo, é consenso entre os profissionais do ensino de idiomas a importância em realizarmos ações cotidianas para a imersão no inglês, pois assim conseguimos assimilar sotaques, pronúncias, vocabulário e descobrir cada vez mais palavras em língua inglesa.

Nesse sentido, configure seu celular ou computador para o inglês, ouça músicas, leia manuais e dê preferência à língua inglesa em seu cotidiano. 

 

As 10 dicas para aprender inglês sozinho são essenciais para que você inicie os seus estudos e não desanime. É possível aprender inglês sozinho, mas para que você obtenha sucesso, lembre-se sempre da necessidade de foco, organização e persistência diante dos possíveis entraves no processo de aprendizagem. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.