InícioGraduaçãoNutriçãoO que é Nutrição Funcional?

O que é Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional acompanha cada paciente de forma individual. Então, ela considera os aspectos físicos, os hábitos, a saúde mental, a rotina de trabalho e até o ambiente no qual você está inserido.

Assim, o nutricionista consegue fazer uma dieta bastante específica para as suas necessidades, levando em consideração a vida que você leva, quais são os problemas de saúde que você tem ou pode ter. Dessa forma, além de cuidar do corpo, você já previne possíveis doenças no futuro.

A alimentação dentro da Nutrição Funcional também dá atenção à saúde mental do paciente. Na dieta, o profissional vai utilizar alimentos que também tenham atuação em sintomas como ansiedade, depressão e dificuldade para dormir, por exemplo. E tem também as orientações sobre as melhores horas para se alimentar.

Ela é diferente da nutrição tradicional, que tem dietas mais ou menos padronizadas para tratar de determinadas doenças. Assim, o cardápio para quem tem diabetes é um, o de hipertensos, é outro, e quem tem doenças renais, é diferente. Não há uma especialização no paciente em si, somente nos tipos de doenças tratadas. São dietas que funcionam como ponto de partida para elaborar cardápios mais individualizados.

O foco no paciente

A Nutrição Funcional é centrada no paciente, e não nas doenças ou objetivos que ele quer alcançar. Por exemplo, na consulta, o profissional não vai passar uma dieta somente para ele emagrecer, ou para diminuir o colesterol alto. Ele vai avaliar o estilo de vida, como ele passa o dia, o que ele come e como ele está. Esses são apenas alguns fatores.

Para o nutricionista poder elaborar uma dieta especializada, essas e outras perguntas são muito importantes. Assim, ele elabora um cardápio voltado para sanar as suas necessidades. Por isso que as dietas variam muito de pessoa para pessoa. São avaliados o peso, altura, sexo, as doenças que tem e a predisposição na família.

São considerados fatores como obesidade, ansiedade, estresse e até o sedentarismo. Isso faz muita diferença para o nutricionista elaborar quais são os alimentos ideais para cada pessoa, bem como as quantidades e quantas vezes por dia ele pode se alimentar. O objetivo é trazer o bem-estar, e isso se reflete na melhora da saúde. Benefícios que seriam primários, como emagrecer, se tornam secundários. Assim, o paciente emagrece não porque tem uma dieta para emagrecer, mas porque ele está tratando da saúde como um todo.

Os benefícios da Nutrição Funcional

Além dos que falamos há pouco, a Nutrição Funcional se preocupa com o equilíbrio nutricional. Como cada pessoa é única, ela tem necessidades específicas, e quantidades e tipos específicos de alimentos que precisa ingerir. Ela conta até como o organismo vai absorver esses nutrientes. Dessa forma, o nutricionista vai utilizar os alimentos que são melhor absorvidos pelos pacientes.

O profissional vai em busca das causas dos problemas de saúde, e não tratar somente os sintomas. Isso se faz quando se analisa e se trata o corpo como um todo. Ao entender o organismo como a união de vários sistemas interdependentes, o nutricionista consegue elaborar uma dieta com ingredientes que atuem no corpo todo.

Com isso, a Nutrição Funcional vai de encontro ao que diz a Organização Mundial da Saúde sobre a descrição da saúde. ‘É um estado de bem-estar físico, mental e social, e não a ausência de doenças’. Isso diz muito. Afinal, não é porque não estamos doentes que estamos necessariamente bem. O bem-estar precisa vir de todos os lados.

Como trabalhar com Nutrição Funcional?

Essa área é uma especialização dentro da Nutrição. Antes de partir para ela, é necessário ter concluído o curso superior de Nutrição. Ele é feito em nível de bacharelado e tem quatro anos de duração. O graduando tem disciplinas de anatomia, nutrição do adulto, idoso, de crianças, educação alimentar, ciência dos alimentos e estágios obrigatórios.

Uma parte importante do curso é sobre a composição dos alimentos, que é o que eles contêm de nutrientes, fibras, açúcares e outros ingredientes. É com esse conhecimento que o nutricionista consegue elaborar dietas para cada paciente, visto que os alimentos têm propriedades particulares.

Os estágios são feitos com pacientes reais, e os graduandos, sempre com orientação do professor, realizam atendimentos e já fazem dietas balanceadas. É a vivência do dia a dia que ele terá depois que se formar.

A pós-graduação

A especialização em Nutrição Funcional é uma delas, e vem sendo bastante procurada até pela sua forma de atuação. O profissional tem aulas muito mais voltadas à Nutrição Funcional, como lidar com problemas de saúde, e como atender o paciente dentro dessa área.

Há outras especializações também, como a Nutrição Esportiva, a Hospitalar, a Oncológica, a voltada para Obesidade e Emagrecimento, e a Estética. Nada impede que o nutricionista possa fazer outras especializações. Isso torna o currículo dele mais completo, e o conhecimento, mais aprofundado.

Geralmente os cursos são feitos a distância. O aluno terá todo o suporte dos professores para acompanhar as aulas, bem como tirar dúvidas e ler materiais de apoio. Geralmente, ele precisa apresentar algum trabalho de conclusão de curso ou uma monografia.

Mercado de trabalho para a Nutrição Funcional

Como é um profissional especializado na saúde do corpo como um todo, é uma área que vem ganhando bastante atenção nos últimos anos. Quem procura melhor qualidade de vida, geralmente vai atrás de um nutricionista funcional. Seu trabalho vai ajudá-lo a ter uma alimentação voltada apenas para as suas necessidades.

Dessa forma, o campo de trabalho vai desde clínicas especializadas, até hospitais, nos quais ele trabalha em conjunto com outros profissionais da área da saúde. Casas de repouso também são uma boa oportunidade, para que os internos possam ter uma avaliação nutricional individualizada.

Academias de ginástica são outra boa opção. É um lugar que, inclusive, junta duas atitudes para a melhoria de vida: alimentação saudável e exercícios físicos. O nutricionista avalia até as necessidades do corpo usando o gasto calórico nas atividades.

Em centros esportivos a atuação é semelhante. A Nutrição Funcional trabalha com atletas, que terão uma dieta baseada nas características do seu corpo. Assim, há os atletas mais altos, os mais encorpados, os mais fortes ou os mais rápidos. O nutricionista fará um cardápio para cada um desses profissionais do esporte.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Quais áreas posso trabalhar ao me formar em Nutrição?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.