InícioGraduaçãoGeriatria e GerontologiaTudo o que você precisa saber sobre o CST em Gerontologia

Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gerontologia

Você sabe o que é Gerontologia? Não?! Bem, vou dar um mini spoiler. Trata-se de uma temática que ninguém escapa: o envelhecimento. Foi por isso que elaboramos esse artigo: para compreender essa profissão importantíssima, e te contar tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gerontologia.

Ademais, para além da ênfase no curso propriamente dito, iremos esclarecer vários aspectos relacionados a esta categoria de Curso Superior. Também abordaremos as vantagens do CST, a matriz curricular do curso e muito mais.

Dessa forma, continue aqui com a gente e confira a leitura a seguir. Vamos juntos!

O que é Gerontologia?

A Gerontologia, por sua vez, trata-se de uma das especialidades médicas que estudam o processo do envelhecimento e visam a proporcionar saúde, prevenção e tratamento de doenças, cuidados paliativos, reabilitação de idosos e muito mais.

Além disso, a Gerontologia, por ser a ciência que estuda o processo do envelhecimento, reconhece que a estimativa de vida mudou dos últimos anos para cá, assim como a qualidade. Estes aspectos têm pontos positivos e negativos nas análises do gerontólogo.

É fundamental que o gerontólogo auxilie em um processo de envelhecer qualitativo. Ainda que a ideia seja prevenir e promover bem-estar, o profissional também se faz presente em tratamentos e reabilitações, quando necessário.

Ademais, a Gerontologia é uma ciência em constante atualização, considerando todas as modificações. Há alguns anos, as pessoas viviam pouco, morriam por pragas, doenças respiratórias e afins, mas, com a mudança quantitativa de uma vida longa, fez-se necessário estudar técnicas de como envelhecer com saúde.

Pesquisas sobre a qualidade de vida de idosos

Outro aspecto relacionado à atualidade e ao estudo incessante do Gerontólogo compreende que o tempo de vida aumentou, mas a qualidade caiu. Inúmeras pesquisas nos contam o porquê da queda na qualidade de vida, e um exemplo é a matéria a seguir:

Segundo os dados da tese “Quedas, condições de saúde e qualidade de vida em idosos: estudo de base populacional de Campinas, São Paulo”, 17,1% dos idosos da cidade sofrem quedas em um período de 12 meses. A ocorrência foi maior no sexo feminino e aumentou com a idade, atingindo 23,7% nos idosos com 80 anos ou mais.

[…] As perguntas adotam dimensões para avaliar a percepção sobre qualidade de vida. Idosos que sofreram três ou mais quedas apresentaram declínios em seis dimensões da qualidade de vida: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, aspectos emocionais, aspectos sociais e saúde mental. Já os idosos que sofreram uma ou duas quedas tiveram prejuízo apenas no domínio de dor. 

“Outro resultado interessante foi que não detectamos uma relação entre a prevalência de quedas e o nível socioeconômico, mas observamos que o impacto da queda na qualidade de vida e no bem-estar aconteceu apenas nos idosos com menor nível de escolaridade e menor renda mensal per capita”, completa Margareth Guimarães Lima, que integra o mesmo grupo de pesquisa de Mariana Mapelli de Paiva.

Fica claro, portanto, que os impactos do déficit qualitativo em idosos causa inúmeros riscos à saúde dos mesmos. Além disso, os agravantes relacionam-se com fatores socioeconômicos que, por sua vez, dizem respeito desde a moradia, escolaridade, prática ou não de exercício físico, boas noites de sono e alimentação nutritiva, e todos esses aspectos são deficitários na sociedade brasileira.

A diferença entre a Gerontologia e a Geriatria

Enquanto a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e todos os fatores que o permeiam, a Geriatria é especializada no cuidado de pessoas idosas. De fato, ambas são áreas médicas estreitas. No entanto, a Geriatria atende de modo geral idosos que já possuem comorbidades.

Desse modo, a Gerontologia, mesmo realizando serviços de tratamento e reabilitação, visa à qualidade do processo de envelhecer. E, por fim, a Geriatria busca tratamentos e cuidados para um idoso que possui alguma enfermidade, seja ela baixa ou alta em uma escala na gravidade de doenças.

Outro fator importantíssimo: o geriatra é um médico que se especializou nesta categoria de cuidados. Vale lembrar que o profissional apenas se torna especialista após a realização da chamada residência médica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica, ou ter sido aprovado por meio de um título de especialista em Geriatria na SBGG/AMB.

O que é um CST?

Primeiro, antes de adentrar no universo da Gerontologia, se faz necessário explicar o que é um CST. Este, por sua vez, é um tipo de curso superior. Sua sigla diz respeito a um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, um tecnólogo.

Um curso tecnólogo é específico no aspecto profissionalizante. Em suma, seja um tecnólogo de Gerontologia ou outro, o curso é especificamente elaborado para atender às necessidades do mercado.

Sendo assim, quando um estudante se gradua em um CST, sabe-se que está preparado para embarcar no ambiente profissional.

Os cursos superiores de Tecnologia têm a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender de suas intenções, pode ser uma vantagem imensa.

Ainda é importante dizer que o CST pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido edificado.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos tem em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, há outra coisa importante de ser dita: o tecnólogo sim, pode sofisticar sua carreira, mas não é um curso de especialização. Os cursos de pós-graduação são realizados justamente ao término de uma graduação, sendo essa um bacharel ou uma licenciatura. Estes, podem ser strico sensu (especialização) ou lato sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

As vantagens de realizar um CST

Antes de mais nada, ao contar o que é um tecnólogo, acredito que muitas das vantagens tenham sido ditas nas entrelinhas. Neste tópico iremos reforça-las de forma mais clara.

A primeira das vantagens é que um Curso Superior de Tecnologia pode ser feito de maneira independente. Ou seja, não requer titulação prévia para além do ensino médio completo.

No caso da Gerontologia, isso torna-se ainda mais vantajoso, pois é uma profissão que te insere na área da saúde. Assim, se por ventura você tem o desejo de um dia cursar Medicina, por exemplo, realizar um tecnólogo e logo começar a trabalhar irá te mostrar uma parcela desse universo, já que as qualidades de um médico são as mesmas de um gerontólogo, ou seja, atenção, empatia, cuidado, dedicação, etc.

Outras vantagens são a duração do curso e a sua objetividade. Apesar de parecerem tópicos distintos, no caso do CST se tem muito em comum. A primeira, por sua vez, é ideal ao estudante que não pode ou não quer passar anos para obter uma formação, e a segunda trata da objetividade em relação à aplicação do que se aprende, pois o tecnólogo te prepara diretamente para o mercado de trabalho.

Por fim, a última vantagem é a mensalidade do curso. Os tecnólogos, por serem reduzidos em sua carga horária, obrigatoriedades a serem cumpridas e disciplinas mais objetivas focadas na atuação, a mensalidade tende a ser barata em relação a bacharéis e licenciaturas.

As modalidades de ensino

A princípio, este tópico pode tocar em questões polêmicas, mas, na verdade, a ideia é que sejam inovadoras. Eu sei que primordialmente quando pensamos em um ambiente educacional, logo imaginamos lousa, giz e carteiras em perfeita fila. Mas, confie, esse cenário mudou de forma efetiva no mundo todo. E isso já era previsto.

Todavia, esse cenário tem sido modificado dia após dia e, hoje, com empurrão ainda maior, sendo este a pandemia da Covid-19. Para muitos, seria impossível imaginar as salas de aula em uma telinha na sua própria casa, mas, após mais de um ano e meio de quarentena, um cenário que já era uma realidade para alguns tornou-se a realidade de quase todos.

Portanto, fala-se hoje, de forma clara, sobre as modalidades de ensino presenciais, semipresenciais e EaD (ensino à distância). Em relação ao Curso Superior Tecnológico em Gerontologia, é claro que isso não seria diferente.

Assim, é fundamental que, se você deseja ingressar neste curso, pesquise as instituições, veja quais as modalidades são oferecidas e estude o que se encaixa melhor em sua rotina. Nem todas as instituições apresentam todas as modalidades. Por isso, pesquise primeiro suas expectativas e desejos perante ao ensino e, depois, o que é oferecido pelas faculdades.

A seguir, diante de tantas mudanças no cenário educacional, percebemos ser necessário aprofundar e trazer informações sobre o EaD. Confira!

Tudo sobre o EaD

Antes de mais nada, iremos destrinchar a sigla. EaD significa Ensino à Distância, e diversas faculdades renomadas, cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outros, já compreenderam o valor e as possibilidades do EaD.

Este, no que lhe concerne, é realizado por meios digitais, que podem ser aplicados por meio de diversos sistemas e plataformas já disponíveis, ou até alguma plataforma elaborada pela própria instituição.

As instituições que oferecem as modalidades semipresenciais e 100% online têm que estar de acordo com vários pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC).

Elas também têm de oferecer polos presenciais para que os alunos possam ir até à instituição, independente da razão, seja para resolver questões burocráticas ou apresentar trabalhos, quando solicitados.

Também, ao disponibilizar e oferecer um curso online, a instituição deve ser absolutamente responsável com a disponibilidade de conteúdos e obrigações do aluno. Ou seja, caso a instituição solicite que o aluno vá, por exemplo, trimestralmente para algum aspecto avaliativo, isso tem de ser previamente sinalizado ao ingressante.

Sobre as plataformas

Ademais, as aulas e conteúdos podem ser dispostos de formas diferentes, ao depender da estratégia pedagógica pontual de cada instituição de ensino. Confira a seguir algumas das formas de aplicabilidade e disposição do conteúdo:

  • Algumas instituições têm uma plataforma criada pelo próprio TI para a realização do curso. Assim, essa plataforma pode funcionar como uma espécie de nuvem, na qual o acesso do aluno pode ocorrer em qualquer lugar ou máquina, tendo assim acesso às atividades, provas, aulas gravadas, calendário, agenda, materiais, chat com os professores e aulas ao vivo;
  • Algumas instituições usam de plataformas já conhecidas, como Google Meet, Google Class Room e Microsoft Teams. A partir disto, pode-se solicitar que o aluno ingresse à aula em um determinado horário, no qual, ao vivo, o professor realizará a sua aula;
  • Algumas instituições usam ambos recursos de forma simultânea. Assim, usa-se uma plataforma específica da instituição para algumas temáticas e resoluções, mas, usam-se outras para as aulas propriamente ditas.

Por fim, o mais importante é que o aluno tenha acesso a todas as instruções e canais nos quais as atividades irão ocorrer. Isso acontece sempre no momento da matrícula. Ou seja, deixar claras as dinâmicas, desde pedagógicas até burocráticas, são fundamentais para que o aluno conclua o Curso Superior Tecnológico em Gerontologia com tranquilidade.

Como é o CST em Gerontologia?

A princípio, é importante pontuar formas nas quais o curso de Gerontologia podem agregar a sua vida acadêmica e profissional. A primeira delas é como primeiro Curso Superior, sem necessidade de ter feito alguma faculdade anteriormente.

Outra forma de adentrar em Gerontologia é como uma segunda faculdade. Mas, fique atento: um CST não é um curso de especialização. Os cursos de especialização são chamados de stricto sensu, e só podem ser realizados depois da graduação, assim como os cursos lato sensu, de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

No entanto, caso você já seja formado em alguma das áreas que contemplam a saúde, a Gerontologia pode ser um grande negócio. Assim, servirá como um propulsor para refinar a sua carreira e sofisticar o que já tem sido construído.

Sendo assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia visa à preparação do estudante para sair do tecnólogo com os dois pés no emprego desejado. Isso porque um tecnólogo vai te preparar para lidar com situações rotineiras – e nem por isso, menos complexas.

A grade curricular do CST em Gerontologia

Este momento é super importante para você, caro leitor e interessado em ingressar em Gerontologia. É aqui que você sentirá um gostinho de como é o curso, lendo o nome de cada uma das disciplinas presentes nas melhores instituições.

Portanto, fique atento e confira a matriz curricular que se faz presente na maior parte das (boas) instituições de ensino. Confira a seguir:

  • Bioquímica e Metabolismo Humano;
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais;
  • Antropologia, Ética e Sociedade;
  • Introdução a Sociologia Geral;
  • Fundamentos Biopsicossociais da Gerontologia;
  • Bases Biológicas do Envelhecimento;
  • Marcadores Biológicos do Envelhecimento Humano;
  • Técnicas de Expressão e Comunicação em Gerontologia;
  • Indicadores Sociais;
  • Gestão Financeira em Gerontologia;
  • Reabilitação Geriátrica;
  • Anatomia e Fisiologia Humanas no processo de envelhecimento;
  • Epidemiologia do Envelhecimento;
  • Cuidados Paliativos, Finitude e Morte;
  • Plano de Acompanhamento de Carreira em Gerontologia;
  • Saúde Visual na terceira idade: optometria comportamental;
  • Saúde Mental e Longevidade;
  • Sexualidade Humana e o Processo de Envelhecer;
  • Terapias Alternativas em Saúde;
  • Primeiros Socorros, Higiene e Profilaxia na Terceira Idade;
  • Farmacologia e Envelhecimento;
  • Políticas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa;
  • Envelhecer sob a ótica do Serviço Social;
  • Aspectos Jurídicos relacionados ao envelhecimento;
  • Saúde Bucal da pessoa idosa;
  • Atividade Física, Recreação e lazer na terceira idade;
  • Fisioterapia Geriátrica;
  • Entre outras.

Quanta coisa, né? Mas, sim, é possível estudar isso no tempo oferecido para um tecnólogo. As instituições criam formas didáticas para que o conteúdo seja pragmático, objetivo e, ao mesmo tempo, bem elaborado no processo de construção do conhecimento.

E, aí, está animado? Ainda não acabou aqui. Continue a leitura para conhecer tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gerontologia.

Onde realizar o meu CST em Gerontologia?

Aqui, listamos cursos de ponta para que você possa analisa-los e encaixa-los dentro de suas possibilidades.

Ademais, também decidimos esclarecer um fator crucial para que você escolha com sabedoria a instituição: os indicadores de qualidade.

Sendo assim, antes de pontuar cada uma das instituições que oferecem um curso de ótimo nível, veja o que é necessário para alcançar tal posto.

O Ministério da Educação (MEC) e os Indicadores de Qualidade

Falar sobre os indicadores de qualidade do MEC não é um papo tão cotidiano assim, certo?. Todavia, aposto que você já escutou frases como “reconhecido/aprovado pelo MEC” em propagandas e outdoors. Dessa forma, torna-se mais didática a compreensão sobre essa temática.

Primeiro, faz-se necessário conhecer um pouquinho sobre o MEC, para assim compreender a importância dos indicadores de qualidade. Segundo o Wikipedia, o Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal do Brasil, fundado pelo decreto n.º 19 402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas, e era encarregado do estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar.

Devido o seu valor em nível federal e em todos os aspectos educativos, o MEC tornou-se um órgão que regula a qualidade de ensino. Assim, o Ministério da Educação (MEC) criou formas de análise que servem como uma “peneira” para definir se uma instituição de ensino é apropriada ou não.

Essa peneira, obrigatoriamente, tem de passar pelos indicadores de qualidade. Conheça todos de forma minuciosa a seguir.

CI e IGC

Os indicadores criados pelo MEC são denominados CI e o IGC. O primeiro diz respeito ao conceito da instituição, ou seja, aspectos estruturais e didáticos de cada um dos cursos oferecidos.

O segundo tem por objetivo avaliar os cursos e os alunos por meio de uma média. Essa escala vai de 1 a 5, na qual 1 seria péssimo, e 5, excelente.

As instituições que iremos mencionar têm excelente avaliação no MEC. As médias estão em torno de 3 a 4, sendo que a nota 3 significa bom/satisfatório, enquanto 4 é ótimo.

Por fim, vale ressaltar que, independentemente do local ou modalidade de ensino que você ingressará, é importante que a faculdade possua essa mesma média em ambos indicadores. Isso não depende da unidade, polo e até modalidade, ou seja, presencial, semipresencial ou EaD, os indicadores têm de se manter.

Instituições de Ensino

A seguir, vamos te apresentar – mesmo sabendo que talvez você já conheça -, algumas instituições de ensino que oferecem o CST em Gerontologia.

Baseado no que conversamos sobre a importância de bons indicadores de qualidade, fique despreocupado. Todas as faculdades mencionadas possuem indicadores de qualidade de 3 a 5, de acordo com a escala do MEC.

Portanto, confira a lista a seguir:

Assim, antes de se matricular, faça uma boa pesquisa e passe o pente fino de acordo com o que você deseja. Saiba ainda que as instituições mencionadas disponibilizam formas de conseguir bolsas, descontos e financiamentos. Informe-se e converse sobre as suas possibilidades com o setor responsável na instituição, além dos aspectos qualitativos solicitados pelo MEC.

Considerações finais

Este é o momento da nossa síntese e, de antemão, esperamos que você tenha conhecido coisas novas e edificado seus conhecimentos.

Percebemos que realizar um CST em si é algo benéfico em qualquer cenário, seja você formado ou não. Nota-se ainda que, em um mundo tão dinâmico, finalizar um curso superior preparado para enfrentar o mercado, certamente te dará benefícios e muitos conhecimentos legais.

E, por fim, aqui te estimulamos a estudar e a se preparar. Portanto, continue se informado, veja se o curso se encaixa com a sua vida. Caso contrário, temos uma infinidade de matérias de diversas outras áreas para você que segue indeciso.

Até mais!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.