InícioGraduaçãoGestão AmbientalO que é o curso de Gestão Ambiental?

O que é o curso de Gestão Ambiental?

De antemão, o curso de Gestão Ambiental tem como finalidade instruir profissionais para o gerenciamento e planejamento de questões ambientais. Seu método de trabalho relaciona o meio ambiente com questões econômico-tecnológicas e sociais. Que estão normalmente envolvidas no desenvolvimento sustentável.

No entanto, como é realmente a rotina de um gestor ambiental? E qual é o tempo de duração de sua graduação? Essas são apenas algumas das dúvidas dos estudantes que envolvem uma das áreas mais procuradas dos dias de hoje. Além disso, o curso de Gestão Ambiental é uma questão interessante tanto para quem está no mercado e melhora suas habilidades. Quanto para estudantes que sonham com o ensino superior e gostam de temas mais voltados ao meio ambiente e sustentabilidade relacionada às empresas.

Então, se você gosta da natureza e acredita que o assunto da sustentabilidade é muito importante. Trabalhar com Gestão Ambiental pode ser uma ótima escolha de carreira. De acordo com levantamento feito pela Catho, os cursos do campo ambiental estão entre os preferidos de 2020. Justamente pela alta demanda do mercado que existe nesse segmento. Por outro lado, essa também pode ser uma ótima opção de curso para aqueles que gostam da matéria de Biologia. E, o profissional de Gestão Ambiental encontra uma área que sofre constante desenvolvimento com o passar dos anos e tem enormes perspectivas de crescimento.

Além disso, o curso pode ser feito à distância, na modalidade semipresencial, e você poderá encontrar certas diferenças nas grades curriculares de uma instituição para outra. Portanto, nesse texto, te mostraremos o que se estuda no curso de Gestão Ambiental, que é um tipo de graduação de nível Tecnólogo com uma duração de três anos em média. Ou seja, seis semestres de estudos que você poderá fazer.

Como funciona o curso de Gestão Ambiental?

De forma simples, Gestão Ambiental é a atividade relacionada ao uso inteligente dos recursos naturais. Por essa razão, quem atua nesse segmento deve ficar atento aos impactos que podem ser causados no meio ambiente. Para assim, propor medidas capazes de reduzir danos. E mais do que isso, é papel do profissional dessa área saber as melhores formas de disseminar práticas sustentáveis.

Por outra perspectiva, o gestor ambiental, o responsável por essa função, ainda tem a missão de equilibrar os interesses empresariais e as necessidades da ecologia. Com a finalidade de encontrar um denominador comum. Isso ocorre porque, dependendo do ramo em que o negócio se insere, poderá haver muitos processos nocivos à natureza. O que acabará por impor desafios importantes para que as operações sejam realizadas para criar o menor passivo ambiental possível.

Durante a graduação, o aluno irá estudar e também conhecerá a legislação ambiental. Com os conceitos que envolvem ética e cidadania. Também aprenderá a criar e fiscalizar projetos ambientais. Além de estudar a gestão de riscos e administração na área ambiental. Podemos dizer que existem certas diferenças dependendo do tipo de graduação que você optar por seguir. Mas, podemos dizer que a principal diferença está no tempo em que o curso é executado. Confira agora:

  • Bacharelado: possui uma duração média de 4 anos e forma profissionais com aptidões mais generalistas. O curso possui uma carga horária superior de disciplinas teóricas e seus alunos são preparados para atuarem na área da pesquisa.
  • Tecnológico: tem duração de dois anos e seu foco é maior nas disciplinas práticas que envolvem a gestão. Ela forma profissionais especializados e prontos para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Essa modalidade também é constantemente oferecida à distância.

O que é estudado no curso de Gestão Ambiental?

Atualmente, com os avanços tecnológicos, o acesso à informação é crescente. Nesse sentido, os consumidores estão mais conscientes quanto às suas decisões de compra. Para se ter uma noção, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que tenham uma produção na linha da sustentabilidade. Ou seja, ter um produto de qualidade e com design bonito já não agrada tanto quanto antigamente.

Na atualidade é necessário que o público-alvo se conecte com a marca. E isso normalmente acontece quando existe compatibilidade entre valores e propósitos. Por esse motivo, várias organizações têm revisto suas posturas de modo a encontrar causas para defender. Dentre elas, está o investimento em Gestão Ambiental. Sendo assim, aquela pessoa que escolhe por fazer o curso nessa área tem a expectativa de encontrar um cenário favorável, com demandas de todos os lados.

Desse modo, a formação no curso de Gestão Ambiental prepara o aluno para ele poder planejar, implementar e coordenar ações de preservação do meio ambiente nas empresas. Portanto, a grade curricular, além de contemplar as disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, também prioriza conteúdos ligados à Biologia, Química e Gestão de Recursos Naturais.

Principais matérias da grade curricular

  • Geoprocessamento: a disciplina de Geoprocessamento está sempre presente nos cursos de Gestão Ambiental. Seja em modo isolado ou em conjunto com a Cartografia, por exemplo. Essa matéria trata de estudar o processamento informatizado de dados ambientais. Ele pode ser feito através de análise visual ou através de satélites, remotamente.
  • Gestão de Recursos Hídricos: aqui são entendidos conceitos de recursos hídricos e a sua disponibilidade no Brasil. Você aprenderá como usar da melhor forma esses recursos, suas prioridades e potencialidades de cada região.
  • Direito Ambiental: é importante para qualquer gestor ambiental ter conhecimento. O aluno estará o ordenamento jurídico ambiental no Brasil, políticas ambientais brasileiras das leis que regulamentam as práticas ambientais e a utilização de recursos naturais.
  • Gestão de Resíduos Sólidos: um grande problema de empresas de todos os portes é o que fazer com os resíduos sólidos. Nesta disciplina, o futuro profissional entenderá como classificar os tipos de resíduos. Como pode ser realizado o manejo, com técnicas de acondicionamento, coleta transporte e formas de disposição final.
  • Educação Ambiental: nessa disciplina de caráter mais generalista, o estudante tem a capacidade e a oportunidade de aprender a História das Ciências Ambientais. Além de saber quais os principais problemas da área e como são percebidos pela população e, ainda, como desenvolver a noção de cidadania de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Por fim, se você está pronto para seguir uma carreira nessa área, pode começar por realizar a matrícula no curso de Gestão Ambiental. Dessa forma se você tem o perfil e afinidade para atuar em projetos e empresas que precisem de seus conhecimentos. Com certeza você terá sucesso na área. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.