InícioGraduaçãoGraduação e crescimento pessoal: uma relação estreita

Graduação e crescimento pessoal: uma relação estreita

A graduação é um período extremamente rico na nossa vida, de intenso crescimento pessoal. É quando deixamos o ensino médio para trás, e geralmente nos tornamos maiores de idade. Isso é um marco: Afinal, agora devemos ser responsáveis pelos nossos atos e escolhas.

Mas esse crescimento pessoal vem aos poucos, e dá para sentir a diferença. Começa no vestibular ou Enem. De repente, você se vê em uma sala com dezenas de alunos fazendo a mesma prova. Todos focados em um objetivo: ser aprovado. Aqui já é um grande teste de fogo. Se até agora, no ensino médio, você tinha a ajuda dos professores, daqui em diante é com você.

Pode ser amedrontador no começo, mas encare isso como uma virada de página. Agora é você quem vai escrever as linhas da sua história, contando os acertos e erros. No final do curso superior, vai perceber o quanto cresceu em tão pouco tempo. Mas o que é crescimento pessoal?

Para encarar as situações da vida

Falamos há pouco do vestibular, que conta com uma sala cheia de candidatos. Uma vez aprovado, você vai lidar com outra situação, a de aulas com dezenas de alunos. Professores que já chegam falando da sua matéria, e que dificilmente escrevem na lousa. São rotinas diferentes, que já nos mostram o que vem a seguir.

O crescimento pessoal fica ainda mais evidente agora, quando nos deparamos com situações diferentes praticamente todos os dias. Temos tarefas a cumprir, objetivos a alcançar, e pesquisas para serem feitas. Todas de forma mais direcionada, com um nível maior de cobrança. Isso já cria um senso de responsabilidade maior com o que deve apresentar. Afinal, você está lidando com seu futuro profissional e, para isso, deve começar desde já, na graduação.

Isso tem a ver tanto com a realização das atividades em si quanto do relacionamento com os colegas. Muitas vezes há trabalhos em grupo, e cada um geralmente fica responsável por uma tarefa. Isso facilita a vida de todos, desde que todos se comprometam na sua realização. É aqui que os graduandos já entram em contato com o que os espera na vida profissional. É um belo de um treino.

Crescimento pessoal e novos amigos

A faculdade é um período muito rico em fazer novas amizades. É com eles que você vai dividir suas alegrias, tristezas e frustrações. Não deixe esse convívio de lado, ele será muito importante para a sua vida profissional. Há amigos que você pode levar para o resto da vida.

Momentos de descontração com eles, festas de final de semana, passeios, tudo isso conta para um bom convívio. E você vai perceber que é diferente dos amigos do ensino médio. Aqui, todos têm o objetivo de ir bem nos estudos para se graduar. Não que os amigos de antigamente sejam menos importantes. Eles te conhecem ainda melhor do que os de hoje. Por outro lado, é muito bom fazer novas amizades, para conhecer diferentes realidades de vida.

Você também pode se deparar com grupos com os quais não vai ter muita afinidade. Isso é normal e faz parte da sociedade em si. E vai refletir também no ambiente profissional. Para evitar atritos, mantenha a política da boa vizinhança. Sem falsidades nem superficialidades. Assim, o clima fica cordial, sem competições nem discussões fora de propósito.

Nova visão de mundo

Ao ter contato com pessoas diferentes, que podem inclusive vir de outras cidades, o graduando conhece novas realidades. Ele vai perceber que o mundo é bem maior do que o círculo de convivência que ele tinha. Isso é fundamental para trazer uma expansão de conhecimento e compreensão do outro.

Afinal, quando ele se formar, provavelmente ele vai atuar em empresas com dezenas de outras pessoas de realidades ainda mais diferentes. O agora profissional pode inclusive ter de se mudar de cidade para trabalhar. Aí é ainda mais desafiador, e igualmente enriquecedor.

Isso contribui muito para nosso crescimento pessoal. Além de ter um conhecimento da sua realidade profissional futura, o contato com outras realidades pode inclusive derrubar preconceitos antigos.

Crescimento pessoal tira da zona de conforto

Ficar onde está é muito confortável. Sabemos o que vai acontecer, com quem vamos nos relacionar, e o que vamos estudar. Mas essa zona de conforto não traz grandes aprendizados. E sair em busca de novidades é sair da zona de conforto.

Temos a tendência de ter medo do que é novo. Assim, há alunos que demoram a ingressar no ensino superior por medo do curso, dos colegas e até dos professores. Mas é esse medo que nos impulsiona a enfrentá-lo, para que possamos aprender ainda mais.

Crescer pessoalmente é um processo que pode ser doloroso, porque sair da zona de conforto nos deixa vulneráveis. Porém, é assim que nos tornamos mais fortes para enfrentar as novidades do mundo lá fora. E os desafios do mundo profissional, que logo menos se tornará realidade com a conclusão do curso.

Crescimento pessoal e profissional

Com os novos aprendizados na faculdade, convivência com novos amigos e enfrentamento dos desafios, o graduando vai ficando mais preparado para encarar o mundo profissional. São essas dificuldades que vão mostrar a ele o quanto as coisas são diferentes lá fora.

É deixando o ‘couro duro’ que o futuro profissional vai conseguir levar adiante o sonho de trabalhar naquela carreira dos sonhos, e enfrentar o que vier pela frente. Nunca deixaremos de crescer pessoalmente e, depois de formado, ele andará em parceria com o crescimento profissional. Os conhecimentos da faculdade são valiosos para colocar em prática depois.

Se não houvesse essas dificuldades antes, o profissional não teria estrutura para vivenciar a rotina do cargo que ocupa. Assim, ao sair da zona de conforto, o aluno acaba vendo que ele vai ter de se adaptar ao mundo que o rodeia. No final de tudo isso, ele só terá a agradecer pelo período da graduação e os amigos que fez.

As metáforas são inevitáveis. Como aquela que a pipoca só se torna pipoca porque passou por um processo bastante drástico, o de estourar. Não que o aluno passe por isso na faculdade. Mas são essas dificuldades que o ajudarão a ser um profissional habilitado, especialista e bom no que faz!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Como passar no vestibular depois de anos sem estudar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.