InícioGraduaçãoInteligência Artificial e Machine Learning: como é a faculdade?

Inteligência Artificial e Machine Learning: como é a faculdade?

Ouvir músicas, assistir a um filme na sua plataforma de stream favorita ou então pegar carona com aplicativos de celular. Você sabia que a ferramenta de inteligência artificial está presente em todas essas tecnologias?

Pois é! Sem dúvidas, o uso da inteligência artificial tem mudado significativamente os hábitos da sociedade, facilitando tarefas e transformando o modo como interagimos com os recursos tecnológicos. 

Acompanhe-nos e vamos juntos descobrir como é a faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning aqui na Voomp!

Como é a faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning?

A faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning é um curso superior tecnólogo, voltado à atuação profissional. Na prática, isso significa que o foco do curso não são os debates acadêmicos, mas o aprendizado para atuação no mercado de trabalho. A faculdade está situada na área das ciências exatas e tecnológicas.

A Inteligência Artificial (IA) é o conjunto de programações e algoritmos elaborados que buscam construir inteligência em sistemas virtuais, tendo como meta auxiliar os seres humanos. Através desses sistemas, os mecanismos de Inteligência Artificial coletam e armazenam dados que servem para dar sugestões aos usuários, enviar mensagens de atendimento ou então responder perguntas.

A faculdade de Inteligência Artificial visa formar profissionais que possam elaborar mecanismos de análise de dados e execução de tarefas. Através de diversas linguagens de programação, os estudantes compreendem as lógicas e conceitos de Inteligência Artificial e buscam aprimorar as suas experiências.

Esta é uma faculdade para perfis que gostem de tecnologia e, especialmente, descobrir coisas novas a todo momento. Como sabemos, os recursos tecnológicos estão em constante mutação e se desenvolvem rapidamente. Portanto, é preciso ser inquieto e manter-se sempre atualizado!

Inteligência Artificial e Machine Learning EAD: como é o curso?

Grande parte dos cursos de Inteligência Artificial e Machine Learning é ofertado na modalidade EAD pelas faculdades. Uma vez que praticamente todo o trabalho de programação é feito pelo computador, é possível fazer o curso 100% a distância, sem a necessidade de frequentar um polo de educação para atividades práticas.

Em relação ao curso de caráter presencial, a grande diferença é o modo como você acessa os conteúdos. No EAD, o ensino ocorre de forma online, através do acesso a materiais didáticos e videoaulas exclusivas, serviços de tutoria e biblioteca virtual

Para aqueles que possuem pouco horário livre no dia a dia, mas ainda assim desejam fazer uma graduação, o curso EaD permite que você tenha maior flexibilidade de horários. Sendo assim, você pode estudar e fazer as atividades da faculdade no seu melhor horário. Uma experiência bastante personalizada!

O que você irá aprender em Inteligência Artificial e Machine Learning?

Nesta faculdade, você irá estudar questões relativas à análise de dados, linguagens de programação e o processamento das informações através das máquinas, o machine learning. Essas 3 grandes áreas são estudadas em suas múltiplas aplicações, de modo que o estudante consiga compreender e aplicá-las em seus projetos de Inteligência Artificial.

Embora não seja um componente da grade curricular, é muito importante aprender a falar inglês para atuar nesta área, afinal, você irá programar em inglês. Além disso, boa parte dos conhecimentos em tecnologia estão disponíveis somente na língua inglesa. É bom estar preparado! 

Confiras as principais matérias presentes nos cursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.

  • Linguagens de Programação para Ciência de Dados
  • Processamento de Linguagem Natural
  • Robótica, Imagem e Visão Computacional
  • Deep Learning
  • Análise e Modelagem Preditiva
  • Desenvolvimento de Aplicações
  • Teorias da Computação
  • Machine Learning
  • Analytics e Inteligência Artificial (IA)

Quanto custa o curso de Machine Learning e Inteligência Artificial?

O valor da faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning pode variar bastante de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade. É possível encontrar valores bem acessíveis e outros que ultrapassam a casa dos R$ 1.000. Apesar de intuitivo, é um erro pensar que quanto mais caro, melhor a faculdade. 

Existem boas opções no mercado que oferecem cursos de Inteligência Artificial por valores acessíveis e com toda a estrutura necessária para uma boa formação. Faculdades como Unopar, Unic, Anhanguera, Unime e Pitágoras possuem cursos de Inteligência Artificial com mensalidades na casa dos R$ 200.

Você ainda pode encontrar alternativas para obter descontos ou flexibilizar a forma de pagamento na sua faculdade. Por isso, é importante conhecer todas as vantagens que a sua instituição de ensino oferece! 

Quanto tempo dura a faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning?

Embora comecem a surgir os primeiros cursos de bacharelado em Inteligência Artificial e Machine Learning, a imensa maioria das faculdades é de caráter tecnólogo. Neste tipo de formação, a duração do curso costuma ser de 2 anos no total.

Em 2 anos, os alunos concluem todas as matérias obrigatórias na grade curricular e podem fazer disciplinas complementares. O TCC, no entanto, não é obrigatório nestes 2 anos de curso.

Como é o mercado de trabalho na área de Inteligência Artificial?

Os investimentos em tecnologia crescem ano após ano. Empresas gigantes têm investido de forma pesada em Inteligência Artificial, tanto para se sair bem frente à concorrência quanto para proporcionar experiências atrativas aos seus clientes.

Assim, o que se nota é uma demanda crescente por pessoas capacitadas para atuar com Inteligência Artificial, Machine Learning, análise de dados, programação e desenvolvimento de softwares. Por outro lado, estima-se que não haja tanta gente com esta formação. Isso significa que o mercado está valorizando esses profissionais e a remuneração tende a ser atrativa.

Sem dúvidas, as oportunidades são bem interessantes e o futuro na área parece entusiasmar. Embora seja necessário estar em constante atualização, afinal, a tecnologia se renova rapidamente, a tendência é que ferramentas de Inteligência Artificial sejam cada vez mais exploradas.

Resumindo, vale a pena cursar a faculdade de Inteligência Artificial e Machine Learning, não é verdade?

Enfim, a gente se despede por aqui. Obrigado por acompanhar a Voomp. Conte conosco para dar um salto na sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.