InícioGraduaçãoJornalismoQual é o futuro do jornalismo após as mídias sociais?

Qual é o futuro do jornalismo após as mídias sociais?

Há um bom tempo o Jornalismo vem sofrendo mudanças drásticas, principalmente com a migração para o digital.

Se antes ficávamos presos a receber notícias somente pela TV e Rádio, hoje, em frações de segundos, temos uma notícia bombástica publicada nas redes sociais.

Apesar das redes sociais terem virado palco para notícias, engana-se quem pensa que o jornalismo morreu.

Por isso, o intuito deste artigo é te mostrar o quanto a profissão ainda está em alta, e os diversos tipos diferentes de trabalho que você pode fazer.

Acompanhe também na Voomp tudo que você precisa saber sobre jornalismo.

Como era o jornalismo 10 anos atrás?

A princípio, o jornalismo ainda estava restrito em Rádio, TV, jornal impresso e Assessoria de Imprensa.

Porém, já dava indícios de que a era digital estava chegando e iria mudar tudo.

Por exemplo, no início do Facebook, o Orkut estava sendo deixado de lado e o modo de se comunicar mudou.

Com a chegada do Facebook e a opção de compartilhamento de links, matérias de grandes sites começaram a ser divulgadas na plataforma social.

Foi aí que houve a grande mudança: “comentários”. A rede social virou um grande palco de opinião popular, e tudo que acontecia lá viralizava e corria o mundo.

Claro que isso não significa que o jornalismo mudou neste momento, mas foi o ponto de partida para a era do digital.

Nesse sentido, as Assessorias de Imprensa tiveram que mudar, migrar para o mundo digital e se atualizar.

Além disso, Rádios e TV’s tiveram que se redescobrir para chegar na notícia mais rápido.

Além disso, celulares cada vez mais tecnológicos começaram a tirar o lugar de jornalista cinematográfico.

Como é o jornalismo hoje?

Ao mesmo tempo em que o jornalismo mudou muito de uma década para cá, algumas coisas continuaram exatamente iguais.

A principal mudança que pudemos notar foi a migração da notícia impressa para o digital.

Contudo, a notícia não morreu, só mudou de formato. Antes o repórter colhia a informação na rua e trazia para a redação.

Hoje, o mesmo repórter pode fazer tudo de casa com o celular, pegando fotos de fontes que estavam no local e dando o crédito.

Ou seja, a era do digital facilitou muita coisa, principalmente por todo mundo ter um celular com internet sempre à mão.

Imagina não ter que ficar carregando um monte de papel e somente abrir algumas abas em um navegador na palma da mão?

Como ficou o jornal impresso?

Por outro lado, o público mais velho ainda prefere o papel.

Porém, a circulação de jornais e revistam vem diminuindo cada vez mais.

Jornais e revistam continuam existindo, por conta do público mais velho e tradicional.

Além disso, o jornalista também migrou para as redes sociais, criando pequenos textos, cheio de informações.

São publicações carregadas de imagens, textos e infográficos, trazendo a notícia de forma rápida e condensada.

Sabe aquele repórter que vê com frequência no telejornal? Ele passou a fazer suas matérias com o celular.

O repórter cinematográfico já não carrega um equipamento grande e pesado, às vezes usa uma GoPro.

Isso não significa que o jornalismo perdeu a qualidade, somente se adaptou às mudanças impostas pela tecnologia de ponta.

Portanto, se jornalismo é uma profissão que te encanta, a Voomp mostra para você quais trabalhos pode executar sendo jornalista.

Acompanhe abaixo a nossa seleção.

Comunicação Digital

Quando falamos em jornalismo, automaticamente estamos falando em Comunicação Digital.

Hoje é necessário oferecer uma comunicação integrada com as diversas mídias.

Ou seja, as plataformas digitais sempre precisam ser incluídas e pensadas.

É necessário planejar e avaliar os diversos canais, e qual dará o resultado necessário.

É preciso fazer isso sempre pensando no interesse do público e, por isso, as empresas estão investindo em profissionais capacitados.

São profissionais que entendem da gestão da comunicação online e produção de conteúdo digital de qualidade.

Mídias Sociais

Com a chegada das redes sociais, a comunicação teve que se adaptar.

Hoje, o Social Mídia é uma das profissões mais promissoras e concorridas da atualidade.

Ou seja, com o sucesso das redes sociais, são exigidos no Brasil cada vez mais profissionais especializados em gestão de mídia.

Portanto, é preciso ser um profissional criativo, ágil, bem informado e que tenha bom relacionamento e escrita.

Nesta função, ele ficará responsável por elaboração de estratégia de marca e presença nas redes sociais.

Por isso, é imprescindível boa redação de conteúdo e interação com o consumidor.

Além disso, o profissional fará monitoramento e análise de performance.

 Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma personalizada e direta de se comunicar com o consumidor de marcas e produtos.

A principal intenção é criar um relacionamento com o cliente, antes de ofertar um produto por meio digital.

Ou seja, por meio da jornada do cliente cria-se um funil de vendas, de acordo com as intenções desejadas para a marca.

Sendo assim, a rotina do profissional de Marketing é movimentada, focada e com muito planejamento.

Se você tem intenção de ser jornalista, porém ficou preocupado com o mercado, não se desespere.

Apesar da mudança que houve na profissão nos últimos 10 anos, ainda tem muito mercado para se trabalhar.

O importante é conhecer o mercado e se especializar nas áreas promissoras do momento. Como a que citaremos abaixo, por exemplo.

Empreendedorismo no jornalismo

No mercado atual, existe uma forte procura por profissionais de comunicação para trabalhar como funcionários de empresas e, também, para prestar serviços, de maneira autônoma, de marketing, publicidade e, o que nos interessa neste artigo, jornalismo. Se você pensa em fazer jornalismo, ou até iniciou o curso, já deve ter se perguntado como empreender sendo jornalista.

Afinal, muita gente sonha um dia ser dona do seu próprio negócio.

De maneira resumida, como jornalista você pode trabalhar para uma empresa tendo carteira assinada (CLT) e também fazer “freelas”, e até empreender.

Como empreender sendo jornalista?

  1. Encontre o negócio certo no jornalismo, que tenha demanda e que você goste;
  2. Prepare-se muito bem, fazendo cursos e um plano de negócios;
  3. Encontre o seu público-alvo e entenda a sua audiência;
  4. Faça parcerias e uma boa rede de contatos;
  5. Venda a ideia e o seu produto/serviço;
  6. Estude bastante marketing.

Não perca nenhum conteúdo sobre Jornalismo na Voomp e saiba tudo que precisa sobre esta profissão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.