Provavelmente você já ouviu falar na carreira de social media. Uma profissão recente, que nasceu com a ascensão das redes sociais e vem ganhando espaço e importância no mercado de trabalho.
Uma área diretamente conectada com a comunicação, publicidade, propaganda e marketing digital, a carreira de social media é vista, na maioria das vezes, dentro de agências de publicidade, ou nos setores de marketing das empresas.
Mas, antes de falarmos sobre a atuação do social media no mercado de trabalho, vamos entender um pouco mais sobre a evolução dessa carreira e as suas atividades básicas.
O que você verá neste artigo:
O que é social media?
O termo social media é originário do objeto de trabalho dessa carreira. Em tradução livre, encontramos o termo mídia social. Tal definição já remete ao que fazemos diariamente, certo? As mídias (ou redes) sociais são o objeto de trabalho desse profissional.
Por isso, muitas vezes, usamos o mesmo nome para a carreira profissional e, também, para designar aquele que trabalha nessa área. Então, chamaremos de social media aquele que trabalha na carreira de social media. Pode parecer confuso falando assim, mas na prática fica mais simples.
Bom, sabendo que esse profissional irá atuar nas redes sociais, já podemos imaginar que ele possui uma forte conexão com a área da publicidade e propaganda, certo? Afinal de contas, são as que mais utilizam esse canal com fins comerciais e publicitários.
A atuação profissional dentro das redes sociais pode ser feita por empreendedores, ou seja, para divulgação própria ou para terceiros. Quando o social media é contratado, é para cuidar dos canais de comunicação da empresa nas redes sociais.
Carreira de social media
Porém, dentro das redes sociais, é possível atuar em diferentes frentes. Isso porque existem vários processos que ocorrem nesses canais. Cada um desses será exercido por diferentes profissionais, com diferentes perfis e especializações.
Vamos ver algumas das principais áreas de atuação dentro da carreira de social media.
Criador de conteúdo
A criação de conteúdo com foco nas redes sociais é uma das carreiras mais conhecidas dentro da área de social media. Isso porque é o primeiro contato que temos com esse trabalho. Afinal de contas, é preciso criar legendas envolventes para os posts a serem feitos.
Além disso, essa criação de conteúdo precisa ser feita pensando no formato específico. Ou seja, se você está visualizando posts nas redes sociais, não espera encontrar um texto formal e longo. Esse tipo de conhecimento de gênero textual é essencial nessa área.
Designer
O designer que atua com foco em redes sociais precisa ter o mesmo pensamento que o criador de conteúdo textual. Isso porque a carreira de social media precisa que o profissional se atenha ao que os usuários da rede esperam encontrar.
O que isso quer dizer? Quando o designer desenvolve uma imagem para ser utilizada nesses canais, ele precisa conhecer qual é o formato que, usualmente, as pessoas procuram, curtem e interagem. Sendo assim, ele poderá criar algo que se adeque à rede.
Mídia
Na área da publicidade, chamamos de profissional de mídia aquele responsável por comprar espaços publicitários. Esse profissional pode atuar em diferentes áreas. Por exemplo, temos aqueles que atuam com mídia offline, mídia online, e os que seguem dentro da carreira de social media.
Estes últimos se especializam na compra, otimização e análise de mídia nas principais redes sociais. Provavelmente você já viu algum post identificado como “patrocinado”. Essas empresas pagam para que essas publicações apareçam para um maior número de pessoas.
É possível fazer isso em praticamente todas as redes sociais. E o profissional de mídia é o especialista responsável por trabalhar com essas publicações.
Freelancer
Apesar de não ser uma área específica da carreira de social media, é possível atuar como freelancer neste segmento. Inclusive, muitas pessoas escolhem esse caminho devido à liberdade que proporciona.
Ser um freelancer em social media exige que o profissional tenha um conhecimento geral de todas as áreas que envolvem o trabalho com esse formato. Sendo assim, é preciso que este tenha aptidão para criação de textos, imagens, campanhas pagas e relatórios de análise.
Mercado de trabalho para social media
Como já falamos anteriormente, é possível atuar com as redes sociais em diversas frentes. Por isso, o mercado de trabalho possível para esse profissional também é vasto. Já falamos no início do texto e vamos, agora, aprofundar no assunto.
O principal local de trabalho para quem quer atuar na carreira de social media é a agência de publicidade. Nela, normalmente, existem núcleos com diversos profissionais especialistas. Muitas vezes, um redator, um designer e, talvez, um revisor.
Esses núcleos possuem essas áreas que apresentamos no texto, mas é complementado por profissionais capacitados para criar estratégias de redes sociais, os chamados especialistas em marketing digital. Dependendo da quantidade de demanda, cada núcleo desse atende, em geral, de 3 a 4 clientes.
É claro que a carreira de social media não inclui apenas criar posts para as redes sociais. Muitas vezes, inclusive, isso é confundido, e gera uma desvalorização da carreira. A verdade é que para criar esses posts, e todas as outras ações, é preciso um profundo conhecimento da rede, seus formatos e, especialmente, do público-alvo.
Perfil do profissional de social media
De acordo com o que apresentamos no artigo sobre a carreira de social media, fica fácil imaginar qual seria o perfil esperado para seguir essa carreira. Como dissemos, essa área possui uma grande proximidade com publicidade e propaganda.
Desta forma, é esperado que o profissional tenha uma forte veia criativa e certa facilidade para criação de textos e imagens, criativas e apelativas. Além disso, é essencial que ele tenha facilidade e entendimento das redes sociais. Por isso, de forma estereotipada, o mercado acaba preferindo profissionais mais jovens.
Para quem já está há mais tempo trabalhando com a publicidade e pegou o surgimento das redes sociais já no mercado de trabalho, é importante se manter atualizado sempre. Faça o download dos aplicativos mais utilizados e que surgem de tempos em tempos para entender como o público se comporta e seu funcionamento.
Com isso, a idade não precisará ser um empecilho para o crescimento profissional. Confira nosso artigo sobre trabalho em equipe e considere unir nativos digitais e outras gerações para maior produtividade.