InícioGraduaçãoLetras: Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês?

Letras: Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês?

Muitas pessoas escolhem estudar Letras para aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa. Algumas até para aprender ou fortalecer outro idioma, já que o curso oferece essa possibilidade. No entanto, na hora da matrícula bate aquela dúvida: inglês, espanhol ou é melhor estudar apenas português?

Hoje, nós mostraremos as diferenças entre as ênfases dos cursos de Letras e te daremos algumas dicas de como escolher a melhor opção para você. Vamos lá?

Como escolher a ênfase do curso de Letras?

Antes de mais nada, é preciso destacar que todas as opções podem ser muito rentáveis depois que você se formar. Quem cursa licenciatura em português ou inglês, pode lecionar nas redes públicas e privadas de educação. Quanto ao espanhol, nem todas as escolas possuem esse idioma na grade curricular, mas ainda são infinitas as oportunidades em cursos particulares.

Além disso, conhecer outros idiomas é importante para as pessoas que querem se manter competitivas no mercado de trabalho. Dessa forma, a tendência é que o número de pessoas que procuram profissionais do ensino de idiomas aumente cada vez mais.

Dito isso, como escolher a melhor ênfase para o seu curso de Letras? Se você tem dúvidas, a melhor forma de escolher é analisando o seu perfil. Comece avaliando suas habilidades em cada um dos idiomas. Lembre-se que a faculdade não ensina o idioma, então é preciso ter algum conhecimento prévio. O básico ensinado nas escolas é suficiente.

A faculdade de Letras foca nas características próprias de cada idioma, sua literatura e linguística. Por isso, se você já tem uma base em algum dos idiomas, considere escolher esse para cursar em Letras.

Você também pode considerar seu próprio interesse pela cultura dos países onde se fala esses idiomas. Os países de língua inglesa e os de espanhola ou latino-americana tem características e culturas próprias e seu interesse por isso pode ser um facilitador para a sua aprendizagem.

Por outro lado, existe a opção de não cursar nenhum idioma estrangeiro, apenas a língua portuguesa. Nesse caso, nenhum critério acima será necessário já que, presumidamente, você já tem o domínio da língua e é profundo conhecedor da nossa cultura. No curso de Letras português você terá contato com nossa literatura, linguística e, caso opte pela licenciatura, técnicas para formação de professores.

Diferenças 

De maneira geral, as diferenças entre as ênfases estão nas próprias características de cada idioma. Os idiomas têm características próprias e regras linguísticas diferentes e isso reflete no seu ensino.

Para exemplificar, pense na literatura. As produções literárias acontecem conforme a cultura e os acontecimentos históricos de cada país. Sendo assim, a literatura dos Estados Unidos difere da literatura da Espanha, diferente da de Portugal e do Brasil. 

Da mesma forma, as regras gramaticais e as construções de palavras acontecem de forma distinta nas línguas inglesa e espanhola. Nesses aspectos residem as diferenças entre as ênfases de inglês e espanhol da faculdade de Letras.

Por outro lado, a língua portuguesa é ensinada da mesma forma em todos os cursos. E também a língua espanhola, por ter origem latina, é bem parecida com a portuguesa, bem como as suas regras gramaticais. Isso pode influenciar na sua escolha.

Preciso ser fluente em inglês ou espanhol para cursar Letras?

A princípio, a resposta é não, você não precisa ser fluente em um segundo idioma para cursar Letras. Os conhecimentos que você já tem do colégio (ensino fundamental e médio) são suficientes para iniciar a faculdade com ênfase em inglês ou espanhol. Além disso, se você estudou para o Enem ou algum outro vestibular, também deve ter conhecimentos em um desses idiomas.

No entanto, é claro que as pessoas com fluência terão maior facilidade durante os estudos. E também é possível estudar em um curso livre de inglês ou espanhol paralelamente à faculdade.

A boa notícia é que ambos os idiomas têm uma vantagem para aqueles que estão inseguros sobre seus próprios conhecimentos. O inglês, por ser uma língua global, está presente em todos os lugares: desde as marcas que você consome até as séries que você assiste. Já o espanhol, por sua semelhança com o português, soa muito familiar aos nossos ouvidos. Isso pode facilitar seu aprendizado, nos dois casos.

Quais habilidades o estudante de Letras precisa ter?

De antemão, para além dos seus conhecimentos prévios no idioma que vai estudar (português, inglês ou espanhol), algumas habilidades são desejáveis para o futuro estudante de Letras. Elas não são necessárias, apenas desejáveis, já que serão aperfeiçoadas durante o curso.

Logo, se você tem ao menos um pouco de cada uma dessas habilidades, você se dará muito bem na faculdade de Letras. Caso não tenha alguma, procure fortalecer, para melhorar o seu desempenho. Veja quais são elas:

Leitura

Quando você iniciar o curso de Letras, terá contato com regras gramaticais da língua portuguesa e de uma estrangeira (se for o caso), suas características linguísticas e literárias. Ler bastante, além de ser essencial para os estudos, ajudará no enriquecimento do seu vocabulário e na absorção dos conhecimentos.

Escrita

Escrever e ler andam de mãos dadas. Durante o curso você precisará escrever bastante, para fazer trabalhos e pesquisas. Também para fazer anotações das aulas, melhorando a fixação do conteúdo. Escrever também funciona como um treino para as línguas que você estiver estudando.

Interpretação de textos

O estudo das línguas exige um conhecimento amplo das culturas e aspectos sociais e históricos do local em que elas são faladas. Por isso, há um grande volume de textos que você precisará ler e interpretar para absorver esses aspectos. Além disso, o estudo da literatura também exige a interpretação das produções, conceituando e classificando segundo os seus aspectos.

Gramática

Esta é a parte mais técnica do estudo de qualquer idioma. É um conjunto de regras, fórmulas e até mesmo exceções que ditam como a língua deve ser usada em sua forma culta. Conhecer essas regras é essencial.

Línguas

Se você tem facilidade em aprender novos idiomas, você vai se dar muito bem estudando Letras. A faculdade não ensina o idioma estrangeiro do início, mas aprofunda os conhecimentos das regras gramaticais e da literatura.

Onde estudar Letras português, inglês ou espanhol?

Existem hoje centenas de instituições de ensino que oferecem bacharelado ou licenciatura em Letras. Seja para atuar como professor ou em outras atividades como revisor, tradutor ou redator, o importante é escolher uma universidade de qualidade.

Hoje em dia, têm sido muito procurados os cursos de graduação à distância. E a faculdade de Letras não foge à regra. Faculdades como a Anhanguera e a Unopar, apenas para citar alguns exemplos, oferecem cursos à distância de ótima qualidade. Inclusive de Letras Português, Letras Português-Inglês e Letras Português-Espanhol.

Seja qual for a sua escolha, a dedicação aos estudos será o maior diferencial para que você se torne um profissional de excelência. Bons estudos!. 

Confira também: As profissões mais em alta em 2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.