Se você pretende ingressar nesse curso, precisa saber mais sobre a grade curricular de marketing e propaganda. Ter conhecimento das disciplinas que serão abordadas ao longo do curso ajuda o aluno a saber o que ele irá aprender.
Além disso, as matérias lecionadas ao longo da graduação já dão um bom panorama sobre o que o estudante irá enfrentar no mercado de trabalho. Isso porque as matérias são pensadas na melhor forma de preparar o aluno para o futuro.
No caso do curso de marketing e propaganda, há ainda uma série de disciplinas voltadas para o entendimento do mercado consumidor, além de contar com matérias práticas. Nestas, o aluno irá adquirir habilidades técnicas relacionadas a programas e software necessários.
Mas antes de falarmos sobre a grade curricular de marketing e propaganda, vamos pensar um pouco mais sobre o curso. Além disso, vamos analisar o mercado de trabalho e eventuais diferenças entre o marketing, a propaganda e a publicidade.
O que você verá neste artigo:
O que é marketing e propaganda?
O curso de marketing e propaganda tem como objetivo preparar o aluno para lidar com processos que envolvem a gestão, publicidade e criação de produtos, serviços e marcas. As similaridades entre as áreas ficam por conta do público envolvido.
Isso quer dizer que ambas lidam no processo de levar ao público determinados produtos ou serviços que fazem falta na hora de solucionar algum problema. Esse problema é identificado por meio de pesquisas de mercado, assim como a melhor forma de solucioná-lo.
Segundo a AMA, American Marketing Association, a definição de Marketing é: “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Dessa forma, fica evidente que atuar como profissional de marketing pode envolver uma série de possibilidades. Começando no desenvolvimento de algo com valor, até a área responsável por divulgar tal item. E todas essas áreas devem ser consideradas na grade curricular de marketing e propaganda.
A área da propaganda, assim como a publicidade, lida com maior foco em uma dessas “pontas” do processo. Neste caso, na parte de divulgação de um produto ou serviço. Esse profissional será responsável por traduzir para o consumidor as vantagens em adquirir tal item.
Isso não quer dizer que o profissional de marketing e o profissional de propaganda não possam atuar em conjunto em diferentes etapas. Mas, esses pontos antagônicos na carreira profissional de cada um, fazem com que haja diferentes oportunidades de trabalho em seus caminhos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas carreiras e suas possibilidades, chegou a hora de falarmos sobre a grade curricular de marketing e propaganda.
Grade curricular de Marketing e Propaganda
O curso de graduação de marketing e propaganda possui uma duração esperada de quatro anos, ou oito semestres. Essa expectativa pode mudar de acordo com a capacidade do aluno de cumprir as previsões feitas pela instituição. Ou seja, se ele puder fazer todas as disciplinas esperadas para os períodos, finalizará em quatro anos.
Durante os quatros anos em que o aluno estiver cursando a graduação, ele terá acesso a matérias de diferentes origens acadêmicas. Dentre elas, sociologia, tecnologia e educação. A seguir, vamos apresentar mais sobre as disciplinas.
Grade curricular de marketing
No curso de Marketing, especificamente, temos algumas disciplinas diferentes das que encontramos no curso de publicidade e propaganda. Especialmente porque existe a possibilidade da realização desse curso no formato tecnólogo.
Portanto, muda também a duração prevista para esse curso. Porém, o aluno terá acesso a disciplinas voltadas para o processo de gestão de um produto, serviço ou marca. Deixando de fora algumas áreas que podem o diferenciar no mercado.
Mas se o aluno quer atuar nesse segmento e pretende buscar sua carreira profissional dentro de empresas, por exemplo, cursar o tecnólogo de Marketing o tornará apto a seguir esse caminho.
Dentro dessa área, há outras importantes carreiras, que vêm crescendo continuamente. Entre elas, o melhor exemplo é o Marketing Digital. Além deste poder ser visto dentro do curso de marketing, há ainda um curso tecnólogo exclusivo para o Marketing Digital.
Dentro da opção de Marketing, você encontrará disciplinas como:
- Cultura Digital
- Marketing Digital
- Empreendedorismo E Inovação
- Gestão De Pessoas
- Legislação Empresarial Aplicada
- Marketing De Produtos E Serviços
- Marketing Estratégico
- Modelos De Gestão
Grade curricular de Propaganda
Quando falamos sobre o curso de propaganda, muitas vezes associado ao curso de publicidade, lidamos com disciplinas que preparam o estudante para processos relacionados à divulgação de produtos e serviços.
Em algumas instituições, porém, o curso de publicidade e propaganda faz parte de uma categoria maior, chamada Comunicação Social. E neste caso, o estudante terá de passar por um ciclo básico com duração de dois (2) anos, ou quatro (4) semestres.
Após o ciclo básico, ele poderá escolher seguir em propaganda e publicidade, jornalismo ou cinema. De acordo com a universidade, essas opções podem ser apenas publicidade e propaganda ou jornalismo.
A grade curricular do ciclo básico de comunicação social abrange matérias teóricas, que serão aproveitadas por todos os alunos. Além disso, há disciplinas básicas de todas as carreiras possíveis. O objetivo é ajudar o aluno a conhecer mais sobre as possibilidades para tomar a decisão.
Ao finalizar a graduação de publicidade e propaganda, o aluno estará apto para atuar no planejamento, desenvolvimento e análise de campanhas publicitárias. Essas campanhas podem ser online ou offline.
Para que a atuação no mercado de trabalho ocorra de forma vantajosa, o aluno terá matérias como:
- Análise Do Discurso
- Computação Gráfica
- Comunicação De Marketing Em Meios Digitais
- Criação Publicitária
- Direção De Arte
- Fotografia Aplicada A Publicidade E Propaganda
- Gerenciamento De Marcas
- Marketing Digital
- Redação Publicitária Geral
Curso de Marketing e Propaganda
Como é possível perceber nas duas grades curriculares que apresentamos acima, o profissional que passar por essa carreira estará preparado para atuar no mercado de trabalho.
De acordo com o curso que ele decidir fazer, terá maior tendência a atuar em empresas, institutos de pesquisa e consultorias ou em agências de publicidade. O que decidir entre essas duas possibilidades é o objetivo profissional do estudante.
Se você quer saber mais informações sobre o curso de Marketing e Propaganda, veja o texto que preparamos para você sobre o profissional de marketing e propaganda e como ele se coloca no mercado de trabalho.