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Tudo sobre o curso de Marketing e Propaganda

Se você quer saber mais sobre o curso de marketing e propaganda, e procura informações sobre essa possibilidade de formação superior, veio ao local certo! Preparamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre essa carreira.

Existe um ditado popular que diz que o brasileiro já nasce formado em publicidade e propaganda. O marketing já está no sangue do nosso povo, não é mesmo? Isso, na verdade, vem da criatividade que demonstramos ao divulgar nossos produtos e serviços.

Sendo assim, podemos dizer que não temos um diploma de marketing e propaganda, mas já temos o fator inicial para entrar nessa carreira: criatividade e inovação. Dito isso, lembramos que há diversas áreas dentro do curso de marketing e propaganda. Algumas com maior uso da criatividade e outras com menos. Vamos ver um pouco mais sobre todas elas.

O que é Marketing e Propaganda?

Antes de falarmos sobre o curso de marketing e propaganda, vamos entender melhor o que é o marketing e a propaganda que tanto falamos. Muitas vezes, acabamos por conhecer apenas uma ponta de tudo que engloba essa carreira: a parte da propaganda.

Porém, não é só de comerciais e anúncios em revistas que essa área vive. Muito pelo contrário: há muito mais áreas que muitas pessoas não conhecem. Portanto, se você é estudante e quer seguir a área da comunicação, precisa entender melhor.

Há uma falsa ideia de que a área de marketing e propaganda são similares ou sinônimos, mas isso não é verdade. Mais a seguir no texto, apresentaremos as principais diferenças entre as duas áreas.

Por outro lado, ambas lidam com um processo completo de planejamento estratégico, pesquisa, execução, manutenção e análise com foco na divulgação de produtos e marcas. É claro que essa definição ainda é extremamente simplificada perante à complexidade envolvida no processo.

Mas, é essencial deixarmos claro que a criatividade faz parte de todos esses processos. Em alguns momentos, ela é mais latente, em outras, menos. Mas, como diz Roberta Cesarino Iahn, professora de Publicidade e Propaganda da ESPM, “Mas, na prática, quem é o profissional que sobreviverá sem analisar dados e sem criar soluções criativas para qualquer negócio?”

Ou seja, criatividade e análise de dados andam lado a lado. Não importa qual área você irá escolher dentro do curso de marketing e propaganda, você terá que lidar com momentos que abrangem essas duas habilidades.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de marketing e propaganda, é importante entender, também, as diferenças que existem entre os dois caminhos. E são elas, que, muitas vezes, ajudam o aluno a decidir qual caminho seguir.

Qual a diferença entre Marketing e Propaganda?

De forma objetiva, uma das principais diferenças vistas entre marketing e propaganda é o foco do trabalho. É claro que ambos os cursos lidam com a divulgação de produtos e serviços, mas possuem formas diferentes de realizar tal processo.

A área de propaganda – também relacionada com a área de publicidade – possui um maior foco no planejamento, elaboração e execução de campanhas publicitárias. O objetivo é divulgar um produto, serviço ou marca.

Essa área, atualmente, procura focar sua ação no ambiente digital, lidando com peças publicitárias focadas para esse meio. Dito isso, é possível inferir que a área da propaganda é mais voltada para os criativos. É nela que as criações de comerciais e peças acontecem.

Porém, como ressaltamos anteriormente, não é possível afirmar que o profissional da área de propaganda não precisará lidar com números e gráficos. A verdade é que também será necessário analisar dados das peças criadas.

Já quando falamos de Marketing, encontramos um foco maior na área de gestão. A American Marketing Association, AMA, define o Marketing como “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Portanto, a partir dessa definição, é possível perceber que o objetivo deste setor é cuidar de toda a relação do produto, serviço ou marca com os consumidores. Por mais que não apareça em sua definição, há muita criatividade nessa atuação também.

Dessa forma, o profissional que irá seguir pelo caminho do marketing, terá um trabalho que envolve pesquisa de mercado, análise de concorrência, definição de orçamento, produção de eventos e aprovação de campanhas publicitárias.

Diferentes, mas unidas

Como é possível perceber, as duas áreas são complementares e, muitas vezes, trabalham juntas. Uma focada em todo o processo estratégico de posicionamento da marca e outra alinhada com a forma de levar ao público esse posicionamento.

Se você, aluno, quer seguir no curso de marketing e propaganda não precisa escolher inicialmente qual área irá atuar. A verdade é que, no mercado de trabalho, essas duas carreiras podem se misturar e se encontrar. Continue lendo nosso material para conhecer mais detalhes sobre as possibilidades de atuação profissional.

Grade curricular do curso

Agora que você já tem um bom panorama sobre o curso de marketing e propaganda, assim como mais informações sobre as áreas de atuação dessa carreira, vamos entender mais a fundo a grade curricular do curso.

Muitas disciplinas ofertadas são similares para as duas áreas. Porém, tem algumas que você encontrará em curso de marketing e outras em curso de propaganda. A verdade é que a diferença no objeto de trabalho, faz com que algumas matérias sejam mais abordadas em um dos caminhos apenas.

Essas matérias também sofrem alteração de acordo com a instituição escolhida. Em algumas, é possível cursar apenas Marketing, enquanto em outras, há o caminho de Publicidade e Propaganda. E há, também, a possibilidade de cursar Marketing e Propaganda como uma única carreira.

Em geral, esse curso é oferecido no formato de bacharelado. Possui duração de quatros anos, ou oito semestres, e exige um trabalho de conclusão de curso. Não há a exigência de estágios supervisionados, mas é interessante que o aluno busque estágios para saber mais sobre o funcionamento, na prática, da carreira.

Grade curricular de Marketing

Quando falamos da grade curricular de um curso mais voltado para a área de marketing, lembramos que essa carreira possui uma relação próxima com outras formações como administração, gestão e business.

Muitas pessoas consideram, ainda, a possibilidade de cursar uma pós-graduação em Marketing. Dessa forma, o estudante teria uma base na graduação de Publicidade e propaganda e a complementação na pós ou MBA.

Voltando à grade curricular do curso de marketing, temos uma série de disciplinas que envolve todo o caminho que o profissional poderá seguir. Veja algumas abaixo:

  • Administração de Compras e Vendas
  • Administração de Marketing
  • Comportamento do Consumidor
  • Gestão Financeira
  • Gestão Organizacional
  • Marketing Estratégico

Em algumas instituições essa grade pode ainda ser complementada com matérias mais criativas. Em outras, o foco é mais para o lado da gestão. Portanto, é interessante buscar mais informações da linha de ensino adotada na instituição que você possui interesse.

Grade curricular de Propaganda

Antes de falarmos diretamente das disciplinas vistas no curso de Propaganda, é importante falarmos sobre a possibilidade de cursar a graduação de comunicação social. Afinal, muitas instituições públicas, e algumas privadas, possuem essa forma de dividir o curso.

Nesse caso, o aluno irá passar por um ciclo básico de comunicação. E, no início do curso, ele terá matérias que abrangem a publicidade, o jornalismo e o cinema. Em determinado momento, será preciso decidir qual caminho seguir dentro da graduação. Em algumas universidades, a decisão ficará entre jornalismo e publicidade e propaganda apenas.

Nestes casos, os primeiros quatro períodos focam nas disciplinas mais teóricas e algumas básicas de cada carreira possível. E logo após a decisão do aluno, é que começam as disciplinas mais focadas e mais práticas.

No caso da publicidade e propaganda, como é chamado o curso, as disciplinas que os alunos terão os deixarão aptos a lidar com todo o processo de divulgação de um produto, marca ou serviço. Processo esse que inclui diversas etapas.

Sendo assim, é possível encontrar nessa grade curricular disciplinas com um alinhamento mais criativo. Alguns exemplos são:

  • Direção de Arte
  • Direção de Criação
  • Fotografia Publicitária
  • Fundamentos do Design Visual
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Ficou claro, dessa forma, que a grade curricular do curso de marketing e propaganda possui algumas importantes diferenças. Entretanto, ambas terão matérias similares. Assim como dissemos anteriormente, o aluno sempre terá que lidar com momentos mais criativos e com outros mais analíticos. Não importa qual carreira ele siga.

Porém, algumas das matérias que encontramos nos dois cursos são:

  • Atendimento e Planejamento
  • Comunicação Integrada em Marketing
  • Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda
  • Pesquisa de Mercado
  • Pesquisa em Propaganda
  • Psicologia, Cultura e Consumo

Perfil do estudante

Após falarmos um pouco mais sobre a grade curricular do curso de marketing e propaganda, é essencial falarmos mais detalhadamente do perfil do estudante dessa área. Isso porque, como falamos anteriormente, por mais diferentes que sejam, há muitas similaridades.

Para te ajudar a descobrir se você se encaixa nessa formação superior, separamos algumas características que são esperadas no profissional de marketing e propaganda.

Criatividade

Dita por muitos como o carro chefe dessas áreas, ela não é imprescindível. Porém, é necessário que o profissional tenha facilidade em criações. Por muitas vezes, não será necessário utilizar essa habilidade com tanta frequência, mas ela será muito bem-vinda em determinados momentos e reuniões de brainstorming.

Perfil analítico

Sendo considerado o ponto oposto da criatividade, a capacidade de análise e a visão estratégicas são essenciais para o caminho profissional. Isso porque nenhuma campanha publicitária ou lançamento de produto será feito sem uma prévia análise do mercado, do público-alvo e da concorrência. Ou seja, analisar fará parte do dia a dia dessa carreira.

Relacionamento interpessoal

As áreas de marketing e propaganda das agências e empresas são, normalmente, conhecidas por serem as mais comunicativas. Isso porque o trabalho em equipe é essencial para fazer com que a campanha, o projeto ou o planejamento saiam de forma a buscar a melhor resolução possível.

Facilidade de lidar sob pressão

Essa é uma característica essencial no profissional de marketing e propaganda. Isso porque, muitas vezes, será necessário lidar com crises que surgem do nada e com novidades que aparecem sem aviso. Sejam positivos ou negativos, esses momentos surpreendentes costumam acontecer muito nessa carreira.

Facilidade com tecnologia

Não é novidade para ninguém que o marketing e a propaganda vêm ganhando novas formas com a tecnologia. Sendo essa área responsável por estar a frente do seu tempo, para surpreender o público, é essencial que o profissional tenha facilidade de utilizar e descobrir novas tecnologias.

Mercado de trabalho

Assim como em todas as profissões, se você se interessa pelo curso de marketing e propaganda, certamente quer saber sobre o mercado de trabalho. E temos ótimas notícias sobre esse ponto. Há cada vez mais espaço e novas possibilidades para esse profissional.

A verdade é que justamente por poderem atuar próximo de qualquer produto ou serviço, o profissional de comunicação, terá uma enorme variedade de vagas abertas para se candidatar. Começando em agências de propaganda e indo até empresas, é possível atuar de diversas formas.

Agências de publicidade

Sendo esse o primeiro caminho pensado por muitos, a agência é o local ideal para quem quer estar onde a ação acontece. Isso porque é lá que todo o processo acontece. Na prática, há a possibilidade da área de marketing ser dentro da empresa, porém a execução das campanhas, acontece na agência. Nesse caso, é um local de trabalho voltado para quem quer atuar com propaganda.

Nas agências de publicidade há ainda a possibilidade de se especializar em outros segmentos. Desde a compra de mídia, que é o espaço publicitário, até o desenvolvimento das artes, segmento relacionado ao curso de design. Ou seja, não é suficiente entrar em uma agências, mas é preciso conhecer mais sobre a área a ser seguida.

Dentro da área de agências de publicidade, é importante lembrarmos que, atualmente, existem algumas agências especializadas na área online. Nesses casos, é esperado que o profissional esteja apto a atuar exclusivamente no ambiente digital. Nos dias de hoje, essa área é uma das que mais cresce.

Área de marketing em empresas

Ao contrário da agência, que citamos anteriormente, para quem quer seguir a área do marketing, uma boa opção é trabalhar diretamente com a empresa. Isso porque as estratégias de marketing, muitas vezes, são criadas internamente. E, em seguida, são repassadas para a agência, que irá executar, da melhor forma possível, tal estratégia.

Dentro de grandes empresas, há também setores que emulam uma agência de publicidade interna. Isso é muito comum em instituições que possuem uma grande quantidade de campanhas no ar. Porém, muitas vezes, eles usam outras empresas para realizar vídeos para a televisão e outros materiais específicos.

Produtoras

Um mercado de trabalho pouco falado na área de publicidade e propaganda é a opção de atuar em uma produtora de vídeo. Essas empresas são responsáveis por criar roteiros de propaganda. Filmar, editar e, eventualmente, distribuir para que cheguem às emissoras de TV.

Além disso, elas atuam, também, com outros formatos, como rádio, cinema e vídeos para internet. O grande diferencial de contratar uma produtora para a realização de campanhas é o profissionalismo empregado no trabalho. Além de possuírem o registro necessário para veiculação.

Freelancer

Sem dúvidas, essa é uma das opções mais utilizadas. Isso porque é possível se especializar em determinadas áreas que podem se beneficiar do trabalho sem vínculos. Diretores de arte, analistas de mídia, redatores e designers podem atuar de forma autônoma oferecendo serviços para agências e empresas.

Dentro da categoria de freelancer, é possível atuar, também, como consultor. Este profissional é contratado para atuar por determinado tempo dentro de uma empresa, apontando os pontos a serem melhorados e o caminho para tal. Por lidar com contratos temporários e sem vínculos empregatícios, entra nesta categoria.

Marketing político

É importante apresentarmos essa categoria separadamente pois possui um vasto mercado de trabalho no Brasil. Com um sistema eleitoral como o nosso, com diversos cargos possíveis e muitos partidos em funcionamento, sempre há espaço para atuação com Marketing Político.

Neste caso, o aluno poderá ter formação de marketing ou propaganda, já que, muitas vezes, os dois serão necessários. A especialização é possível através de cursos extras, mas também, com a prática na área. Neste segmento o foco é analisar quais são as necessidades que movem a população para que o político possa atuar com esse objetivo.

Empreendedorismo

Por ter conhecimento teórico de todo o processo de lançamento de um novo produto ou serviço, é possível atuar com foco no empreendedorismo. Ou seja, o profissional de marketing terá capacidade de planejar, executar e analisar projetos completos de lançamento de produtos e serviços.

Pesquisa de mercado

Por fim, lembramos da possibilidade de atuação no mercado de pesquisa. Como dissemos anteriormente, é essencial que ao lançar um produto ou serviço, o público-alvo seja levado em consideração. Portanto, há a possibilidade de especialização na área responsável por realizar essas pesquisas.

É nítido que há diversas áreas possíveis para os profissionais do curso de marketing e propaganda. Porém, apresentamos algumas principais e que aparecem com destaque nas carreiras mais seguidas. Além disso, ambas carreiras – marketing e propaganda – permitem outras especializações.

De acordo com essas especializações possíveis, pode ser visto um novo leque de oportunidades profissionais para o estudante. É essencial, portanto, que ao longo do caminho, o aluno esteja ciente de todas as carreiras que ele poderá seguir.

Quanto custa o curso de Marketing e Propaganda?

De forma resumida, o curso de Marketing e Propaganda pode ser feito em instituições públicas. Neste caso, a forma de ingresso nos cursos é por meio da realização do ENEM e inscrição por meio do Sisu. Porém, é possível cursar em faculdades privadas.

Curso de Publicidade e Propaganda – a partir de R$159 por mês

Curso de Marketing (tecnólogo) – a partir de R$ 159 por mês

Como você pode perceber, o valor de investimento em uma carreira profissional pode ser menor do que você imagina. Portanto, é possível se dedicar a uma formação superior na área que você se interessa por um valor mensal reduzido.

A escolha entre o curso de publicidade e propaganda, no formato bacharelado e o tecnólogo em Marketing, deve ser feita considerando o objetivo do aluno. O mercado de trabalho a ser conquistado e o tempo de graduação devem ser fatores decisivos.

Para ter certeza de que está no caminho certo, acesse os conteúdos preparados pela nossa equipe para conhecer ainda mais sobre a carreira. É possível realizar o curso de marketing e propaganda e buscar um novo futuro profissional.

Veja nesse outro conteúdo, especificamente, o que é o curso de Marketing e Propaganda.

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