Quais os benefícios da união entre o Agronegócio e a Tecnologia? Todos os possíveis e imagináveis.
Além de melhorar a produtividade, reduzir o desperdício e gerar empregos e renda, esta ‘dupla’ ainda vai mais longe. Um detalhe importante é que a perfeita combinação do principal setor da nossa economia somada às diversas inovações tem mudado a vida de uma grande quantidade de pequenos produtores. Assim como, também, em empresas de médio e grande porte.
Logo, é fundamental que o estudante do ensino médio e o universitário fiquem sempre de olho nas diversas carreiras e oportunidades que envolvem o Agro. Pois, com a implementação de várias tecnologias, não só os proprietários e empresários rurais mudaram, mas tudo que envolve o Agronegócio.
O que você verá neste artigo:
Novas áreas de atuação
Quem diria que um dia veríamos um Desenvolvedor Back End e todos os tipos de profissionais do mundo tech trabalhando em projetos 100% ligados ao Agro? Surpreendente, não? Talvez para você e para muitas outras pessoas. Mas, não aqui na Voomp!
Entretanto, para quem já conhece o setor e aqueles que sabem o conceito de agrotechs, isso já é uma notícia antiga. Sem dúvida, a tecnologia e suas carreiras abriram novas frentes de trabalho e novas áreas de atuação dentro do setor que anualmente retém aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB).
Porém, não pára por aí. O Agro brasileiro tem evoluído e se transformado ao longo dos anos. Desse modo, isso tem gerado um reflexo na formação de nossos recursos humanos. Portanto, em outras palavras, nas universidades, cursos técnicos e demais instituições que se preocupam com o ensino a mudança tem ocorrido.
Enfim, se você ainda tem aquele pensamento de que o curso de Agronomia e uma titulação em Agronegócios estão relacionados somente à soja, vacas, ovelhas e terra, você está enganado. Portanto, esse é um sinal para você começar a ler mais os posts do Voomp e se atualizar.
Afinal, aqui ajudamos estudantes e muitos profissionais em transição de carreira. Por conta das informações, dados, sugestões e dicas que trazemos todos os dias, conseguimos auxiliar você na escolha de uma carreira acadêmica, mostrando tudo que envolve cada uma em detalhes. Sem falar nos diversas profissões, especializações e muito mais.
Agronegócio e Tecnologia: quais os benefícios?
Boas notícias também mostram benefícios
Quando falamos em benefícios, sempre nos vem à cabeça coisas positivas. Não é mesmo? Agora, imagine isso em todo um setor que produz alimentos e derivados. E que ainda gera milhares de empregos todos os anos.
Exemplo disso foi a queda na atividade da indústria, varejo e outros segmentos da economia. Já o Agronegócio continuou crescendo.
Segundo o site ‘agroemdia.com.br’, mesmo com a pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agro teve um crescimento recorde de 24,31% em 2020.
Sem dúvida uma notícia muito bem-vinda para o nosso país e que desperta ainda mais respeito da sociedade em relação ao setor. E é nesse contexto que destacamos a presença da tecnologia no campo e nos setores ligados ao mesmo.
Os diversos benefícios da relação Tecnologia e Agro no Brasil
Agora que falamos da importância e dos fatos positivos, que também podem ser classificados como benefícios, vamos pontuar outros mais para seu melhor entendimento:
- Aumento na produtividade das propriedades (grãos e rebanhos);
- Aprimoramento das matrizes pecuárias e sementes;
- Redução no uso de insumos;
- Redução de gastos para investir em outras questões;
- Redução de impactos causados junto ao no meio ambiente;
- Produções mais eficientes (rápidas e qualificadas);
- Mais segurança no campo e no transporte de cargas;
- Melhoria da comunicação entre os diversos ‘atores do campo’: produtores e seus familiares, pessoal técnico, logística, estudantes e agrônomos.
Sobre as tecnologias mais utilizadas
Agora que você conheceu vários benefícios do mundo tech em nosso setor do Agronegócio, que tal conhecer algumas dessas tecnologias?
Mobilidade
Nos últimos anos, a tecnologia Mobile revolucionou o campo e a transmissão de dados. Seja via satélite ou com a chegada do 4G em diversas localidades distantes. Esta conexão permite um gerenciamento similar com grandes centros de tecnologia. E, também, um monitoramento e suporte remotos de especialistas em diversas áreas do agronegócio. Decisões rápidas, tudo em tempo real, melhor utilização do tempo e recursos. Consequentemente, dinamização de vários segmentos do trabalho rural.
Sensores
Os chamados Sensores Inteligentes são utilizados com frequência no monitoramento de plantações e culturas diversas. Basicamente, os sensores captam e verificam a saúde e situação das plantas, suas necessidades e outras informações. Estes sensores, alinhados com a tecnologia de conexão 4G, permitem o monitoramento constante e em tempo real da plantação.
Cada agricultor pode buscar o tipo de sensor que mais se adapta às suas necessidades. Existem no mercado os mais variados tipos de sensores que monitoram os detalhes do plantio.
Dessa forma, ao monitorar a saúde da plantação, detecção de doenças e contaminações, essas máquinas acabam por possibilitar rápida ação dos gestores para a solução do problema.
Por fim, os dados desta tecnologia costumam ser utilizados para o uso em sistemas que utilizam Big Data e que nos fornecem dados pormenorizados sobre diversas situações, status e métricas.
Drones
A tecnologia de Drones é uma das mais aplicadas ao setor do Agronegócio, seja para serviços junto à agricultura ou à pecuária. Esta inovação foi tão bem-vinda por parte das empresas e produtores autônomos que as instituições já oferecem aulas sobre o assunto. Com diversas aplicações, a inovação pode ser utilizada em:
- Análise da lavoura
- Acompanhamento da safra
- Monitoramento de pastagens
- Busca de animais perdidos
Agronomia e Agronegócios: duas carreiras em alta!
Definitivamente, falar dos benefícios da união Agro e Tech torna tudo ainda mais fácil de se entender. Logo, é natural que carreiras como a Agronomia e o Agronegócio estejam em alta.
Cursos com formação ampla e multidisciplinar. Assim, ambas as linhas de estudo englobam conhecimentos teóricos e práticos. Além disso, podem ser oferecidas de forma híbrida e até 100% online. Vale sempre acessar o site da instituição que os oferece e falar diretamente com o departamento responsável.
Enfim, esperamos que agora você veja o campo como você enxerga a Nasa, a Apple e outras grandes organizações que lhe trazem o conceito de tecnologia.
Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!