Você que ainda é um aluno e quer ser um empreendedor em Marketing e Propaganda, ou é alguém que pretende mudar de carreira, veio ao local certo. Aqui, você consegue descobrir formas de iniciar seu trabalho como empreendedor nessa área.
A possibilidade de se tornar um empreendedor é o caminho escolhido por muitas pessoas que querem se dedicar a um negócio próprio. Mas não somente. Atualmente, é possível atuar como empreendedor dentro de uma empresa, o intraempreendedorismo vem crescendo significativamente.
Porém, se você pretende atuar com empreendedorismo em Marketing e Propaganda, existem algumas áreas que você pode escolher. Por ser uma carreira que abrange diversos processos e etapas, há ainda mais espaço para tal função.
Confira um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo na área de Comunicação.
O que você verá neste artigo:
Empreendedorismo em Marketing e Propaganda
Ser um empreendedor em Marketing e Propaganda pode representar muitas coisas. Segundo o site do Sebrae, empreender significa a criação de novas ideias, a realização de novas atividades. Assim, dá-se a união entre criatividade e usabilidade.
Quem pensa nas carreiras de Marketing e Propaganda, sabe que, muitas vezes, essas serão feitas por empreendedores. Isso porque é uma área que exige de seus profissionais uma constante criação e inovação.
Portanto, empreender na área de Comunicação, especialmente em Marketing e Propaganda, faz parte da rotina profissional de todos. Porém, é possível usar a formação em Marketing e Propaganda para se tornar um empreendedor. Vamos analisar em quais áreas e de quais formas isso pode ser possível.
Freelancer
Ser freelancer é uma forma de empreender. Isso porque ser um empreendedor em Marketing e Propaganda pode significar a criação de uma marca própria. Assim como abrir a própria empresa.
É comum nessa área que muitos profissionais freelancers evoluam para a criação de uma agência própria ao se juntarem com outros profissionais de diferentes áreas da Comunicação.
Consultoria
Similar ao trabalho de freelancer, o consultor é contratado de forma temporária, sem vínculos empregatícios e com um objetivo bem definido. O empreendedor em Marketing e Propaganda pode atuar como consultor.
Todo o conhecimento adquirido na faculdade ou por experiência própria, ao longo da vida profissional, o habilitam para tal função. Empreender ao criar uma nova empresa de consultoria especializada nas áreas de Marketing e Propaganda é uma forma de buscar uma nova posição no mercado.
Abertura de um novo negócio
As áreas de Marketing e de Empreendedorismo têm muito em comum. Ambas lidam com a criação de algo novo. Uma pode focar em um novo negócio, enquanto a outra, em um novo produto ou serviço. Ao unir essas duas áreas, temos a criação de um novo negócio focado na necessidade do mercado.
Portanto, se você é um futuro empreendedor de Marketing, pode unir o conhecimento de pesquisa de mercado adquirido para lançar um novo negócio. Muitos profissionais de Marketing e Propaganda utilizam suas habilidades de conversar com o mercado para participar da abertura de novos negócios.
Intraempreendedorismo
Como dissemos no início deste artigo, empreender não precisa estar diretamente ligado à criação de uma nova empresa. Portanto, ser um empreendedor em Marketing e Propaganda pode significar a criação de novas soluções dentro do local de trabalho.
Muitas agências de Publicidade e empresas possuem setores chamados de laboratório ou hub. Sem pensar no nome que levam, possuem o mesmo objetivo: fazer com que seus funcionários sejam empreendedores internos por meio de soluções, criações e novas ideias para a empresa.
Trabalhar com o que se ama
A carreira de Marketing e Propaganda faz com que o profissional exerça, cada vez mais, seu lado criativo. Por isso, muitas vezes, é comandada por pessoas que possuem outras carreiras em mente. Por exemplo: um designer que é ilustrador, um redator publicitário que é escritor e um gestor de Marketing que é um inventor.
Com isso, em determinado momento da carreira, o empreendedor em Marketing e Propaganda é, na verdade, um profissional que passa a exercer as duas funções. Seguir em seu trabalho na agência ou na empresa e, também, empreender naquilo que ele também saber fazer.
Mercado de trabalho em Marketing e Propaganda
Em diversos momentos, é possível identificar as diferenças entre Marketing e Propaganda. De forma resumida, ambas lidam com diferentes momentos do processo. Sendo o Marketing mais voltado para o desenvolvimento e gestão do produto e a Propaganda focada na divulgação de benefícios do produto ou serviço.
Dito isso, é importante que o profissional de Marketing e Propaganda saiba que o mercado de trabalho reflete essas diferenças. Para aqueles que possuem um foco no Marketing, o mercado de trabalho é direcionado à empresas e consultorias.
Já para aqueles que atuam no segmento da Propaganda, as agências de Publicidade podem ser o foco da procura por uma colocação profissional. Porém, se você quer ser um empreendedor em Marketing e Propaganda, é importante ter conhecimentos e habilidades que transitem entre as duas áreas.
Mas, deixamos aqui um alerta para aqueles que estão se dedicando ao mercado publicitário e de marketing. Não se apegue à terminologias e cargos. Isso porque, na prática, a facilidade de transitar entre atividades é grande. Além disso, subáreas, como o Marketing Digital, tem maior atividade dentro de agências de Publicidade.
Seja um empreendedor em Marketing e Propaganda
Para trabalhar com empreendedorismo na área de Marketing e Propaganda, é preciso, apenas, se dedicar a criar soluções. Essa criação pode ter como foco um produto a ser divulgado e a criação de campanhas. Ou a criação de uma nova empresa, do zero, em busca de soluções para um problema da sociedade.
Muitas grandes empresas que conhecemos, como Netflix e Paypal, começaram como uma startup, empresa pequena, fruto de um empreendedor. Esse crescimento deve-se, justamente, ao fato de serem ideias inovadoras que o público precisava para melhorar suas vidas.
Sendo assim, se você possui ideias inovadoras que buscam “tapar buracos” que vemos no nosso mercado, pense em empreender! Porém, esteja atento. Planeje seu negócio, busque conhecer o mercado em que você pretende atuar e faça testes do seu produto ou serviço. O processo é longo, mas ser um empreendedor em Marketing e Propaganda pode trazer inúmeros benefícios para sua vida e carreira.