InícioGraduaçãoQuais as principais diferenças entre Matemática e Ciências Econômicas?

Quais as principais diferenças entre Matemática e Ciências Econômicas?

Matemática ou Ciências Econômicas? Pensando em escolher uma das duas carreiras? Ou, já pensou em cursar ambas as graduações? Conheça as principais diferenças e, então, até algumas conexões entre as áreas.

Exatamente isso que você leu acima. Enquanto pensa nas diferenças, vale a pena se esforçar um pouco mais e aproveitar para entender suas similaridades. Afinal, foi a civilização humana quem segmentou o conhecimento, colocando cada área em uma gaveta e nomeando-as de maneiras diferentes para seu melhor entendimento. 

Definitivamente, tenha em mente que a Matemática e as Ciências Econômicas são muito próximas e, ainda mais, trabalham de forma conjunta. Logo, uma está inserida no bom desempenho da outra, por mais impossível que possa parecer aos estudantes e amantes de cada lado dessa moeda.

Porém, o fato é que cada um dos cursos e áreas tem suas particularidades que as definem de maneira única. Ou seja, suas diferenças. Vamos conhecê-las?

Quais as principais diferenças entre Matemática e Ciências Econômicas? 

A matemática é o que chamamos de uma ciência exata. Assim como a própria física e a química. São disciplinas e conhecimentos nos quais a lógica e o raciocínio se sobrepõem ao que chamamos de suposições. 

Portanto, a matemática trabalha com padrões, em todos os seus aspectos, através da utilização de fórmulas e cálculos. Logo, os números e a busca por resultados exatos regem essa ciência. Consequentemente, nesse caso, não são permitidas variáveis como comportamentos, relações sociais e questões afins às ciências sociais e humanas.

 Matemática

Alunos com facilidades e habilidades voltadas às ciências exatas costumam se identificar com o curso de Matemática. Isso ocorre devido a uma questão de preferência pelo que chamamos de lógica. 

Em suma, a lógica é estudada através do método dedutivo, de objetos abstratos e das relações existentes entre eles. Mais precisamente, a Matemática é um curso e área de estudo que busca a sistematização de quantidades, aferições e espaços. E é através desse conhecimento que você poderá concluir se uma questão está certa ou falsa. 

Lembre-se, a matemática transforma dados e informações de modo a obter um resultado exato. Portanto, em matemática você não tem um talvez ou a influência de cenários diversos no caso dos resultados. 

Contudo, essas influências ou variáveis estão sempre presentes nas Ciências Econômicas.

Ciências Econômicas 

Basicamente, as pessoas que estudam Ciências Econômicas têm acesso a uma formação ampla, diversificada e multidisciplinar. Ou seja, aqui já começamos a identificar uma grande diferença dessa área em relação à matemática.

Primeiramente, o aluno, nas Ciências Econômicas, passará por disciplinas que estão relacionadas às ciências exatas. Entre algumas dessas disciplinas, podemos citar aqui a própria matemática, por exemplo. Além disso, temos o caso da estatística, da contabilidade, do raciocínio lógico e de outras aplicações com tendências ao mundo dos cálculos, formas e suas variáveis. Isso tudo faz das Ciências Econômicas e da Matemática dois cursos muito próximas e similares. Porém, o curso de Ciências Econômicas abrange muito mais do que resultados exatos.

Portanto, todo o aluno do curso de Ciências Econômicas que se preza irá absorver, além dos conhecimentos matemáticos, conhecimentos ligados às ciências humanas. Alguns exemplos são as disciplinas de história, a geografia, entre outros tipos de variáveis não exatas. Além disso, podemos destacar o enfoque no estudo dos aspectos econômicos relativos à história do Brasil e do mundo. Os conhecimentos voltados às ciências sociais aplicadas também são um exemplo da dimensão teórica contemplada pelo curso de Ciências Econômicas.

As Ciências Econômicas e suas variáveis não exatas

Antes de mais nada, desde que a Voomp iniciou este post, viemos falando até aqui sobre como as Ciências Econômicas não são exatas. Ou seja, são diretamente influenciadas por questões sociais, humanas e de outra ordem. 

Em síntese, podemos dizer que, além de ser multidisciplinar, a sua natureza não exata são as maiores diferenças quando colocada lado a lado com a Matemática.

A evolução das diferentes sociedades humanas está ligada diretamente à economia. Por isso, é impossível e errado dissociar os aspectos sociais do cotidiano de quem estuda Ciências Econômicas.

Em diferentes períodos ou eras da humanidade, os sistemas econômicos e os seres humanos evoluíram. Saindo de um sistema de trocas de mercadorias, o escambo, mudando para a cunhagem de moedas e a usura, junto ao comércio de excedentes e ao uso de sistemas monetários complexos. Logo, todos esses elementos sociais e coletivos são considerados nas análises realizadas pelos estudiosos das Ciências Econômicas. Assim, seu caráter voltado aos contextos sociais é o que o abriga na gama dos estudos sociais, e não, apenas, no universo das ciências exatas.

Enfim, cada uma, Matemática e Ciências Econômicas, se complementam e têm aplicação mútua, uma dentro da outra. Porém, uma está vinculada aos cálculos e à lógica. Enquanto isso, a outra está ligada a uma grande quantidade de informações e a aspectos históricos e sociais. 

Diferenças entre os cursos de Matemática e Ciências Econômicas

Por fim, trouxemos acima algumas diversas diferenças ligadas às áreas da Matemática e das Ciências Econômicas. Porém, quando falamos de cursos de graduação a distância, essas diferenças podem ser ainda maiores. 

Afinal, para quem busca ingressar em um curso de Matemática, vai encontrar uma licenciatura. Já no caso das Ciências Econômicas, o bacharelado é a opção mais encontrada quando falamos de formação superior.

Considerações finais

Definitivamente, tratamos aqui de áreas que surgiram de um mesmo ramo ou galho. E que como frutos de uma mesma árvore chamada conhecimento alimentam diferentes pessoas. Porém, cada um desses frutos vem com aquele gosto e aroma que só as exatas podem dar em cada uma das mordidas. Entretanto, a única diferença é o seu grau de doçura. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.