InícioGraduaçãoMatemáticaPor que o curso de Matemática pode mudar o mundo?

Por que o curso de Matemática pode mudar o mundo?

Na realidade, a própria disciplina e os diversos conhecimentos pertencentes à Matemática têm mudado o nosso mundo desde o surgimento das primeiras civilizações organizadas.

O porquê da faculdade, licenciatura em Matemática, mudar o mundo é bastante interessante, já que o nosso dia a dia está recheado de funcionalidades um dia criadas por meio desta área de conhecimento. 

Por que o curso de Matemática pode mudar o mundo?

Entre as diversas Ciências Exatas presentes no vestibular, a Matemática costuma ser a que mais causa medo ou é classificada como difícil quando comparada às demais. Sem falar que a chamam de o “terror do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)”.

O próprio curso de Licenciatura em Matemática e os conteúdos que aparecem nas provas para ingresso na faculdade indicam aplicações práticas. E isso acaba reforçando ainda mais o papel de influência que a mesma exerce no sistema de ensino como uma protagonista de mudanças em todos os níveis possíveis: Educação, Saúde, Engenharia, Economia, Ciência, Inovação e Tecnologia, entre centenas de outras áreas.

Matemática do dia a dia

Definitivamente, a Matemática está presente em todos os contextos do cotidiano e nas tarefas que as pessoas realizam diariamente. Partindo de uma simples soma em um estabelecimento comercial até nas brincadeiras de pique-esconde, a Matemática é uma constante. Além disso, dependemos dela para realizar as milhares de transações financeiras, seja de um smartphone e o Pix, seja dentro da Bolsa de Valores.

Assim como as transmissões via satélite, com as equações que tornaram possíveis calcularmos as trajetórias dessas grandes máquinas ao redor da terra. E, por mais estranho que possa parecer, até o momento do nosso almoço, quando misturamos o arroz com o feijão em medidas iguais. 

Em síntese, caso você tenha dúvida se a Matemática pode mudar o mundo, é melhor começar a prestar mais atenção aos detalhes.

Ferramenta para provar a existência 

Além de fazer parte do casual e do corriqueiro, a Matemática é a “ciência do formal”. Ou seja, ela transforma o mundo a partir da simplicidade para então chegar à complexidade de uma maneira quase que instantânea. Ou, muito tempo depois em que uma grande teoria leva para ser comprovada. Exemplos clássicos disso são: 

  • Albert Einstein e sua Lei da Relatividade Geral
  • Isaac Newton e sua Lei da Gravitação Universal
  • Teorema de Pitágoras
  • Lei dos Cosenos
  • Geometria Espacial

Por meio dos teoremas criados acima, surgiram as observações e, consequentemente, as equações por meio da aplicação matemática para determinar e comprovar que existiam. 

Enfim, nada fica oculto por meio dos conhecimentos matemáticos. Aliás, algumas equações têm mudado o mundo de tempos em tempos. Portanto, seu esforço de provar teorias e comprovar suposições pode acabar durando décadas ou séculos.

Albert Einstein, a prova perfeita que a Matemática pode mudar o mundo

Pensando nisso, vamos mostrar aqui dois exemplos práticos envolvendo uma das figuras mais conhecidas da ciência: Albert Einstein. Este físico alemão sempre foi rotulado como um aluno fraco em Matemática, o que é uma grande inverdade. Resumindo, uma fake news.

Entretanto, este não é o foco. O fato é que ele viveu duas experiências marcantes sobre como o curso de Matemática e os conhecimentos que o envolvem podem mudar o mundo.

Uma década com muita Matemática

Ambos estão ligados à comprovação da Lei da Relatividade Geral. O primeiro remete aos quase dez anos que Einstein levou para comprovar a sua teoria considerando o movimento de aceleração dos planetas e corpos. Assim, chegando à famosa equação:

E = mc²

Em síntese, depois de anos tentando comprovar ideias e observações que faziam sentido, a prova por meio da Matemática levou uma década. E ainda ia faltar mostrar por meio de outro experimento, o eclipse. Mas isso é papo para outro post!

Einstein prova o que Isaac Newton deixou flutuando na gravidade

Já o segundo exemplo de prova Matemática durou ainda mais tempo: dois séculos. 

Antes do próprio Albert Einstein, o espaço era considerado imutável. Esta, uma definição de Isaac Newton feita dois séculos antes. 

Além disso, segundo o ‘pai da física’, o tempo era algo constante e que passava ao gosto dos ponteiros de um relógio. Já Einstein viu que espaço e tempo eram ligados um ao outro. Resumindo, se um mudava, o outro também. Logo, tudo isso significa a força da gravidade.

Enfim, o que Newton não conseguiu provar, Einstein simplesmente mostrou por meio de sua equação matemática. Segundo o artigo de Elton Wade, intitulado de O Gênio de Einstein Mudou a Percepção da Gravidade em Ciência, Albert Einstein usou cálculos para comprovar sua teoria. Assim, demonstrou que a teoria da gravidade não apenas faz com que o que sobe também caia. Ela também faz o universo girar.

Portanto, o alemão contestou o inglês utilizando o que se aprende no curso de Matemática e acabou mudando o mundo.

A Matemática é fundamental para a formação das pessoas

Uma coisa é certa: a Matemática como ciência é indispensável na formação profissional de todas as pessoas. Independentemente de você ser um estudante do ensino médio, universitário ou profissional.

Todos os conteúdos matemáticos envolverão sempre o raciocínio e provocarão o enriquecimento da sua capacidade de pensar, analisar, etc. Tudo isso por meio de exercícios, desafios de lógica e até em situações diárias e incrivelmente simplistas.

Matemática como ferramenta de ensino para outras disciplinas

No decorrer das eras e gerações, a Matemática foi se tornando cada vez mais importante como instrumento para a melhoria do processo de ensino. Multidisciplinar ou não. Ao longo da história do ensino (fundamental, médio ou superior), a Matemática evoluiu e ajudou a facilitar o modo como estudantes compreendiam o mundo ao seu redor. Consequentemente,  auxiliando no despertar da curiosidade e interesse pelas demais ciências. Sejam Exatas ou não.

À medida que o tempo passa, as diversas ciências e tecnologias avançam junto. Logo, a Matemática tornou-se essencial na sociedade devido a sua necessidade diária. 

Então, agora você entendeu o porquê do curso de Matemática poder mudar o mundo.

Simples, né? Se você gostou, vem com a gente e clica aqui neste link que vai direto para nossa página principal. Lá você encontra tudo o que precisa saber sobre vestibular, faculdade e mercado de trabalho.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.