InícioGraduaçãoMedicinaEntenda a origem e o significado do símbolo da Medicina

Entenda a origem e o significado do símbolo da Medicina

O desenho de um bastão com uma cobra enrolada se chama Bastão de Asclépio, e é o símbolo da Medicina. Nós o vemos com frequência bordado nos jalecos dos médicos, e sua história é bem antiga, com um significado bastante complexo.

Para conhecer a origem, vamos voltar para a Grécia Antiga e conhecer uma passagem da mitologia grega. Apolo, Deus do Sol e da Cura, teve um relacionamento com uma ninfa (um espírito feminino) chamada Coronis, que acabou grávida. Segundo a lenda, a mãe havia sido morta, e Apolo retirou a criança do seu ventre, que era seu filho Asclépio.

Quem acabou criando Asclépio mesmo foi Quíron, um centauro (ser metade homem e metade cavalo), que era famoso por conhecer técnicas de cura e ter grande sabedoria. Asclépio aprendeu rápido com o mestre as habilidades com as plantas medicinais. Com elas, ele curava os doentes, e ele tinha tamanha facilidade no aprendizado que acabou sendo melhor que Quíron.

Asclépio estava ficando mais velho, e ele passou a andar com um cajado, que é uma espécie de bengala mais longa. Um dia, ao entrar em um templo, uma cobra se enrolou no cajado e não queria mais sair. Ela ficou lá, imóvel, e Asclépio achou melhor deixá-la assim. Dessa forma, onde ele ia, a cobra estava com ele.

E ele era tão bom no que fazia que acabou até aprendendo a ressuscitar mortos. Mas isso não foi uma coisa boa. Zeus, o senhor dos deuses gregos, ficou extremamente furioso e o matou.  Mas nem isso tirou o reconhecimento de Asclépio que, mesmo depois de morto, se transformou no Deus da Medicina grega.

O símbolo da Medicina

Com essa história, já sabemos como apareceu esse desenho tão presente em instituições médicas e no jaleco dos profissionais. Ele faz uma homenagem ao Deus da Medicina. Na mitologia romana, o nome de Asclépio é Esculápio, mas a narrativa é a mesma.

Não à toa que esse é o símbolo da Medicina. Por representar Asclépio, ele traz uma série de simbolismos. Primeiro, começamos com o desafio, que foi ter sido salvo pelo pai do ventre da mãe, que havia morrido.

Depois, de ter sido criado com um centauro, e ter aprendido toda a sabedoria da Medicina. Não contente, ele ainda passou a curar os doentes e até a ressuscitar os mortos. Tirando essa última parte, a história de Asclépio é muito semelhante aos desafios que os estudantes de Medicina passam enquanto estão na faculdade. E não somente na graduação: o trabalho médico é repleto de provas diárias para salvar vidas. Mas o que significa a cobra e o bastão, se estudarmos separadamente?

A cobra

Pode parecer contraditório colocar a cobra como um dos símbolos da Medicina. Afinal, ela tem veneno, que pode matar uma pessoa – e isso vai totalmente contra o que a Medicina prega. Mas não é bem assim. É do veneno da cobra que se tira o antídoto para seu efeito mortal. Um remédio. Uma salvação. E isso tem totalmente a ver com o que os médicos buscam incessantemente – a cura.

A cobra também é conhecida por trocar de pele com frequência. Para quem mora na cidade não tem a oportunidade de ver, mas para quem vive no ambiente rural, certamente já se deparou com uma. A pele dela vai saindo do corpo, como se descascasse. Isso também tem um significado importante. O de renovação. Assim, os profissionais da área médica precisam estar sempre se atualizando com as mais novas tecnologias e técnicas da profissão.

Em algumas culturas, a cobra é o símbolo da sabedoria e da ciência. Assim, esse animal passa a ter um significado a mais, o da pesquisa constante na área médica. Talvez agora você olhe para esse réptil de outra forma.

O bastão

Asclépio andava muito com seu cajado. Ele o auxiliava a caminhar em terrenos mais íngremes, bem como dava apoio – já que ele poderia ter dificuldades para andar. E foi nesse cajado que a cobra se enrolou.

O cajado é feito de madeira, que vem da árvore. Nesse símbolo da Medicina, isso está relacionado à árvore da vida, que traz o ciclo de vida e morte. Além disso, o significado também está ligado com a fecundidade, o crescimento e a nutrição.

Há algumas culturas que consideram o cajado um símbolo de poder e sabedoria. Imagens de homens idosos com cajados remetem ao conhecimento adquirido ao longo dos anos. Isso significa a importância do conhecimento que a Medicina proporciona durante toda a vida do profissional.

A representação do símbolo da Medicina

Não há um desenho, digamos, oficial do bastão de Asclépio. Embora a ideia seja a de uma cobra enrolada em um bastão, os traços podem variar de acordo com a entidade. Há os desenhos feitos com uma cor só, outros que o bastão é uma espada, ou um tronco de árvore. No final, conseguimos identificar o símbolo da Medicina com facilidade.

Há outros que podem causar confusão. Por exemplo, o caduceu de Hermes. É um bastão com asas na parte superior, e que tem duas cobras enroladas ao seu redor. Mas esse símbolo é o do comércio.

Caduceu, em grego, significa bastão dos arautos, que eram os mensageiros da época. As serpentes enroladas adquirem o formato do número 8, que significa o equilíbrio de forças opostas. As asas fazem referência a uma das características de Hermes, o Deus grego da Comunicação e dos comerciantes. Por ser mensageiro, Hermes tinha asas nos pés, que facilitava seu transporte entre os locais para levar as mensagens. Daí que esse símbolo é o do comércio – e não o da Medicina.

Assim, tais desenhos são carregados de simbolismos, que contam muito a história da profissão. Quando o estudamos mais a fundo, entendemos o porquê de eles existirem, e passamos a conhecer melhor como é a profissão e quais são os seus desafios. Dessa forma, das próximas vezes que encontrar o símbolo da Medicina nas mangas ou bolsos dos jalecos dos médicos, você saberá para que ele serve e a importância dele para os profissionais.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Formatura: qual a cor de cada curso?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.