InícioGraduaçãoMedicinaPor que Medicina é um curso tão concorrido?

Por que Medicina é um curso tão concorrido?

Fazer vestibular para Medicina significa lidar com uma enorme concorrência. Afinal, quase sempre são mais de 50 alunos disputando apenas uma vaga.

Existem alguns motivos que podem fazer com que esse curso seja o mais procurado. Então, descubra quais são e veja como se preparar para o vestibular.

Porque o curso de Medicina é concorrido?

Tornar-se um médico é um sonho de muitos estudantes há anos. Mesmo em anos passados os profissionais da área eram bem vistos. Mas, é importante pensar no que faz o curso ter uma concorrência grande desse jeito. A seguir, veja os principais motivos.

Tradição

A profissão existe há anos, mesmo quando não havia faculdade. Além disso, costumava ser realizada pelos homens mais ricos. Quem fazia Medicina se tornava referência.

Também tem a questão da dificuldade. Ser um médico sempre exigiu dedicação e estudo. Ou seja, os profissionais são vistos como sábios.

A importância dos médicos para as pessoas é enorme. Afinal, eles são responsáveis por cuidar de vidas. Por isso, sempre foi visto como um trabalho nobre.

Tudo isso muitas vezes fazia os próprios pais incentivarem os filhos a fazer o curso. Assim, eles seriam reconhecidos em uma profissão de grande importância.

Recompensa

Trabalhar em hospitais e clínicas quer dizer trabalhar com as vidas dos pacientes. Então, quando um profissional da Medicina exerce seu trabalho a recompensa é enorme.

Ele precisa cuidar da saúde e salvar vidas. Desse jeito, quando tem sucesso a sensação de dever cumprido é grande. Assim, até mesmo a exaustão da rotina costuma valer a pena.

Esse deve ser um dos maiores motivos para fazer o curso. Afinal, é difícil aguentar o dia a dia do médico. Por isso, deve-se pensar mais nos pacientes do que no dinheiro ou reconhecimento.

Salário de Medicina

O dinheiro que um médico ganha é muito maior do que outras profissões. Além disso, o profissional de Medicina ganha um dos salários mais altos do mercado.

Isso acontece por muitos motivos. O médico é um profissional com prestígio e com grande importância social. Além disso, o curso é considerado um dos mais difíceis e exigentes.

O salário é de acordo com a especialização, podendo chegar a quase 20 mil reais. Então, uma boa dica é investir nas pós-graduações, mestrados e doutorados.

Muitas oportunidades de emprego

Existem muitas vagas para trabalhar como médico em clínicas ou hospitais. Assim, as oportunidades de um recém-formado médico não conseguir emprego são baixas.

Os índices de desemprego no Brasil são muito altos. Por isso, conseguir trabalho de forma fácil é quase um sonho. O profissional da Medicina é um dos únicos que pode conseguir isso.

97% dos médicos conseguem trabalho na área, segundo o Ipea. Ou seja, quase não existem profissionais que não possuem emprego.

Má distribuição de médicos

Conseguir emprego em uma região pobre e com poucos habitantes é mais fácil ainda. Então, procure pelo programa Mais Médicos se você se interessar. Ele é responsável por levar os profissionais para trabalhar em locais carentes.

O problema da má distribuição dos médicos é muito grande no país. Muitos deles são colocados nas capitais. Assim, as regiões mais afastadas não têm a quem recorrer quando um problema de saúde aparece.

Isso também faz a demanda de profissionais da Medicina aumentar. Afinal, há muitas regiões no Brasil que precisam deles.

Como encontrar vestibulares de Medicina menos concorridos?

Tornar-se médico é um sonho de muitas pessoas. Afinal, a maioria dos vestibulares não seriam concorridos se isso não fosse verdade.

Algumas faculdades têm menos concorrência do que outras. Então, veja alguns exemplos dos cursos de Medicina com menor nota de corte:

  • A UFERSA: 769,73;
  • UNEMAT: 777,76;
  • A UFPI/Parnaíba: 779,25;
  • UFRR: 779,33;
  • E a UESPI: 780,86.

Existem algumas formas de saber quais são os vestibulares menos concorridos. Então, saiba como achar as faculdades para entrar no curso de forma mais fácil.

Faculdades particulares de Medicina

Instituições públicas sempre têm a maior concorrência. Por isso, uma boa dica é buscar pelas faculdades particulares.

Não se preocupe se não houver como pagar as mensalidades. Você pode tentar conseguir bolsa e pagar mais barato. Além disso, pode usar programas do governo que ajudam com o dinheiro.

É difícil ter 100% de bolsa em Medicina com programas como FIES e ProUni. Mas, você pode conseguir diminuir o valor. Isso já é uma grande ajuda para quem quer fazer o curso.

Faculdades no interior

A concorrência no interior do país costuma ser menor. Afinal, muitos alunos escolhem sair da cidade para estudar em Instituições da capital. O número de habitantes nesses locais é menor. Logo, o número de concorrentes nos vestibulares também será.

Para ajudar, além disso, os custos de uma faculdade são maiores nas capitais. Ou seja, a mensalidade no interior pode ser menor. Afinal, não é preciso tanto dinheiro para conseguir manter o Instituto.

Caso deseje fazer Medicina em um lugar prestigiado, não se preocupe com isso. Muitas faculdades famosas nas capitais tem unidades no interior. Assim, você pode entrar nos locais com menos concorrência.

Média de vagas para Medicina

Saber quantas vagas a Instituição tem é muito importante. Afinal, tentar entrar em uma faculdade que tem 150 pessoas por vaga é muito difícil.

Unidades em que há mais vagas são mais fáceis de entrar. Mas, a quantidade pode mudar de um semestre para outro. Então, esteja sempre atento e procure pela informação.

Procure pelo sistema de cotas

Usar as cotas caso você se encaixe nas categorias é uma dica. Afinal, você tem o direito. As categorias que podem existir são:

  • Raciais;
  • Estudantes de escola pública;
  • Alunos com baixa renda familiar;
  • Pessoas com deficiência.

Algumas Instituições possuem uma quantidade de vagas para esses grupos. Então, eles não competem com estudantes que não usam o sistema. Por isso, se são menos inscritos no programa de cotas, a concorrência é menor.

Qual é a nota de corte da Instituição?

As notas de corte para Medicina não costumam ser muito baixas. A média varia entre 700 e 800 pontos. Mas, pode ser de grande ajuda para o aluno.

Isso também é um grande indicativo de qual é a concorrência do curso. Por isso, esteja sempre atento quando for escolher a sua faculdade.

Para calcular é considerado o número de vagas e as notas dos inscritos. Ou seja, imagine que uma faculdade tem apenas 10 vagas. Então, a nota do aluno que ficar em décimo lugar será a nota de corte.

Para conseguir fazer Medicina é preciso se preparar

Buscar vestibulares menos concorridos pode ser uma grande ajuda. Mas, isso não quer dizer que você deve se dedicar pouco nos estudos.

Muitas dessas dicas podem tornar o processo mais fácil. Porém, passar em Medicina ainda é difícil. Afinal, as notas de corte ainda são altas mesmo em locais menos concorridos.

Ter menos inscritos por vaga não garante que você passará. Assim, o melhor é juntar o número menor de candidatos com a preparação. Então, continue se dedicando nos estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.