Um profissional que atua em diversas áreas e que circula em ambientes que promovam a melhoria da qualidade de vida e saúde da população. O mesmo profissional que passa pelas diversas modalidades de esporte de alta performance e pelo dia a dia da coletividade.
Logo, responder sobre o que faz um nutricionista valeria ainda muitos posts aqui na Voomp.
Porém, como nada é perfeito, muito menos a nossa alimentação, vamos aproveitar para falar de modo resumido sobre os afazeres do profissional de Nutrição. O grande especialista responsável pela análise dos hábitos alimentares, os detalhes da composição corporal e a elaboração de cardápios e processos que promovam a melhoria na saúde e nas condições fisiológicas das pessoas. Afinal, uma vida saudável também se inicia pelo o que comemos.
O que você verá neste artigo:
O que faz um nutricionista?
Basicamente, o nutricionista é como um especialista em saúde e qualidade de vida. Além disso, os seus conhecimentos teóricos e práticos ultrapassam os limites do cotidiano chegando ao que é classificado no mercado de trabalho como Nutrição Esportiva.
Em suma, além de implementar e levar boas práticas de alimentação e ingestão de ingredientes para promoção da saúde, o nutricionista é o profissional focado na melhoria do desempenho e no equilíbrio da composição corporal de atletas profissionais ou amadores.
Nutrição Esportiva
Definitivamente, sem o profissional formado no curso de Nutrição, atletas de alta performance não conseguiriam bater recordes, vencer competições, conquistar medalhas e mostrarem um rendimento adequado em suas modalidades esportivas. Sejam elas aquáticas, coletivas ou individuais. Sobretudo, não somente físicas, como também intelectuais. Afinal, o cérebro também consome energia.
Portanto, o papel do nutricionista no ofício de atletas, através da Nutrição Esportiva, é fundamental para o bom funcionamento das habilidades no esporte. Desse modo, entendemos que, além dos preparadores físicos e treinadores, o nutricionista é o profissional fundamental para o desenvolvimento físico.
Mas, o que mais faz o nutricionista?
Além de ajudar e fornecer suporte profissional quando o assunto é alimentação, o nutricionista está envolvido com o dia a dia de diversos setores da sociedade. Alguns exemplos são:
- Hospitalar: hospitais, clínicas e outras instituições de saúde que forneçam alimentação balanceada, reeducação alimentar, tratamentos crônicos. Além disso, os casos de doenças que necessitam de alimentação e nutrição devidamente otimizada para fins medicinais;
- Educacional: creches e escolas, desde os maternais e séries iniciais, passando por instituições públicas e privadas que oferecem alimentação nos níveis fundamental, médio e até as IES (Instituições de Nível Superior).
Um exemplo são os Restaurantes Universitários; - Indústria de Alimentos: realização de pesquisas, testes, receitas, criação e melhoria de produtos, acompanhamento técnico profissional. Tudo isso como prestadores de serviços dentro dos diversos segmentos. Além disso, é muito comum sua presença em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que oferecem alimentação junto ao público. Alguns exemplos são: carnes e derivados, enlatados, condimentos, embutidos, leites e derivados, linha inteira de suplementos alimentares, etc.;
- Segurança alimentar e fiscalização: secretarias de saúde, vigilância sanitária e demais órgãos que fiscalizam e monitoram empresas e instituições que realizam atividades com alimentos, suplementos alimentares e derivados;
Enfim, o nutricionista atua no dia a dia junto ao esporte e programas públicos de alimentação. Porém, não podemos esquecer do papel fundamental da Nutrição dentro da área da saúde em todos os seus níveis. Certamente, o que daria um artigo específico em função da riqueza de informações, dados e diversidade de atribuições deste profissional.
Logo, temos os afazeres dentro da Indústria de Alimentos, que também são muito vastos, sem falar na parte de regulação e fiscalização, finalizando com a presença dos nutricionistas em todos os níveis e instituições de ensino. Uma ampla gama de possibilidades profissionais, não é?
Atuação profissional do nutricionista vai além!
Antes de mais nada, citamos acima sobre algumas áreas bastante conhecidas onde atua o profissional de Nutrição.
Entretanto, vamos abrir mais o leque de nosso tema e aprofundar mais esta conversa com vocês, nossos leitores, já que vocês devem estar interessados em saber ainda mais sobre esta profissão.
Portanto, em todas essas indústrias e áreas, o nutricionista deve demonstrar o domínio teórico e prático para implantar programas, processos e tratamentos visando:
- Reeducação alimentar;
- Prescrição de dietas e suplementos com foco no equilíbrio nutricional do paciente;
- Criação de cronogramas de alimentação em acordo com as necessidades de um paciente ou grupo de pessoas;
- Manutenção do equilíbrio dos nutrientes dentro do corpo humano;
- Promoção na melhora geral do organismo na forma de alimentos, ingredientes e nutrientes indicados para este objetivo;
- Análise de excesso ou falta de nutrientes em pacientes, comunidades, empresas, etc.;
- Prevenção de doenças ligadas aos hábitos alimentares: diabetes, doenças hepáticas, alergias, hipertensão, entre milhares de outras;
- Melhoria na qualidade de vida e aumento da longevidade através de alimentação saudável;
- Medir e aferir a composição corporal do paciente e a partir disso iniciar/recomendar um tratamento.
Importância do profissional de Nutrição
O dia a dia do nutricionista está diretamente ligado à saúde. Consequentemente, o que remete novamente ao conceito de que “você é o que você come.” Em relação a isso, podemos ligar os pontos. Logo, comprovar que saúde e alimentos são inseparáveis.
Portanto, seria impossível falar em melhoria da saúde sem ligarmos tudo isso à presença de uma alimentação equilibrada. Tratamentos de todos tipos, cirurgias e pequenos procedimentos, além do uso de medicações, dependem disso.
Definitivamente, o excesso ou ausência de um tipo de nutriente tem consequências diretas no surgimento de doenças. Tanto para indivíduos quanto para comunidades.
Em suma, o que faz um nutricionista é tão importante quanto o papel desempenhado por qualquer profissional de saúde. Neste caso, podemos citar os médicos, terapeutas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, entre outras dezenas de agentes ligados à área.
A Voomp sempre tem o hábito de destacar e exemplificar o cotidiano das diversas profissões existentes no Brasil e no mundo. Se você gostou deste post, que abordou brevemente sobre a profissão de nutricionista, aproveite para conhecer outras carreiras. Aqui no HF, sempre temos notícias sobre Nutrição. Além disso, abordamos sobre tudo o que você puder imaginar dentro do mundo do ensino superior.
Acesse e saiba mais sobre o próximo passo da sua jornada pessoal e profissional.