De maneira geral, um gestor de produto é a pessoa que faz o trabalho de identificar as necessidades dos clientes e os objetivos de negócios mais amplos que um produto ou recurso atenderá.
O gestor de produto busca articular a maneira como o sucesso de um produto é feito. Além de ter o papel de reunir uma equipe para conseguir transformar essa visão em realidade. Para conhecer a arte da Gestão de Produtos, muitas pessoas fazem cursos e estudam anos de sua vida com o objetivo de crescer em suas carreiras.
No entanto, atualmente ainda existe muita confusão sobre o que realmente faz um gestor de produto. Isso se deve, principalmente, devido à sua atualidade e grande escopo da função. Enquanto profissionais com ofícios mais estabelecidos como design e engenharia que conseguem se segmentar devido à natureza de sua especialização. Os gerentes de produto ainda podem determinar qual é a finalidade de sua função.
O papel do gestor de produto na interseção de negócios e tecnologia, além da experiência do usuário, hoje em dia é muito importante. Porém, esse tipo de profissão já existe há algum tempo, mas com outros nomes. Muitos dizem que o gestor de produto é o responsável por equilibrar as três disciplinas (experiência do usuário, tecnologia e negócios). Mas, o que ele realmente faz é equilibrar todas as três áreas e saber tomar decisões difíceis na hora correta.
De maneira alguma, os gerentes de produto possuem algum tipo de autoridade especial. Contudo, eles ajudam a definir metas e a motivar as equipes. Conheça um pouco mais sobre o que o gestor de produto faz.
Quais são as responsabilidades de um gestor de produto?
As responsabilidades específicas do gestor de produto dependem bastante do tamanho da organização da qual ele faz parte. Em organizações maiores, por exemplo, os gestores de produto fazem trabalhos integrados com equipes de especialistas. Dentre eles podem estar pesquisadores, analistas e profissionais de marketing que o ajudam a reunir informações. Isso enquanto os desenvolvedores e designers gerenciam a execução diária do projeto, testam protótipos e encontram bugs.
Por outro lado, um gestor de produto em uma organização menor, gasta mais do seu tempo realizando trabalho prático. Que, por consequência, acompanha a definição de uma visão, com a concretização da mesma. De modo geral, um bom gestor de produto vai gastar seu tempo em um punhado de tarefas como:
- Entender e respeitar as necessidades do usuário
- Realizar acompanhamento do mercado e desenvolvimento de análises corporativas
- Definindo sua visão para um produto
- Alinhando as partes interessadas em torno de sua visão de produto
- Priorizar os recursos e capacidades do produto
- Criar um cérebro compartilhado entre equipes maiores para capacitar a tomada de decisões independentes
- Atuar como um líder na empresa
- Executar programas beta e piloto com produtos e amostras em estágio inicial
- Definir a estratégia e roteiro do produto
Além disso, o gestor de produto é o responsável por planejar e executar um produto em todo seu ciclo de vida. Isto inclui reunir e priorizar os requisitos do produto e do cliente, definir a visão do produto e trabalhar em estreita colaboração com a engenharia, vendas, marketing e suporte. Seu papel também é garantir que as metas de receita e satisfação do cliente sejam conhecidas. O trabalho do gestor de produto também inclui a garantia de que o produto apoia a estratégia e as metas gerais da empresa.
Qual é a diferença entre um gestor de produto e um dono de produto ou product owner?
De forma simples, como o próprio nome já diz o dono do produto é a única pessoa com propriedade sobre as tomadas de decisões de um produto em questão. Mesmo que ele esteja sendo desenvolvido. Esse profissional pode ajudar o gestor de produto em sua prática ágil de colocar sua equipe em um processo efetivo de trabalho. Se a equipe usa a metodologia Scrum, por exemplo, ela também precisa de um dono de produto, além do gestor de produto.
Enquanto o gestor de produto define a direção do produto através de pesquisa, definição de visão, alinhamento e priorização. O dono do produto deve trabalhar mais de perto com a equipe de desenvolvimento para cumprir as metas que o gestor de produto ajuda a definir. E estas duas áreas estão inerentemente ligadas no dia a dia. Pois, enquanto o gestor de produto trabalha com partes interessadas externas. O dono de produto trabalha internamente com os stakeholders para que os objetivos de ambos possa dar certo.
Mas, as responsabilidades de cada um podem mudar um pouco quando a composição e as práticas da equipe mudam. Por exemplo, se a equipe não está fazendo um método de trabalho ágil. Assim, o gestor de produto faz a priorização para a equipe de desenvolvimento e desempenha um papel maior em garantir que todos estejam na mesma página. Por outro lado, se a equipe está fazendo o método de trabalho mais ágil, como o Scrum, o dono do produto assume algumas das responsabilidades do gestor de produto.
Tudo isto pode ficar confuso rapidamente se as equipes não têm o devido cuidado ao definir as responsabilidades. Caso isso não aconteça, existe o risco de cair nas velhas formas de construção de software. Onde cada grupo joga as tarefas para a outra, demorando mais para finalizar.
Melhores práticas que podem te fazer um bom gerente de produto
Assim como não existe apenas um tipo de equipe, um dos aspectos mais interessantes da função de gestor de produto é que não existe uma única maneira de fazê-lo. Durante as duas últimas décadas o setor abriu as perspectivas e conquistou popularidade. Nesse sentido, ao contrário de designers que se segmentam com sucesso em interação, gráficos, movimento e assim por diante. Os gestores de produto ainda lutam para identificar os seus diferentes pontos fortes.
Para deixar as coisas mais complicadas, cada vez mais pessoas começam a buscar a Gestão de Produto como sua disciplina pretendida. Em detrimento das gerações mais velhas que caíram no “gerenciamento de produtos” da engenharia, design, marketing ou finanças. As gerações mais jovens estão começando suas carreiras com a gestão de Produto em mente.
Olhando por esse lado, o gestor de produto faz o papel de político, pois seu papel consiste em conseguir uma determinada quantidade de produtos. Necessários, por sua vez, para atingir um objetivo maior. Ou seja, conhecer os recursos e benefícios de cada escolha orienta o gestor de produto na direção da decisão certa.
Apesar disso, um bom gestor de produto precisa conhecer a configuração do terreno em que está melhor que ninguém. Bons gestores de produto sempre pisam no freio e começam fazendo perguntas antes de qualquer decisão importante. Para finalizar o gestor de produto não pode tomar todas as decisões, então ele busca capacitar sua equipe para tomar suas próprias decisões. Acredite, grandes gestores de produto criam confiança em suas equipes e aprendem a confiar nelas.
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