A carreira na Publicidade e Propaganda exige muita criatividade e boa noção de mercado para aqueles que querem se dar bem na área. Assim, as opções de emprego para os formados neste curso são várias e ocupam diversos setores.
Conheça como se dá a formação do publicitário e o que se estuda durante todo o curso de Publicidade e Propaganda. Assim, você saberá se o curso combina com você.
Leia a seguir e saiba tudo sobre esta opção de carreira incrível e que está super em alta.
O que você verá neste artigo:
O ensino superior em Publicidade e Propaganda
A faculdade de Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado e tem duração de quatro anos. Além disso, está disponível tanto em instituições públicas quanto privadas.
Mesmo sendo mais comum o modo presencial, existem universidades que oferecem a opção EAD, que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A modalidade a distância tem sido a única forma na qual os estudantes têm assistido às aulas hoje em dia. Dessa forma, a duração e a grade são as mesmas da modalidade presencial.
Objetivo da formação
A faculdade de Publicidade e Propaganda forma o publicitário. Por isso, o curso tem como base estimular a criatividade e as técnicas de comunicação, a fim de deixar os alunos prontos para atuarem em várias frentes de trabalho.
O aprendizado serve para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público específico. Ou, ainda, para divulgar produtos, marcas e serviços. Portanto, o campo de atuação é bastante amplo.
A estrutura da graduação em Publicidade e Propaganda
Nos quatro anos de faculdade, as matérias de Comunicação se relacionam com as de Economia e Administração para formar um profissional capaz de atuar em muitas áreas.
Além das teóricas, há bastante atividades práticas também. Então, caso você tenha interesse, se prepare para ver como se dá a criação em diferentes mídias, por meio de laboratórios de:
- Televisão;
- Áudio;
- Edição;
- Fotografia;
- Agência Experimental de Propaganda;
- Informática;
- e Design Gráfico.
Estágios e TCC
O estágio em Publicidade não é obrigatório. Porém, apesar da maioria das faculdades não adotá-lo, existem algumas que o impõem na grade curricular. Então, o ideal é conferir a grade da faculdade escolhida para saber ao certo.
Já o TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso, é necessário para a formação. Ou seja, se não for feito e apresentado, o aluno não consegue o seu diploma. O TCC consiste em uma monografia sobre determinado tema na área e tem o objetivo de contribuir com a formação acadêmica do publicitário.
A grade curricular em Publicidade e Propaganda
Nessa faculdade, os estudantes precisarão aprender sobre várias matérias da área da Comunicação, bem como conteúdos da Administração e Economia. Afinal, a junção desses três é essencial para a criação de campanhas mais eficientes.
Conheça as disciplinas
Além da criatividade e da capacidade para se comunicar, os estudantes precisam entender também sobre o mercado, os gostos do público, planejamento e estratégia. Assim, algumas noções que o curso ensina são sobre:
- Administração, Marketing, Aplicações, Técnicas de Fotografia de Publicidade;
- Comunicação Virtual, Conceitos, Planejamento de Mídia, Tecnologias em Comunicação;
- Redação de Publicidade e Criação, Direção de Arte para Meios Impressos;
- Direção e Produção em Rádio e Televisão, Direito e Legislação;
- Estatística Descritiva, Estudo do Comportamento do Consumidor;
- Fotografia, Gestão de Marcas, Leitura e Produção de Texto, Português;
- Linguagem e Produção em Rádio, Televisão e Mídia;
- Pesquisa de Opinião e de Mercado, Produção Gráfica;
- Bem como, Planejamento de Marketing e Comunicação, Promoção e Merchandising;
- E, por fim, Propaganda Política, Teoria da Comunicação.
Onde trabalhar com Publicidade e Propaganda?
A faculdade oferece muitas chances de atuação, pois, a área possui, hoje, uma grande demanda e está presente em vários setores do mercado.
O que faz um publicitário?
A sua principal função é criar anúncios ou estratégias de comunicação com o intuito de vender uma mercadoria ou ideia, além de destacar uma empresa, estabelecer uma marca e até mesmo cuidar da imagem pessoal de pessoas famosas, como políticos e celebridades.
Locais de atuação
Ao contrário do que muitos pensam, o profissional de Publicidade e Propaganda não trabalha apenas em agências. O mercado está cheio de opções nas quais essa carreira é necessária. Por exemplo:
- Agências de Publicidade;
- Setor de Marketing e Relacionamento em Organizações Públicas e Privadas;
- Escritórios de Comunicação, Estúdios de Design, Assessorias de Imprensa;
- Veículos de TV, Impressos, Internet, Empresas de Pesquisa de Mercado;
- Produtoras de imagem, Órgãos Públicos ou atuação autônoma.
Veja onde estudar Publicidade e Propaganda
Há universidades, tanto privadas quanto públicas, que oferecem o curso. Aliás, é possível encontrá-lo também na modalidade a distância (EAD). No entanto, antes de se matricular, pesquise se a mesma é aprovada pelo MEC, para que a sua formação seja validada.
As faculdades pertencentes ao grupo Kroton são bons exemplos de ótimo ensino na área. Além dos preços acessíveis, contam com professores qualificados e preparados para ensinar aquilo que mais faz sucesso no mercado de trabalho. Conheça algumas opções abaixo:
- Anhanguera;
- UNOPAR;
- Colégio Pitágoras;
- Unime;
- E a Unic.
Quanto custa estudar Publicidade e Propaganda?
O valor da graduação nas universidades privadas varia de acordo com cada instituição e região onde estão localizadas. Então, antes de iniciar os estudos, é bom conversar com a administração para saber todos os detalhes do contrato.
Existe, também, a chance de conseguir uma bolsa, total ou parcial, nas particulares. É o caso das faculdades do Grupo Kroton, que permitem ao aluno participar de programas como o Prouni e o Fies.
Nas universidades públicas, é claro, não é cobrada nenhuma mensalidade. Mas, para ingressar, é necessário prestar o vestibular da instituição ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ser aprovado com uma nota superior a 670 pontos (nota de corte).
Curse Publicidade e Propaganda e deixe a criatividade mover a sua carreira!
Quem é criativo e gosta de se comunicar com o público em geral, deve considerar essa profissão. Pois, o curso combina bem com esse perfil.
Antes de tudo, é preciso descobrir do que você gosta. Com esta leitura, você teve uma noção clara do que o curso oferece e também do que exigirá. Dedicação e responsabilidade, por exemplo, são algumas dessas exigências.
Para ser um bom profissional, é preciso estudar em uma boa faculdade. Assim, como referência, há o Grupo Kroton que oferece uma ótima estrutura para você ter uma carreira sólida e de sucesso. Não perca mais tempo e comece já a correr atrás do seu futuro.