Quais os demais custos envolvidos em uma graduação?
Quando optamos por um curso superior, além do valor das mensalidades, ainda precisamos pensar em outros custos que virão. Caso vá estudar de forma presencial, ou mesmo semipresencial for a sua escolha, será necessário pensar em várias despesas extras com as quais você possivelmente precisará arcar. Vejamos:
Locomoção
Mesmo que você more na mesma cidade em que seu polo de estudos fique localizado, será preciso se deslocar até ele. A frequência deste deslocamento será decidida pela modalidade eleita por você: presencial ou semipresencial.
Caso você more em cidades vizinhas e decida ir até o campus de transporte público ou fretado, os custos também precisaram ser considerados. Seja de carro ou ônibus, os custos com a locomoção precisam estar na conta dos seus gastos mensais.
Alimentação básica
Independentemente de onde você morar, os gastos com a alimentação diária estarão presentes. A diferença é que, caso você se mude de cidade e não tenha alguém para cozinhar, você precisará comprar comida pronta ou então entrar para o time dos telespectadores de quadros de culinária. Partiu se arriscar na cozinha, futuro MasterChef?
Moradia e companhia limitada
Plano de internet, contas de água e esgoto, energia elétrica, aluguel de quitinete, república. Aff! Eu te entendo. Esse tópico deixa qualquer um desanimado! Mas vamos aos fatos. Se você precisar morar em outra cidade estes custos precisarão ser incluídos em seu orçamento.
Pois é, são muitas coisas para levar em consideração. Além de tudo o que já mencionamos, ainda é preciso incluir nesta conta os gastos com material didático, como livros, apostilas etc. Então, para que você não pense que só viemos aqui para te lembrar dos problemas e dos custos, te indicaremos no próximo tópico algumas formas de manter as coisas dentro do controle, ok?
Como “tirar leite de pedra”?
Todos os custos que apresentamos até aqui podem não estar te motivando a iniciar seus estudos. Em um primeiro momento tudo parece bem desafiador. Mas não se desespere. É possível encaixar o curso de Estética e Cosmética no seu orçamento. Não é mágica, é planejamento. Foca nos conselhos!
Economizando no transporte
Se você já paga aluguel onde mora e terá de se deslocar, todos os dias, até outro bairro da cidade para chegar à faculdade, pondere se vale à pena se mudar para uma casa bem próxima a instituição. Considere os custos da locação dos imóveis na área e tente economizar o máximo possível, para que não aumente seus custos. Se você puder ir a pé ou de bicicleta, já conseguirá economizar muito com transporte.
Avalie também a possibilidade de conseguir juntar a turma e “rachar o combustível”. Fretar um veículo para dividir os custos com outros estudantes, ou ainda conseguir um desconto em empresas de transportes, é outra boa opção. Veja qual é a política adotada pela sua cidade quanto ao cartão do estudante.
Não morra pela boca
É verdade que as lanchonetes das faculdades são uma tentação. São lanches, salgados, sucos, refrigerantes, cafés e todo tipo de guloseima. Realmente é um grande desafio resistir a tudo isso! Mas se você tem consciência de que precisa se manter dentro do orçamento, saberá manter o foco. Compre e faça você. Isso mesmo! Faça a sua lancheira, amigo! Prepare sanduíches, leve frutas, e biscoitos de casa. Assim, além de economizar, ainda poderá cuidar da qualidade do que come.
Seja seletivo
Saiba escolher bem em que investirá seu dinheiro. Tenha prioridades. Foque sempre nas despesas básicas, como alimentação, moradia, estudos e contas fixas. Não existe vitória sem luta! Elimine despesas não prioritárias. Lembre-se que esse será apenas uma etapa da sua vida, e que seu objetivo maior é se formar.
Faça “bicos”
Oi, “bicos”? Sim. Se o orçamento estiver apertado, aproveite para tirar seus “coelhos da cartola”. Você pode vender produtos alimentícios, trufas, pão de mel, bolos de pote. Isso é muito comum nas universidades! Faça a divulgação de seus produtos nos grupos em que participa no Whatsapp, no Facebook, no Instagram, grupos da faculdade, do trabalho, de amigos. Enfim, bora “vender seu peixe”!
Em cidades maiores, é normal a demanda por garçons e atendentes para trabalhar em eventos como freelances. Fique de olho nessas vagas. Uma alternativa é levar os pets para passear, já que muitas pessoas contratam para este serviço. Cada região tem suas demandas, veja quais são as oportunidades na sua área!
Estude pagando menos: “Agarre uma bolsa”
As possibilidades para quem deseja realmente estudar são muitas. Muitos sites, blogs disponibilizam informações a respeito das modalidades de bolsa de estudos. As próprias universidades oferecem programas de desconto em mensalidades, que diminuem os custos dos alunos e até divulgam os incentivos governamentais, que viabilizam aos alunos mais carentes a chance de ingressarem no ensino superior.
O curso de Estética e Cosmética é ofertado por muitas faculdades em todo o país. A imensa maioria das instituições de educação superior conta com algum tipo de redução de mensalidades. Vamos te mostrar algumas possibilidades.
PROUNI: Bolsas 100% ou 50% de desconto
Você foi um aluno aplicado? Passou o sábado e o domingo com a caneta de cor preta e de material transparente na mão? Respondeu questões sobre o céu, a Terra, a água e o ar? Pois bem, se você prestou o Enem, fez aquela redação caprichada e conseguiu uma nota acima de 450 em cada uma das competências dessa prova, você pode sim conseguir a tão sonhada bolsa 100%. Como?
Você já deve ter ouvido falar do PROUNI, o Programa Universidade para Todos. Ele permite que os estudantes utilizem sua nota do Enem (referente ao ano anterior ao ingresso na faculdade) para poderem estudar gratuitamente, ou pagando 50% da mensalidade em redes de ensino particulares.
Para conseguir a bolsa integral é necessário ter uma renda bruta familiar que não ultrapasse um salário-mínimo e meio por pessoa. Para pagar apenas meia mensalidade, a renda perca pita não deve passar de três salários-mínimos. Em ambos os casos, o candidato não poderá ser portador de diploma de curso superior.
Bolsas da própria faculdade
Muitas faculdades optam por ofertar aos futuros calouros uma “bolsa da casa”. Elas trabalham com descontos por pontualidade no pagamento das parcelas mensais, ou utilizam as notas do Enem para mensurar o desconto que poderão conceder a cada aluno. Podem ainda promover um vestibular para que os candidatos mais bem colocados nas provas garantam uma vaga “na faixa”. Um combo desses todo mundo quer, concorda?
Outras instituições ainda reduzem o valor da mensalidade quando seus alunos indicam outros para cursarem o ensino superior em sua rede. Pois é, uma mão lava a outra! Que tal chamar aquele amigo para te fazer companhia no intervalo?
Bolsas convênio/empresa
A Bolsa convênio é uma modalidade em que as empresas e as faculdades trabalham em prol de você, funcionário e aluno. Elas firmam uma parceria e você é o maior beneficiado, já que recebe descontos no valor da mensalidade. À primeira vista, essa possibilidade pode parecer distante, porém, trata-se de uma prática muito comum nos dias de hoje.
O que a empresa ganha com isso? Ganha funcionários mais qualificados e propensos a se manterem na empresa. As universidades, por sua vez, conseguem ajudar ainda mais os alunos em busca do sonhado nível superior. E novamente, todos saem ganhando!
Bolsas em programas parceiros
– Educa Mais Brasil
O “Educa Mais Brasil” é um programa de iniciativa privada que firma parcerias com instituições de ensino de todo o país e oferecerem aos alunos bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para consultar as vagas, percentuais e períodos de descontos, é só acessar o site. Partiu?
– Quero Bolsa
Como o nome já diz, “Quero bolsa”! Todos queremos! Nesta opção é só se cadastrar no site e consultar os cursos oferecidos com bolsas de desconto na sua cidade ou região de interesse. Você tem acesso ao valor que irá pagar até o período final do curso escolhido. Se você ainda tem alguma dúvida de que conseguir uma bolsa é possível, ainda tenho uma boa notícia, uma última “carta na manga”.
FIES
E você, conhece o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que oferece aos estudantes a chance de financiarem seus cursos particulares na educação superior e começarem a pagar depois de formados. É claro que existem algumas exigências a serem cumpridas pelo aluno que pretende aderir a essa modalidade de financiamento estudantil, mas com certeza esta é mais uma das opções para você que sonha com uma vida melhor. Confira tudo aqui.
Iniciação científica e estágios
Pode ser que você esteja se perguntando por que unimos estes dois termos em um só tópico. Fizemos isto porque as duas possibilidades aqui mencionadas, são direcionadas para aqueles estudantes que já estão com o curso em andamento.
Carreira na pesquisa
Todo estudante que desejar se tornar um pesquisador deve procurar o professor de alguma disciplina do curso de Estética e Cosmética, de preferência aquele que ministre uma matéria pela qual você tenha mais interesse e curiosidade.
Juntos, você e seu orientador desenvolverão um projeto de pesquisa que o submeterão a aprovação dos conselhos de pesquisa. Seu professor/ orientador saberá lhe indicar como desenvolver este trabalho. Ingressar na pesquisa acadêmica, ainda na graduação, pode maximizar seus conhecimentos.
Você, graduando, se dedicará a uma subárea de estudos e conhecerá mais profundamente as especificidades daquele tema. Este será um divisor de águas em sua vida estudantil. Se tomar gosto pela vida de pesquisador, você poderá investir em uma pós-graduação e se tornar um mestre, um doutor. Enfim, até se tornar um docente no ensino superior.
Como recompensa, além do conhecimento, você escreverá artigos, participará de jornadas de jovens pesquisadores, e ainda receberá uma bolsa com valores fixos por até 1 ano, a depender da modalidade do projeto e da agência de fomento.
Estágios
Um estágio não serve apenas para servir de experiência prática para o currículo do estudante. Esta vivência pode abrir as portas do mercado de trabalho para o aluno. Estagiar também possibilita ao estudante fazer contatos profissionais que serão de grande ajuda na hora de conquistar uma vaga efetiva. Fazer networking é uma excelente prática, e pode trazer ótimos frutos. E o melhor nós deixamos pra contar agora: eles podem ser remunerados, e te dar uma força para se manter na faculdade.
A hora da colheita
Todo investimento tem como objetivo final os frutos, afinal, você teve custos! Queremos usufruir de todo esforço que empregamos. Então, vamos te falar um pouco de quais são as perspectivas de futuro para alguém que se forma em Estética e Cosmética.
O esteticista poderá atuar no segmento da beleza/saúde. Sim, acreditamos que o embelezamento e os cuidados com o corpo se complementam. Este profissional terá como local de trabalho as clínicas estéticas, os spas, os resorts, os hospitais, os salões de beleza, hotéis, e até as indústrias de produção de cosméticos e dermo-cosméticos. Além disso, também poderá prestar consultoria, ou abrir seu um negócio.
Por cursar disciplinas no escopo da Cosmetologia, os formados em Estética e Cosmética também poderão atuar na elaboração de substâncias cosméticas e na produção de embalagens adequadas as fórmulas produzidas.
O atendimento personalizado e em domicílio também é uma forte demanda na área. Atuando neste segmento, você poderá desenvolver atividades ligada as áreas de:
- Estética Corporal e Massagem
- Estética Facial
- Estética pré e pós-cirúrgica
- Estética Capilar- Tricologia
- Podologia
- Visagismo
Seus rendimentos: quanto custa cada procedimento?
O valor dos procedimentos varia muito. Eles são influenciados por diversos fatores: pela região do país onde o profissional presta seus serviços, em virtude da reputação e qualificação do profissional e do estabelecimento, pela modalidade de atendimento (na clínica ou em domicílio), em razão da quantidade de sessões necessárias e da peculiaridade de cada paciente, entre outros determinantes. Abaixo te daremos uma noção de quanto custa cada procedimento, e do quanto você pode ganhar realizando os tratamentos em uma clínica estética:
– Carboxiterapia
O tratamento, grosso modo é realizado com injeção de gás carbônico sob a pele. Como o procedimento acarreta uma melhor oxigenação do sangue, atua diminuindo estrias, desfazendo nódulos de celulite, auxiliando na queima de gordura local, melhorando o aspecto de cicatrizes e estimulando a produção de colágeno. É possível encontrar o tratamento em clínicas de todo o país e cada sessão custa entre R$ 200,00 e R$ 600,00, dependendo da área de aplicação e do número específico de sessões que cada paciente precisará.
– Drenagem linfática manual
A massagem corporal atua auxiliando o corpo na eliminação do excesso de líquidos e toxinas. Dessa forma consegue diminuir inchaços ou linfomas, sendo também de grande ajuda no pós-operatório de cirurgias. Cada sessão custa cerca de R$ 120,00 a R$ 165,00.
– Peeling Superficial
O peeling superficial é um tipo de esfoliação ou aplicação de substâncias químicas no rosto, O procedimento atinge a epiderme, que é a camada mais externa da pele. Cada sessão custa a partir de R$ 150,00.
Pois é. Como você pode ler, os custos envolvidos em um curso tecnólogo em Estética e Cosméticas podem ser bem diferentes. Tudo dependerá da forma como você encarar este momento. Te mostramos como conseguir uma renda extra e como conseguir economizar durante o tempo que levar se dedicando a sua formação.
Por fim, seja qual for a sua decisão sempre use de bom senso e leia muito, pesquise sobre todas as hipóteses. Dizem que o conhecimento vale ouro, então, invista em você. Se quiser saber um pouco mais sobre o curso de Estética e Cosmética, clica aqui!