InícioGraduaçãoQual a duração do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Qual a duração do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

O CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é um curso que tem crescido muito no mercado. Afinal, ele tem como objetivo preparar o aluno para administrar uma organização sem fins lucrativos.

Com isso, é um segmento importante para o interesse público no geral, e que tem ganhado espaço. Isso porque forma profissionais capacitados e atentos para organizar e lidar com diversas instituições. Saiba mais a seguir.

Porque fazer o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor

É bom saber como o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor funciona. Assim, o estudante formado nessa área estará preparado para organizar e realizar diversas funções administrativas.

O setor tem chamado cada vez mais atenção por seu potencial em melhorar a vida de comunidades. Dessa forma, as suas principais áreas de atuação têm relação com trabalhos voluntários e entidades filantrópicas.

Mesmo que o intuito inicial não seja o lucro, o trabalho tende a ser financiado para que seja bem executado. Por isso, quanto mais qualificada for a pessoa, maiores as chances de conseguir uma vaga e se destacar.

A importância deste curso

O CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é muito útil para quem quer ser eficiente em sua instituição. Afinal, ele ensina a conhecer as funções que um diretor ou gestor deve exercer.

Com isso, os formandos se tornam especialistas em gerenciar as atividades que as organizações prestam à comunidade. Para entender mais sobre o assunto e conhecer os princípios básicos da profissão, continue lendo esse artigo.

O que é o Terceiro Setor?

É assim que são chamados os segmentos nos quais se encontram as ONGs. Portanto, diferente do primeiro setor, elas não têm nada a ver com o governo ou qualquer esfera pública, mas podem trabalhar em parceria com os mesmos.

O intuito do CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é melhorar os aspectos sociais e ambientais da região. De fato, o trabalho também pode ser feito em entidades filantrópicas ou OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Essa área tem se firmado como uma das mais importantes de todo o mundo. Nos últimos anos, por exemplo, a responsabilidade social tem estado cada vez mais em pauta.

Hoje, o principal ramo de atuação é aquele em que os governos têm dificuldades de atender ao povo. Dessa maneira, é comum que o trabalho esteja associado a locais que mais precisam de ajuda.

O que é CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor é um curso superior tecnológico. Ele começou a ser necessário quando perceberam que para as instituições chegarem ao sucesso precisavam de boas gestões.

A ampliação dos serviços prestados e a quantidade de entidades tornaram essencial ter um especialista no assunto. Assim, quem faz essa graduação precisa aprender a fazer coisas como:

  • Gerenciar recursos recebidos;
  • Angariar voluntários;
  • Contratar funcionários;
  • Acompanhar os projetos da empresa;
  • Entender os problemas da comunidade na qual estão inseridos.

Ela tem quatro semestres de duração que, no geral, são realizados ao longo de dois anos. Suas matérias são parecidas com as de gestão de negócios, mas voltadas para a filantropia.

Como funciona o curso?

O CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor tem aulas similares à administração, gerenciando processos e pessoas. Além disso, muitos dos conhecimentos de contabilidade também fazem parte do que os alunos devem saber.

É o terceiro setor que defende causas para as populações desfavorecidas pelo Estado e pelas empresas privadas. Por isso, é essencial saber mais sobre elas e o tipo de trabalho que elas fazem.

No CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor, o ramo de marketing também é bastante útil. Pois é nele que são desenvolvidos cursos de estratégias de comunicação para saber lidar com a sociedade e com os seus futuros financiadores.

Onde um formando em CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor trabalha?

As ONGs são organizações que funcionam da mesma forma que as empresas, com registros e prestação de contas. Sua principal diferença com as instituições tradicionais é que ela trata de políticas solidárias para o seu público.

Esse tipo de graduação tem um campo de trabalho bem amplo, que abrange áreas como:

  • Saúde;
  • Alimentação;
  • Meio ambiente;
  • Educação;
  • Moradia;
  • Esportes.

As principais causas

Quase todas as atuações estão ligadas aos direitos humanos e suas metas de acabar com a desigualdade social e preservar a natureza. O CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor, sem dúvida, é um ramo que cresce de forma constante.

Os formandos devem exercer funções que representam causas diversas, sendo que as mais comuns delas são as seguintes:

  • Indígenas;
  • Refugiados;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Antirracismo;
  • Comunidade LGBTQIA+;
  • Defesa dos animais e das minorias;
  • Preservação ambiental.

As entidades filantrópicas prestam muitos serviços importantes para a comunidade. Aliás, muitas estão ligadas às igrejas, bem como às organizações sindicais.

As principais regras estatais do Terceiro Setor

Quem pretende fazer o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor precisa entender algumas regras. Elas são aplicadas aos locais em que o formando deve trabalhar, e são muito importantes nas principais áreas.

Para realizar parcerias que levem o projeto adiante, alguns documentos são necessários. Os especialistas precisam conhecer bem cada um desses processos, a fim de mostrar a sua transparência. Alguns desses registros são:

  • Cebas – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social;
  • Oscip – Registro oferecido pelo Ministério da Justiça que permite parcerias com empresas privadas.

O profissional da área aprenderá como lidar com toda a burocracia pedida para manter a ONG funcionando. Portanto, a organização é uma estratégia essencial para entrar no segmento.

CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor e seu mercado de trabalho

Quem faz CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor está entrando em um ramo muito promissor. Pois, apesar de existirem diversas instituições do tipo, os profissionais especializados ainda são raros.

O papel do gestor é muito importante para conduzir as organizações e fazer com que suas ideias se concretizem. Assim, é necessário entender de finanças, atendimento, marketing, direitos humanos e administração.

Caso você goste de ajudar ao próximo e sinta que é um líder, invista na área. No Brasil, ter a especificação dá muitas chances de emprego, e torna possível melhorar um pouco a realidade de várias pessoas.

Fique conosco e confira também esse conteúdo sobre CST em Secretariado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.