InícioGraduaçãoAdministração PúblicaQual a duração do curso de Segurança Pública?

Qual a duração do curso de Segurança Pública?

O setor de Segurança Pública é um serviço essencial para a manutenção do Estado e do bem social. Dessa forma, os profissionais da área podem estabelecer  programas e ações com o objetivo de controlar conflitos sociais, combate ao crime e repressão da violência. Contudo, para poder exercer o trabalho na área com sucesso é preciso entrar no curso de Segurança Pública.

Caso você não conheça esse curso específico do ensino superior, a faculdade de Segurança Pública busca formar profissionais para atuar nas áreas de política, gestão, planejamento e sistema de segurança pública.

Além disso, os estudantes aprendem durante a graduação sobre a elaboração e coordenação, implementação de programas ou políticas que visem à redução da violência. Os alunos ainda estudam sobre mediação de conflitos ao longo da formação acadêmica.

Para isso, são ministradas aulas sobre Direito, Sociologia e Filosofia. Após concluir a graduação, o profissional pode trabalhar com política, investigação, gestão, planejamento e técnicas operacionais.

Atualmente, a graduação de Segurança Pública é ofertada para os estudantes em duas modalidades de ensino. Então, os interessados em ingressar no curso têm tanto a modalidade de curso superior tecnológico quanto bacharelado. Contudo, a formação no formato de tecnólogo é o mais encontrado no país.

Então, se você tem ficou curioso com a graduação e quer conhecer mais, está no lugar certo! Nesse artigo, vamos explicar todos os detalhes do Curso de Segurança Pública. Enfim, falaremos  sobre o período preciso para completar a graduação, as vantagens do  tecnólogo, detalhes sobre a formação e o valor da faculdade.

Portanto, continue lendo o texto e esclareça todas as dúvidas sobre a graduação.

O que é  Curso Superior de Tecnologia?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é um Curso Superior de Tecnologia e quais são as diferenças para uma faculdade de bacharelado. Contudo, é importante ressaltar – antes de qualquer coisa – que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como uma graduação, e o aluno obtém o diploma de tecnólogo.

Atualmente no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior. São eles: o de bacharel, de tecnólogo e de licenciado. Ainda de acordo com as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que têm como exigência formação superior. Além disso, servem para garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado.

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão.

Além disso, servem também para ensinar as habilidades para desempenhar uma determinada função em sua área de estudo. Já os cursos de bacharelado contam com um  currículo escolar mais amplo. Eles também se caracterizam por ter conteúdos teóricos ao longo da formação superior.

Qual a duração do Curso de Segurança Pública?

Entre as principais  vantagens do Curso Superior de Tecnologia está o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que os cursos mais tradicionais. Enquanto as graduações de bacharelado e licenciatura demoram cerca de quatro a cinco anos para formação, o curso de bacharelado precisa de cerca de dois anos.

No caso do Curso Superior Tecnológico em Segurança Pública, ele conta com quatro ou cinco semestres. Ou seja, cerca de dois anos. A diferença entre o total de semestres pode ocorrer de acordo com a instituição de ensino.

Ainda vale ressaltar que o tecnólogo pode exercer funções em diversos segmentos no mercado de trabalho, dependendo da área escolhida para o estudo. Atualmente, o país conta com mais de cem opções de cursos superiores de tecnologia.

Como é o Curso de Segurança Pública?

O Curso Superior Tecnólogo de Segurança Pública conta com disciplinas teóricas, mescladas com atividades práticas voltadas à atuação no mercado de trabalho. O objetivo da graduação é preparar o estudante para lidar com situações complexas, riscos e conflitos.

Para isso, o aluno entra em contato com  disciplinas ligadas aos aspectos da Segurança Pública, como por exemplo: direito, gestão, segurança e ordem pública. Vale ressaltar que todo o curso e a atuação do profissional após a formação têm que ser pautada no respeito aos direitos humanos e nos princípios de Cidadania.

Além disso, a graduação divide os conteúdos entre as áreas de humanas, como,  sociologia e filosofia. O curso ainda conta com disciplinas específicas, como criminologia, direito penal, mediação de conflitos e processo penal.

Durante o período da graduação, o estudante ainda tem contato com casos reais, levantamento de dados. Além disso, tem a chance de entrar em contato com avaliações de programas de segurança em andamento no país.

Qual o preço do Curso de Segurança Pública?

Um ponto que desperta a curiosidade das pessoas é o custo do investimento para cursar uma faculdade particular. Esse também pode ser um ponto importante para decidir ingressar na universidade.

O valor pode variar entre instituições de ensino, as localidades e as modalidades de ensino.  Você pode pesar, por exemplo, o fato de no ensino à distância ou semipresencial o preço pender para ser mais barato.

Aos estudantes interessados, a universidade Anhanguera e a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) oferecem o curso na suas grades curriculares, e os valores das mensalidades são iguais nas duas universidades. Dessa forma, os alunos podem se matricular nas faculdades a partir de R$159,90.

Formas de ingressar no curso

Aliás, as  instituições oferecem a modalidade de ensino à distância (EAD). Ou seja, as disciplinas são ministradas à distância por meio de ferramentas na internet, e sem a necessidade presencial dos estudantes.

Contudo, tem uma boa notícia aos estudantes com interesse em ingressar na graduação de Segurança Pública! Grande parte das faculdades ainda oferece modalidades de bolsas de estudo ou desconto. Assim, torna o sonho da graduação mais possível e atrativo.

No caso da Anhanguera, por exemplo, o estudante deve se inscrever no vestibular. Na hora da inscrição, pode-se optar pela Bolsa Incentivo ou por meio da sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), concorrer à Bolsa Enem.

Ainda vale destacar que muitas instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, nessas alternativas os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo.

Enfim, espero que você tenha tirado todas as dúvidas sobre o Curso de Segurança Pública e esteja pronto para ingressar em uma instituição de ensino. Continue acompanhando os conteúdos na Voomp e saiba como conseguir bolsas de estudos em Psicologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.