InícioGraduaçãoDesenvolvimentoQuais são as melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end?

Quais são as melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end?

Quer fazer parte do universo da tecnologia de informação? Saiba que agora é o timing perfeito para isso. Aprofunde seus conhecimentos nessa área, e descubra quais são as melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end no conteúdo abaixo!

Você já pensou nas operações que existem por trás de um computador? Desde as mais fáceis até as mais complexas? Então pense em situações como: conversas com alguém por um aplicativo, o download de algum conteúdo, a postagem de fotos ou acesso a websites. Enfim, a lista é enorme, não é?  Se fossemos escrever tudo aqui, não acabaríamos nunca. Afinal, as opções são praticamente infinitas.

Sendo assim, o responsável pelo bom funcionamento de todas essas operações recebe o nome de programador ou desenvolvedor back-end. Nesse sentido, ele é responsável por criar essas operações,  direcioná-las e garantir o seu bom funcionamento.

O foco de hoje é falar um pouco mais sobre a área de desenvolvimento back-end e explorar as suas oportunidades. Por isso, se você gosta de tecnologia e está planejando seguir carreira nessa área, venha descobrir um pouco mais a respeito, além da faculdade de Desenvolvimento Back-end.

O que é Desenvolvimento Back-end?

O termo back-end se refere a tudo o que está por trás de uma aplicação. Portanto, para ficar mais fácil de entender, pense quando você acessa uma rede social, por exemplo. Assim, saiba que há um setor “por trás”, responsável pelo bom funcionamento dela. No começo, é meio difícil de compreender essa área, pois parece que é um trabalho invisível. Porém, saiba que há vários profissionais qualificados para todos os tipos de operações.

Então, imagine a quantidade de dados gerados “por trás” dessa rede social, como informações de usuários, fotos, amigos, publicações, entre outros. Nesse sentido, todos esses dados ficam salvos em algum banco e, a partir dele, são processados. 

Logo, a área de desenvolvimento back-end é responsável por cuidar dessa parte “de trás”, fazendo pontes entre dados  e informações que vêm do navegador para esse banco de dados. Além disso, ela também é encarregada pelo processo inverso. Portanto, a área de back-end é responsável por toda a funcionalidade desses sistemas online, garantindo o seu bom funcionamento e sempre buscando a melhor performance para o usuário.

Geralmente, a área de desenvolvimento back-end deve trabalhar ao lado da área de desenvolvimento front-end. Afinal, para garantir o melhor funcionamento possível, essas duas áreas precisam atuar juntas.

Como é a graduação em Desenvolvimento Back-end?

A tecnologia sempre causa um grande impacto na vida das pessoas e da sociedade. Dessa forma, as grandes transformações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos apresentaram novas áreas, setores, funções e profissões. Além disso, a tecnologia vive em constante transformação. Então, a todo momento, novidades e novas tendências aparecem. 

Sendo assim, várias faculdades e universidades tiveram que se adaptar ao mercado, incorporando cursos novos em suas grades para acompanhar essas mudanças tecnológicas. Logo, com a grande demanda por profissionais da área de desenvolvimento back-end, instituições de ensino passaram a incorporar cursos nessa área em seus catálogos de ensino.

Portanto, é muito comum encontrar a graduação tecnológica em Desenvolvimento Back-end. Para aqueles que não sabem, esse tipo de graduação possui duração entre 2 e 3 anos, e apresenta matérias mais técnicas e práticas. Sendo assim, elas são ideais para  quem busca uma formação completa e rápida. Além de graduações tecnológicas, também é possível encontrar cursos livres, pós-graduações e até MBAs.

Ao longo da graduação tecnológica em Desenvolvimento Back-End os alunos aprenderão conhecimentos fundamentais e amplos em sistemas computacionais escaláveis, identificando e aplicando as regras de negócios nas funcionalidades do sistema. Além disso, eles analisarão sistemas computacionais, implantando arquiteturas complexas que se comunicam com o banco de dados. Além disso, eles utilizarão ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados. 

Grade curricular em Desenvolvimento Back-end

Já deu para perceber que para atuar na área de desenvolvimento back-end é preciso ter muita afinidade com números e matemática, não é? Afinal, os alunos terão que criar códigos, lidar com algoritmos e lógica computacional. Pensando nisso, separamos algumas das principais matérias da graduação em Desenvolvimento Back-end. Confira.

  • Algorítmos e Programação Estruturada; 
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem Banco de Dados; 
  • Análise e Modelagem de Sistemas; 
  • Arquitetura e Organização de Computadores; 
  • Desenvolvimento Orientado ao Objeto; 
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados; 
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Linguagens de Programação I;
  • Projeto de Software; 
  • Sistemas Operacionais; 
  • Redes e Sistemas Distribuídos; 
  • Engenharia de Software; 
  • Programação Web para Back-end; 
  • Computação em nuvem; 
  • Segurança da Informação; 
  • Arquitetura de aplicações; 
  • Frameworks para Desenvolvimento de Software.

Quais são as melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end?

A escolha da faculdade ou universidade é uma etapa muito complicada para aqueles que buscam ingressar no ensino superior. Afinal, as opções são muitas, e algumas pessoas acabam ficando confusas e indecisas. Além disso, o ideal é sempre optar por uma ótima faculdade, pois isso conta muito na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Então, o cenário perfeito é sempre analisar com muita calma todas as opções disponíveis e estudá-las. Assim, é possível escolher aquela que atende às suas expectativas. Nesse sentido, é possível encontrar a graduação de Desenvolvimento Back-end em vários estilos e modalidades. Por exemplo, você sabia que é possível realizar essa graduação à distância?

Dessa forma, decida por aquela instituição de ensino que ofereça uma ótima formação e infraestrutura. Sendo assim, uma ótima dica é sempre falar com alunos e ex-alunos, ver avaliações da faculdade e a sua reputação no mercado de trabalho. Além disso, a instituição deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, você não terá um diploma de graduação.

Sendo assim, separamos algumas das melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end. Confira.

Unopar

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Anhanguera

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.

E aí? O que achou das melhores faculdades em Desenvolvimento Back-end?

Caso você esteja pensando em ingressar nessa área, não esqueça de conferir a média salarial de um profissional de Desenvolvimento Back-end.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.